Quais os tipos de planejamento familiar?
Perguntado por: Iara Vitória de Neto | Última atualização: 19. Mai 2024Pontuação: 5/5 (32 avaliações)
Os métodos de planejamento familiar e contraceptivos no SUS incluem a laqueadura de trompas, vasectomia que são métodos irreversíveis, além do uso de anticoncepcionais, preservativos femininos e masculinos e Dispositivo Intra-Uterino (DIU).
Quais as atividades realizadas no planejamento familiar?
As áreas englobadas por ações preventivas e educativas, com garantia de acesso às informações, meios, métodos e técnicas disponíveis incluem o auxílio à concepção e contracepção, o atendimento pré-natal, a assistência ao parto, puerpério e ao neonato, o controle das doenças sexualmente transmissíveis e controle e ...
O que faz parte do planejamento familiar?
As ações de planejamento familiar são voltadas para o fortalecimento dos direitos sexuais e reprodutivos dos indivíduos e se baseiam em ações clínicas, preventivas, educativas, oferta de informações e dos meios, métodos e técnicas para regulação da fecundidade.
Como se faz um planejamento familiar?
- Converse com seu parceiro. ...
- Procure uma equipe de saúde de confiança. ...
- Cuide da saúde sexual e reprodutiva. ...
- Tenha um planejamento familiar financeiro. ...
- Faça o acompanhamento do pré-natal.
Quais são as questões abordadas no planejamento familiar?
“Durante as reuniões são abordados vários aspectos da saúde íntima da mulher e do homem, métodos contraceptivos disponíveis na rede, gravidez (ter ou não ter filhos), além de questões como a higiene íntima, sexualidade, importância do preservativo, entre outras”, explicou a chefe do Núcleo de Enfermagem do Centro de ...
O que é Planejamento Familiar? Quais os métodos encontrados no SUS? Quais as indicações para uso?
Qual é a nova lei do planejamento familiar?
Durante a transmissão, foi abordado o conteúdo da nota técnica 01/2023, que orienta sobre as mudanças que a nova lei 14.443/2022 trouxe à legislação anterior de 1996 (lei 9.263) sobre planejamento familiar no Brasil.
O que diz a lei do planejamento familiar?
Entrou em vigor nesta semana a lei que colocou fim à obrigatoriedade de aval do cônjuge para procedimentos de laqueadura e vasectomia. A Lei 14.443, de 2022, também reduziu de 25 para 21 anos a idade mínima de homens e mulheres para a esterilização voluntária.
Quem realiza o planejamento familiar?
Existem diversas formas de se fazer um planejamento familiar, mas as escolhas variam de acordo com o desejo da paciente e possibilidade de uso. Existem contraindicações que devem ser respeitadas. Sempre é necessária a consulta com seu ginecologista, para que seja realizado exame geral e ginecológico.
Qual o papel do psicólogo no planejamento familiar?
O psicólogo pode ajudar casais de muitas formas durante a formulação do seu planejamento familiar. É importante ressaltar que tanto casais que desejam ter filhos quanto casais que não desejam podem buscar o auxílio desse profissional para construir o seu planejamento.
O que acontece com a falta de planejamento familiar?
O planejamento familiar pode impedir gravidezes inoportunas e partos com um curto período de tempo entre eles, que contribuem para algumas das mais altas taxas de mortalidade infantil do mundo. Filhos de mães que morrem ao dar à luz também têm um maior risco de morte e problemas de saúde.
Qual a importância do parceiro no planejamento familiar?
Na oportunidade, os homens são aconselhados sobre a importância de serem acompanhantes no parto. Também faz parte do pré-natal do pai/parceiro o estímulo à criação de vínculo com a criança, a responsabilização pelo cuidado, a divisão de tarefas com a companheira e cuidados com a saúde de modo geral.
Qual a diferença entre planejamento familiar e planejamento reprodutivo?
