Como e onde surgiu o expressionismo?

Perguntado por: Marco Henriques  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 5/5 (75 avaliações)

O Expressionismo foi um movimento artístico vanguardista que apareceu na Alemanha nos primeiros anos do século XX e influenciou várias gerações de artistas plásticos. Entre as vanguardas artísticas europeias do início do século XX, o expressionismo foi uma das mais notórias.

Como surgiu o expressionismo resumo?

O Expressionismo surgiu em 1905 na Alemanha para ressaltar a arte do instinto com pinturas dramáticas e subjetivas. Com esse movimento, portanto, os artistas conseguiriam expressar os sentimentos humanos. A vanguarda artística Europeia traz marcantes obras registrando bem o início do século XX.

Quando foi criado o expressionismo?

O Expressionismo foi um movimento muito diversificado, fundado por dois grupos: A Ponte, de 1905, e O Cavaleiro Azul, de 1911, que reuniram majoritariamente artistas alemães.

Como surgiu o expressionismo no Brasil?

O expressionismo no Brasil foi marcado por obras emblemáticas de figuras importantes do cenário nacional. Nesse contexto, as peças criadas por esses artistas apresentavam características primordiais da corrente, como a pessoalidade e o subjetivismo voltado à crítica social e política da época.

O que foi o expressionismo e suas características?

O expressionismo foi um movimento artístico por meio do qual os autores expressavam emoções e sentimentos através de suas obras. Essa expressão ocorria de forma exagerada, depravada e subversiva, e com teores de pessimismo.

O que foi o Expressionismo? ( Aula Completa ) História da Arte

40 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características do Expressionismo?

Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões. Preferência pelo patético, trágico e sombrio.

O que podemos entender o Expressionismo?

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos, o sentimento do artista. Utilizando cores irreais, dá forma ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição.

Como surgiu o movimento cubista no Brasil?

O cubismo ganhou espaço no Brasil somente depois da Semana de Arte Moderna de 1922, no entanto, não existem no País artistas que apresentaram obras com características exclusivas do Cubismo. ... Voltou ao Brasil em 1917 e, em 1922, participou da Semana de Arte Moderna com dez trabalhos.

Quais os principais representantes do expressionismo no Brasil?

No Brasil, a técnica expressionista esteve presente na arte de nomes como Anita Malfatti, Lasar Segall, Portinari, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo.

Como foi o movimento impressionista no Brasil?

O impressionismo no Brasil

No fim do século XIX, a designação de impressionista aplicada a pintores brasileiros já era usada pela imprensa local. O pintor Grimm implantou o ensino da pintura de paisagem ao ar livre no Rio de Janeiro em 1884, na Academia de Belas Artes, contra a vontade dos acadêmicos.

Qual a proposta do Expressionismo?

O Expressionismo foi um movimento artístico de vanguarda em oposição ao impressionismo francês. A ideia do expressionismo era da arte enquanto ação, na concepção da imagem pelo artista de forma emocional, visceral, por vezes violenta, em que as cores e as formas não correspondem à realidade direta.

O que influenciou o Expressionismo?

A teoria da relatividade, de Albert Einstein (1879-1955), e o surgimento da psicanálise, com Sigmund Freud (1856-1939), ampliavam a forma como até então eram entendidos o tempo, o espaço e a mente humana. O estudo sobre o inconsciente, realizado por Sigmund Freud, influenciou os artistas expressionistas.

Como surgiu a ideia do nome Expressionismo?

A primeira vez que o termo surgiu foi em 1911, na revista Der Sturm (A Tempestade). O periódico alemão era o veículo de comunicação mais importante do movimento.

Quais artistas participaram do expressionismo?

9 artistas incríveis do expressionismo
  1. Ernst Kirchner (1880-1938) Ernst Ludwig Kirchner nasceu na Alemanha em 1880. ...
  2. Erich Heckel (1883-1970) ...
  3. Franz Marc (1880-1916) ...
  4. Wassily Kandinsky (1866-1944) ...
  5. Gabriele Münter (1877-1962) ...
  6. 6. Lee Krasner (1908-1984) ...
  7. Cândido Portinari (1903-1962) ...
  8. Anita Malfatti (1889-1964)

O que os artistas expressionistas representavam?

O expressionismo defendia a liberdade individual, subjectividade, o irracionalismo, o arrebatamento e os temas proibidos — o excitante, diabólico, sexual, fantástico ou perverso.

Quem foram os principais artistas do impressionismo?

Os impressionistas famosos
  • Quais são as características do movimento impressionista? ...
  • Claude Monet, o talentoso precursor. ...
  • Pierre-Auguste Renoir, pintor de uma vida feliz. ...
  • Gustave Caillebotte: um pintor e um mecenas. ...
  • Camille Pissaro, o decano e o iniciador. ...
  • Paul Cézanne, o autodidata. ...
  • Diversos pintores impressionistas famosos.

Quando surgiu o movimento cubista no Brasil?

O começo do século XX foi marcado pela disputa entre o conservadorismo e as tendências modernistas. Nesse cenário, o cubismo no Brasil ganhou espaço após a Semana de Arte Moderna de 1922.

Como o cubismo influenciou a arte brasileira?

Lasar Segall, Di Cavalcanti e Cândido Portinari foram também influenciados pela plástica cubista, expressa na bidimensionalidade das obras, no banimento da perspectiva plana e na preferência pela representação dos objetos fazendo uso de formas geométricas.

Em que data se deu o aparecimento do cubismo no Brasil?

Cubismo no Brasil

Apesar desse movimento artístico-cultural ter se encerrado na Europa em 1914, só destacou no Brasil somente após a Semana de Arte Moderna de 1922.

O que retrata o Expressionismo?

O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva.

Qual o objetivo do expressionismo abstrato?

Entre as características mais presentes no expressionismo abstrato estão a expressividade e o simbolismo. Esses dois elementos são muito importantes para atingir o objetivo desse movimento: expressar a emoção e subjetividade. Por isso, as obras do período buscam refletir aspectos da condição humana.

Qual é a principal característica do fauvismo?

O fauvismo ou fovismo foi uma tendência artística associada à pintura. Iniciado em 1901, tinha como característica principal o uso de cores puras, sem misturas e intensas nas telas. A corrente tinha como objetivo apresentar temas leves, serenos e que mostrassem a beleza do cotidiano.

Quais são as três características principais do cubismo?

São características do cubismo:
  • Geometrismo: representação da realidade por meio de figuras geométricas.
  • Antitradicionalismo: rompe com os conceitos de harmonia, proporção, beleza e perspectiva.
  • Fragmentação das formas e distorção da realidade.
  • Oposição à ideia de arte como imitação da natureza.

Como o Expressionismo se manifestou no cinema?

Assim como as pinturas expressionistas, os filmes desse período buscavam abordar as experiências pessoais e subjetivas do ser humano. No cinema, essa característica é mais particularmente associada a sets pouco realistas, ângulos profundos e sombras marcantes, para intensificar a atmosfera do filme.

Artigo anterior
Quanto tempo a mamadeira de fórmula pode ficar fora da geladeira?
Artigo seguinte
O que é uma pesquisa observacional?