O que é dispositivo de seccionamento de ação simultânea?

Perguntado por: Tatiana Paiva de Martins  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

Entende-se por dispositivo de seccionamento de ação simultânea, aquele que por um único comando efetua a ação de ligar ou desligar ao mesmo tempo todos os condutores de um circuito.

O que é um dispositivo de seccionamento?

O seccionamento e os dispositivos DR

O seccionamento é destinado a interromper a alimentação de toda ou de parte de uma instalação elétrica, de maneira que o intervalo no qual ele é aplicado esteja separado de qualquer fonte de energia elétrica.

O que é seccionamento Segundo a nr10?

Seccionamento: é o ato de promover a descontinuidade elétrica total, obtida mediante o acionamento de dispositivo apropriado. Impedimento de reenergização: é o estabelecimento de condições que impedem a reenergização do circuito ou equipamento desenergizado.

Que procedimentos devem ser seguidos quando dá autorização para reenergização?

10.5.2 O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a seqüência de procedimentos abaixo: a) retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos; b) retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de ...

Qual condutor deve ser seccionado?

O disjuntor tetrapolar possui quatro polos permitindo que o cabo neutro seja seccionado. A grande dúvida dos eletricistas é se pode ou não seccionar o cabo neutro, pois os demais disjuntores não permitem o seccionamento do cabo neutro.

Desenergização elétrica e NR10. Está mesmo seguro?

39 questões relacionadas encontradas

Que condutor nunca deve ser seccionado nos circuitos elétricos?

IMPORTANTE: A Norma NBR 5410/97 determina que o condutor Neutro deverá ser único para cada circuito elétrico, isto é, cada circuito elétrico deverá ter o seu próprio condutor Neutro. Este condutor só poderá ser seccionado, quando for recomendado por esta Norma (NBR 5410/97).

Quando podemos considerar um circuito desenergizado?

Constatar a ausência de tensão através de procedimentos e equipamentos apropriados à tensão de trabalho da rede elétrica em questão, de todos os circuítos, elementos e partes que direta ou indiretamente afetam ou interferem na zona de trabalho.

Quais os procedimentos de desenergização e reenergização recomendados pela norma?

O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a sequencia de procedimentos abaixo:
  1. Retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos;
  2. Retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de reenergização;

Qual a sequência correta estabelecida pela NR 10 nos procedimentos de desenergização regras de ouro?

Conforme subitem 10.5.1 da NR 10, somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante procedimentos apropriados, obedecida a sequência abaixo:
  1. a) Seccionamento;
  2. b) Impedimento de reenergização;
  3. c) Constatação de ausência de tensão;

Qual a sequência para uma reenergização?

1- retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de reenergização; 2- retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos; 3- remoção do aterramento temporário, da equipotencialização e das proteções adicionais; 4- remoção da sinalização de impedimento de reenergização; 5- ...

O que é desenergização Segundo a nr10?

A desenergização é uma medida de segurança (NR-10) que permite controlar o risco elétrico, garantindo a segurança e a saúde do trabalhador.

O que é uma Equipotencialização?

Equipotencializar significa adaptar sistemas elétricos – e também demais estruturas e massas metálicas – para evitar que gerem descargas elétricas inesperadas e indesejáveis. O objetivo é fazer com que o potencial elétrico em diferentes sistemas, máquinas estruturas, etc. sejam igualados ou equivalentes.

O que é desenergizado?

Retirar a energia ou o carácter enérgico.

Quais são os dispositivos de seccionamento e proteção?

Os dispositivos de proteção que realizam o seccionamento automático podem ser: dispositivos de proteção à sobrecorrente ou dispositivos de proteção à corrente diferencial-residual (dispositivos DR).

Quais são os dispositivos de proteção elétrica?

São três os principais dispositivos de proteção aplicáveis a instalações prediais: disjuntor termomagnético (DTM), diferencial residual (DR) e dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS).

O que é considerado baixa tensão?

Extra-Baixa Tensão (EBT): tensão não superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

Qual é a sequência correta do procedimento para desenergização Segundo o item 105 da nr10?

Primeiros passos da desenergização
  • Seccionamento. ...
  • Impedimento de reenergização. ...
  • Constatação da ausência de tensão. ...
  • Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ...
  • Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.

Qual é a quarta etapa na sequência de desenergização?

4. Desenergização: Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos.

Para que uma instalação seja considerada desenergizada Deve-se seguir uma série de procedimentos?

Quando um circuito elétrico pode ser considerado desenergizado?
  1. Constatação da ausência de tensão.
  2. Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos.
  3. Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.
  4. Instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

Quais EPI's devem ser utilizados no processo de desenergização?

No kit básico de serviços gerais, fora da rede energizada, devem fazer parte itens como uniforme antichama com calça e camisa de manga longa retardantes de chamas, além de capacete, botina de eletricista, óculos de proteção e luvas de vaqueta.

Qual o esquema de aterramento mais utilizado no Brasil?

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

Quais cuidados Um trabalhador deve ter em trabalhos com eletricidade?

Informar os trabalhadores acerca dos riscos aos quais estão expostos; No caso de acidentes de trabalho com eletricidade, propor e adotar medidas preventivas e corretivas; Promover ações de controle de riscos em suas instalações elétricas; Oferecer, quando cabível, denúncia aos órgãos competentes.

Qual é a importação da desenergização?

A desenergização é considerada uma medida de proteção coletiva prioritária pela NR-10, conforme consta no item 10.2.8.2, pois permite controlar o risco elétrico, de forma a garantir a segurança e a saúde do trabalhador.

O que é a sequência de desenergização?

A desenergização é um conjunto de ações coordenadas, sequenciadas e controladas destinadas a garantir a efetiva ausência de tensão no circuito, trecho ou ponto de trabalho durante todo o tempo de intervenção e sob controle dos trabalhadores envolvidos.

O que é um circuito terminal?

um circuito terminal é formado por F+N+T (Fase, neutro e terra), mas certos equipamentos (trifásicos) precisam de 3F+N+T. As demais cores podem ser utilizadas livremente (vermelho, preto, branco, amarelo), desde que se respeite as cores mencionadas para neutro e terra.

Artigo anterior
O que um deputado faz?
Artigo seguinte
Quando ocorre o crime de desacato?