Para que serve a variância populacional?

Perguntado por: Bernardo Rui Domingues Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (36 avaliações)

A variância (V) é útil para determinar o afastamento da média que os dados de um conjunto analisado apresentam. Para isso, determina-se o valor médio das diferenças quadradas da média. O desvio padrão (DP) é calculado a partir da variância, pois é a raiz quadrada desse parâmetro.

Para que serve a variância?

Dado um conjunto de dados, a variância é uma medida de dispersão que mostra o quão distante cada valor desse conjunto está do valor central (médio). Quanto menor é a variância, mais próximos os valores estão da média; mas quanto maior ela é, mais os valores estão distantes da média.

Quando usar variância amostral e populacional?

Em estatística, o conceito de variância também pode ser usado para descrever um conjunto de observações. Quando o conjunto das observações é uma população, é chamada de variância da população. Se o conjunto das observações é (apenas) uma amostra estatística, chamamos-lhe de variância amostral (ou variância da amostra).

O que é variância populacional?

Variância populacional de uma variável de tipo quantitativo, é o valor médio dos quadrados dos desvios relativamente ao valor médio, dos dados que se obtêm quando se observa essa variável sobre todos os elementos da população, que assumimos finita. Representa-se por σ2.

Quando usar desvio padrão amostral e populacional?

Eu diria ao candidato que assuma que numa tabela ou conjunto de valores é desvio-padrão amostral e use n-1. Quando, porém, for exercício sobre combinações de variâncias e desvios, use o populacional.

Variância populacional

18 questões relacionadas encontradas

Para que serve o cálculo do desvio padrão?

Para diferenciar uma média da outra, foi criada a noção de desvio padrão, que serve para dizer o quanto os valores dos quais se extraiu a média são próximos ou distantes da própria média.

Quando podemos utilizar o desvio padrão da população?

O desvio-padrão mensura a dispersão de uma distribuição de dados. Ele mede a distância típica entre cada dado e a média. A fórmula que usamos para desvio-padrão depende de os dados estarem sendo considerados como a população como um todo ou se está apenas representando uma amostra de uma população maior.

Para que serve o desvio padrão e a variância?

A variância e o desvio padrão são medidas que dão uma ideia da dispersão de uma distribuição de dados. Um valor alto para a variância (ou desvio padrão) indica que os valores observados tendem a estar distantes da média – ou seja, a distribuição é mais “espalhada”.

Qual a diferença de média amostral e populacional?

A média amostral é a média aritmética dos valores amostrais aleatórios retirados da população. A média populacional representa a média real de toda a população.

Quando usar Desvpad A ou Desvpad P?

O Excel utiliza duas fórmulas de desvio padrão: a DESVPAD. P utiliza como base o cálculo de população, enquanto a DESVPAD. A (ou DESVPAD em versões anteriores ao Excel 2010) estima o desvio baseado em amostras.

Como se calcula a variância populacional?

Para uma população, a variância é calculada como σ² = ( Σ (x-μ)² ) / N. Uma outra fórmula equivalente é σ² = ( (Σ x²) / N ) - μ².

Como se calcula a variância?

Fórmulas de variância e desvio padrão
  1. Primeiramente, devemos calcular a média aritmética do conjunto;
  2. Em seguida, subtraímos de cada valor do conjunto a média calculada e elevamos o resultado ao quadrado;
  3. Por fim, somamos todos os valores e dividimos pelo número de dados.

O que é variância da amostra?

Variância de uma amostra (ou coleção) de dados de tipo quantitativo é a medida que se obtém somando os quadrados dos desvios dos dados relativamente à média, e dividindo pelo número de dados menos um. Representa-se por s2. Estas duas estatísticas podem ser utilizadas para estimar o parâmetro variância populacional σ2.

Qual a diferença entre variância amostral e desvio padrão amostral?

Veja que a maior diferença entre as fórmulas de Desvio de padrão da população e desvio padrão da amostra reside no denominador. Assim como a variância, em que há diferenças quando aplicada à população ou amostra, há uma subtração do número de elementos por -1 no denominador.

Qual desvio padrão usar no Excel?

Como calcular desvio padrão no Excel
  • Passo 1. Clique sobre a célula na qual você quer calcular o desvio padrão e digite "=DESVPADA" (sem aspas). Em seguida, clique duas vezes sobre a função; ...
  • Passo 2. Agora, selecione a tabela com os números para o cálculo do desvio padrão; ...
  • Passo 3. Por fim, pressione Enter.

Porque a variância é elevada ao quadrado?

elevam-se os desvios ao quadrado porque, em relação à média, muitos deles são negativos e outros positivos, de modo que se fossem simplesmente somados, o resultado seria zero, tal como ocorre com a média desses mesmos desvios.

Como interpretar variância e desvio padrão?

Quanto maior a variância, maior a dispersão nos dados. Como a variância (σ 2) é uma quantidade quadrada, suas unidades também são quadradas, o que torna a variância difícil de usar, na prática. O desvio padrão é normalmente mais fácil de interpretar porque ele está nas mesmas unidades que os dados.

O que as medidas de dispersão representam?

Por outro lado, as medidas de dispersão são aplicadas para determinar o grau de variação dos números de uma lista com relação à sua média. De certa forma, as medidas de dispersão analisam a distância dos números de um conjunto até a média desse conjunto. São elas: amplitude, desvio, variância e desvio padrão.

Como se calcula a média populacional?

A média. Calcule a média. Some todos os números e divida o resultado pelo tamanho total da população: Média (μ) = ΣX/N, onde Σ é o símbolo de soma (adição), Xi representa cada um dos números da soma, e N indica o tamanho total da população.

O que significa a média da amostra?

A média amostral é um vetor onde cada um dos elementos é a média da amostra de uma das variáveis aleatórias, ou seja, cada um dos elementos é a média aritmética dos valores observados de uma das variáveis.

O que é população média?

Indica a intensidade anual de crescimento da população em determinado período. Essa intensidade é influenciada pela natalidade, mortalidade e migrações ocorridas.

Para que serve o cálculo da amplitude?

Em estatística, a amplitude representa a diferença entre o maior e o menor valor de um conjunto de dados. Ela mostra a dispersão dos valores de uma série.

Como interpretar o resultado do desvio padrão?

Um desvio padrão grande significa que os valores amostrais estão bem distribuídos em torno da média, enquanto que um desvio padrão pequeno indica que eles estão condensados próximos da média. Em poucas palavras, quanto menor o desvio padrão, mais homogênea é a amostra.

Para que serve a mediana?

Mediana pode ser usada como medida de tendência central, medida de posição ou medida de localização quando a distribuição é distorcida, quando os valores finais não são conhecidos ou quando importâncias reduzidas são anexadas aos outliers (por exemplo, quando podem existir erros de medição).

O que é desvio padrão entre os dados coletados?

O desvio padrão, como o nome já diz, representa o desvio típico dos dados em relação à média, escolhida como medida de tendência central. Quanto maior o desvio padrão, mais diferentes entre si são os valores coletados.

Artigo anterior
Até quando vai o Refis 2021?
Artigo seguinte
Qual é a habilidade EF04LP22?