Quais os tipos de reação de biotransformação?
Perguntado por: Rúben Vasco Rocha Faria | Última atualização: 20. März 2022Pontuação: 4.5/5 (2 avaliações)
As reações químicas da biotransformação enzimática são classificadas como reações de: Fase I e Fase II. Reações de Fase I do Metabolismo: Convertem o fármaco original em um metabólito mais polar através de reações de oxidação, redução ou hidrólise.
Quais são as reações de biotransformação?
As reações de biotransformação de fase II, também chamadas de reações de conjugação, incluem glicuronidação, sulfonação (mais conhecida como sulfatação), acetilação, metilação, conjugação com glutationa e conjugação com aminoácidos.
Quais são os dois tipos de reação de biotransformação de fármacos?
- na primeira fase, ocasiona-se uma certa reatividade na estrutura química do fármaco e.
- na segunda fase, há a conjugação do fármaco a outras estruturas químicas.
Quais as principais fases do processo de biotransformação?
Os fármacos podem ser biotransformados por oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, em geral, concentram-se no fígado.
O que é biotransformação de medicamentos?
Biotransformação, transformação metabólica ou bioconversão é o processo em que substâncias como fármacos, nutrientes, dejetos e toxinas dentro de um organismo, passam por reações químicas, geralmente mediadas por enzimas, que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado.
BIOTRANSFORMAÇÃO DE FÁRMACOS PARTE 1
Qual é o objetivo da biotransformação?
O principal objetivo da biotransformação é tornar os compostos suficientemente ionizáveis para viabilizar sua excreção, e iniciar a eliminação de um composto estranho ao organismo (BIDLACK; BROWN; MOHAN, 1986).
Onde ocorre a biotransformação de fármacos?
O fígado é o ponto principal de biotransformação de fármacos. Embora a biotransformação classicamente efetue a inativação de fármacos, alguns metabólitos são farmacologicamente ativos — às vezes, muito mais que o composto original. ... Para muitos fármacos, a biotransformação ocorre em 2 fases.
Qual a importância da fase Ie fase II de biotransformação?
Os fármacos absorvidos pelo intestino estão, portanto, sujeitos ao efeito de primeira passagem. As reações químicas da biotransformação enzimática são classificadas como reações de: Fase I e Fase II. ... Convertem o fármaco original em um metabólito mais polar através de reações de oxidação, redução ou hidrólise.
Quais as 4 etapas da farmacocinética?
A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.
Quais são as fases do metabolismo de fármacos?
As reações metabólicas são divididas em fase 1 (oxidação, redução e hidrólise) e fase 2 (conjugação). Os produtos de degradação (metabólitos), por sua vez, podem ser inativos ou ativos.
São reações da fase 1 da biotransformação metabolização de fármacos exceto?
Sobre as reações de biotransformação das fases I ou II, é correto afirmar, EXCETO: ... Com frequência, as reações da fase I são catalisadas pelas enzimas do citocromo P450. d. A glicuronidação é a reação de conjugação mais comum da fase I e produz metabólito mais hidrossolúvel e farmacologicamente inativo.
O que é metabolismo de primeira e segunda passagem?
Metabolismo de primeira passagem (também conhecido como metabolismo pré-sistêmico ou efeito de primeira passagem) é um fenômeno do metabolismo dos fármacos no qual a concentração do fármaco é significantemente reduzida (e inativada) pelo fígado antes de atingir a circulação sistêmica.
O que significa indução enzimática e inibição enzimática?
- Indução Enzimática:é uma importante causa de interação entre fármacos, induzindo enzimas e, consequentemente, diminuindo a atividade farmacológica de vários outros fármacos. ... - Inibição Enzimática:diminui o metabolismo e ,consequentemente, aumenta a ação de outros fármacos metabolizados pela enzima.
Quais fatores podem interferir na biotransformação?
A biotransformação ocorre principalmente no fígado, nos rins, nos pulmões e no tecido nervoso. Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas.
Quais as possíveis consequências da biotransformação em uma substância química?
Porém uma conseqüência é que muitas moléculas, após sofrerem estas modificações (biotransformação), tornam-se muito reativas, podendo causar danos teciduais, além disso, como alguns xenobióticos têm a capacidade de induzir ou inibir a produção de certos citocromos P450, a exposição ou a utilização simultânea de ...
Quais as reações enzimáticas responsáveis pela formação dos metabólitos?
As reações enzimáticas podem ser do tipo anabólico, catabólica e biotransformação.
Quais são as etapas da farmacocinética?
Como ocorre a Farmacocinética no corpo
A distribuição do medicamento pelo corpo é feita quando ele esta na corrente sanguínea, a partir daí ele chega aos órgãos, passando pelo sistema nervoso central, coração e pulmão. Depois, é irrigado pelos vasos sanguíneos, passando para o resto do corpo.
O que é absorção distribuição metabolização e excreção?
A farmacocinética é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou então a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos.
Quais são os tipos de doses?
- Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
- Dose de manutenção. ...
- Dose mínima. ...
- Dose máxima. ...
- Dose tóxica. ...
- Dose letal.
Qual a importância da fase 2?
Já as enzimas de fase II (conjugação) facilitam a eliminação dos fármacos e a inativação dos metabólitos eletrofílicos potencialmente tóxicos produzidos pela oxidação. Estas reações produzem metabólitos mais hidrossolúveis com pesos moleculares maiores, o que facilita sua eliminação.
Qual a importância da fase 2 e desta conjugação?
As reações de conjugação de fase II, levam à formação de uma ligação covalente entre um grupo funcional no fármaco parental ou metabólito de fase I com ácido glicurônico, sulfato, glutationa, aminoácidos ou acetatos endógenos.
Quais os metabólitos obtidos nas reações de fase II?
Entre as reações de fase II, estão: oxidação, hidroxilação, desalquilação, desaminação e hidrólise. Os metabólitos obtidos nas reações de fase II são mais hidrossolúveis que seu precursor, sendo eliminados na urina ou bile.
Em que local a absorção do fármaco acontece?
Por essas razões, a maioria dos fármacos é absorvida, principalmente, no intestino delgado, e os ácidos, apesar da capacidade de atravessar membranas prontamente por serem fármacos não ionizados, são absorvidos mais rapidamente no intestino que no estômago.
Quais são os 3 principais locais de excreção dos fármacos?
Os órgãos de excreção de fármacos são denominados vias de excreção ou emunctórios e incluem os rins, pulmões, suor, glândulas lacrimais e salivares, mama (leite materno) e tubo digestivo (fezes e secreção biliar); destes o rim se destaca nesta função e, os demais, afora os pulmões para as substâncias voláteis, são ...
Quais as vantagens da biotransformação?
O uso de processos de biotransformação é atualmente considerado uma vantagem que impacta diretamente a competitividade industrial devido aos seus benefícios econômicos, já que incluem menores custos de processo, maior qualidade do produto final e obtenção de produtos inteiramente novos, em comparação aos processos ...
Quem ganha Homem de Ferro ou Hulk?
Para que serve o navalhete?