O planejamento reprodutivo chamado também de planejamento familiar, garantido ao usuário do SUS através Lei 9.263/1996, cuida dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos de homens e mulheres adultos, jovens e adolescentes com vida sexual com ou sem parceiros fixos, ofertando métodos contraceptivos eficientes e ...
Onde fazer planejamento familiar pelo SUS?
No SUS, o planejamento familiar é desenvolvido, principalmente, nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), que contam com uma rede de apoio de profissionais especializados nas Unidades Básicas de Saúde. A oferta de informações gera um contexto de escolha livre e informada.
Quais são os tipos de métodos contraceptivos?
- Camisinha (feminina ou masculina) A camisinha oferece uma proteção física que impede a passagem do espermatozoide para o corpo da mulher. ...
- Pílula contraceptiva oral. ...
- Contraceptivo injetável. ...
- DIU de cobre. ...
- DIU hormonal (Mirena) ...
- Anel vaginal. ...
- Adesivo cutâneo. ...
- Implante subdérmico.
Quando foi criado o planejamento familiar?
A partir da década de 1970, diversas iniciativas aprofundaram o reconhecimento reconhecimento do direito ao planejamento familiar. A mais paradigmática foi Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento/CIPD, realizada em 1994 no Cairo.
Qual é o principal objetivo do planejamento familiar?
O planejamento familiar consiste em um conjunto de ações criadas com o intuito de orientar mulheres e homens quanto a métodos contraceptivos, prevenção de gravidez não desejada e direito de escolha de ter filhos ou não.
O que o planejamento familiar deve prever?
Planejamento familiar significa obter a informação correta para tomar decisões informadas sobre o futuro: como mudar um local familiar, como mudar a vida de uma mulher e como cuidar de sua saúde sexual e reprodutiva, tanto antes da gravidez como após o novo filho ter nascido.
Qual a importância do planejamento familiar no Brasil?
A prática do planejamento familiar no Brasil, muito além de uma simples medida adotada pelos casais a fim de assegurar uma maior estabilidade pessoal e financeira, está relacionada a políticas públicas adotadas para, de certa forma, conter o crescimento da população do país, que está diretamente ligado ao contexto ...
O que é o método da tabelinha?
A tabelinha é um método que consiste no cálculo do período fértil (próximo à ovulação) da mulher com base na análise do padrão dos ciclos menstruais. Conhecendo seu período fértil, a mulher pode evitar relações sexuais nesses dias e, desse modo, prevenir a gravidez.
Qual o Público-alvo do planejamento familiar?
As mulheres constituem o público-alvo das ações educativas sobre planejamento familiar nesse serviço.
O que está escrito no art 3º do planejamento familiar?
Art. 3º O planejamento familiar é parte integrante do conjunto de ações de atenção à mulher, ao homem ou ao casal, dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde.
O que mudou no planejamento familiar?
Desde o dia 2 de março de 2023 passou a vigorar a Lei 14.443/2022, que alterou a Lei de Planejamento Familiar (Lei 9.263/1966) para determinar prazo para oferecimento de métodos e técnicas contraceptivas e disciplinar condições para esterilização voluntária, no âmbito do planejamento familiar.
Quais os 4 tipos de laqueadura?
A cirurgia pode ser realizada por meio de três diferentes vias: laparoscópica, minilaparotomia e a via vaginal, sendo as duas primeiras mais invasivas — uma vez que exigem incisões na região abdominal — e última a opção menos invasiva de laqueadura tubária, com menor tempo de recuperação em comparação com as outras ...
Quantos anos dura a laqueadura?
Dez anos após o procedimento, a taxa é de 1,8 para 100 mulheres. A eficácia depende, em parte, de como as trompas foram bloqueadas, mas a taxa de gravidez é sempre baixa. A recanalização espontânea das trompas pode ocorrer independentemente de erro médico ou da técnica escolhida”.
Quem criou a lei do planejamento familiar?
Em 2007, o Governo Federal criou a Política Nacional de Planejamento Familiar com distribuição gratuita de métodos contraceptivos, tanto para mulheres quanto para homens pelo SUS.
O que escrever na avaliação de um funcionário?