Quais os tipos de lesões na coluna?

Perguntado por: Dinis Pedro Melo  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (65 avaliações)

Entre as lesões da coluna vertebral mais características entre os atletas destacam-se as seguintes: - instabilidades da coluna cervical; - tetraparesia transitória; - apofisite da coluna toracolombar; - espondilólise traumática; - fraturas do arco vertebral.

Quais são as lesões mais comuns na coluna?

Principais tipos de lesões da coluna em atletas
  • Entorses e distensões musculares. As lesões em tecidos moles são as mais comuns, sendo caracterizadas por dor na musculatura lombar. ...
  • Hérnia de disco. ...
  • Espondilólise. ...
  • Lesões nas articulações da coluna. ...
  • Fraturas.

Como identificar uma lesão na coluna?

Sintomas
  1. Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas.
  2. Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés.
  3. Perda parcial ou completa de controle sobre qualquer parte do corpo.
  4. Urgência, incontinência ou retenção urinária ou intestinal.
  5. Dificuldade de equilíbrio e para caminhar.

O que uma lesão na coluna pode causar?

Esse problema leva a sintomas como dor, queimação, perda de sensibilidade ou dormência no local. Isso acontece porque ocorre uma compressão dos nervos. Essa lesão pode afetar a região cervical e a lombar, sendo que no segundo caso pode irradiar os desconfortos para a pernas e os pés.

Qual a pior doença de coluna?

Confira as principais doenças que afetam a coluna:
  1. Hérnia de disco. Também conhecida popularmente como "bico de papagaio", a hérnia de disco pode ser uma situação grave, que requer cirurgia. ...
  2. Lombalgia. ...
  3. Artrose na coluna. ...
  4. Osteoporose. ...
  5. Escoliose.

LESÕES DA COLUNA VERTEBRAL - Clínica Reabilitar

15 questões relacionadas encontradas

Qual doença na coluna que não tem cura?

A discopatia é sinônimo de doença degenerativa do disco intervertebral e não tem cura.

Quando a hérnia de disco é grave?

Hérnia de disco extrusa

Este caso é grave, pois o núcleo do disco já se encontra deformado, fragmentado ao ponto do núcleo pulposo perder completamente seu formato original e ficar parecendo uma “gota”.

Quais sintomas da coluna inflamada?

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?
  • Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  • Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  • Fraqueza em um dos braços;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  • Dor ou dificuldade para respirar;
  • Incontinência urinária.

Qual é vértebra que a pessoa fica Tetraplegica?

Lesões na coluna cervical um pouco acima da sexta vértebra deixam o indivíduo tetraplégico e acima de C4 interrompem o controle da respiração e ele para de respirar instantaneamente.

Como saber se lesionou a lombar?

Mas, os mais comuns são os seguintes abaixo:
  1. Sensação de queimação ou “choque” na região lombar;
  2. Incapacidade de ficar de pé ou de se movimentar livremente (coluna “travada”);
  3. Irradiação da dor para as pernas (ciatalgia);
  4. Dor intensa e aguda, incapacitante ou persistente.

Como eu sei que distendi o músculo?

Dor, hematoma (mancha roxa), edema (inchaço), dificuldade para movimentar o músculo lesado são os sintomas típicos das distensões musculares. Quanto mais intensos, maior a gravidade do quadro.

O que leva uma pessoa a ficar Tetraplegica?

Tetraplegia acontece quando lesões atingem a medula espinhal a nível cervical, causando perda dos movimentos do tronco, pernas e braços. Estas lesões podem ser decorrentes de trauma por acidentes, deformidades na coluna, doenças neurológicas ou hemorragia cerebral.

Onde fica a vértebra C5 e C6?

A coluna cervical localiza-se na parte alta, e é composta por sete vértebras, denominadas: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2), Vértebra Cervical 3 (C3), e assim sucessivamente, C4, C5, C6 e C7.

Onde fica a vértebra C7?

A Coluna Cervical (C1 -C7) é composta pelas primeiras sete vértebras. Inicia bem abaixo do crânio e termina no topo da coluna torácica.

Qual o melhor remédio para coluna inflamada?

Anti-inflamatórios não esteroides

Em alternativa aos analgésicos, o médico pode recomendar anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno (Alivium, Advil), diclofenaco (Cataflam, Voltaren) ou naproxeno (Flanax), que podem ajudar a aliviar a dor lombar aguda.

Quando a dor nas costas pode ser preocupante?

Na maioria dos casos, esse tipo de dor não é preocupante e não está ligado a nada muito grave, entretanto se estiver acompanhada de outros sintomas, como febre e dor para urinar, pode representar condições médicas que requerem atenção imediata como infecção urinária ou pedras nos rins.

O que ajuda a desinflamar a coluna?

Dicas para aliviar a dor na coluna
  1. Repousar, na posição deitada e de barriga para cima, com as pernas esticadas, ligeiramente levantadas, sem travesseiro na cabeça e com os braços estendidos ao longo do corpo;
  2. Tomar um banho de água quente, deixando a água cair no local da dor;
  3. Receber uma massagem nas costas.

Quando é preciso fazer cirurgia de hérnia de disco?

A cirurgia de hérnia de disco só é feita quando todos os outros tratamentos não têm resultados satisfatórios após três meses. Assim, recomenda-se a cirurgia de hérnia de disco quando os sintomas persistem por pelo menos um mês, após repouso absoluto por pelo menos uma semana ou mais sem melhora.

Quem tem hérnia de disco na lombar pode ficar paralítico?

Sim, uma hérnia de disco pode levar a uma paralisia. Isso pode acontecer em casos em que a hérnia cause uma severa compressão medular ou de um nervo por um tempo prolongado. Esses casos merecem cirurgia.

O que pode acontecer se a pessoa não cuidar de uma hérnia de disco?

Se não tratada, a hérnia chega a lesionar os nervos atingidos. Resultado: mais reclamações e uma grande dificuldade para contornar o quadro.

Qual doença da coluna que aposenta?

As principais doenças da coluna que dão direito a aposentadoria por invalidez são Hérnia de Disco, Osteofitose, Discopatia Degenerativa, Protusão Discal e Cervicalgia.

O que a espondilite anquilosante pode causar?

A espondilite anquilosante é uma doença incurável, que afeta as articulações do esqueleto axial, podendo causar (nos casos mais graves) lesões nos olhos, coração, pulmão, intestinos e pele.

Quanto tempo vive uma pessoa com espondilite anquilosante?

Algumas pessoas com espondilite anquilosante vivem anos achando que possuem apenas costas rígidas, sem saber que podem ter uma doença autoimune. Tais sintomas aparecem lentamente ou insidioso durante algumas semanas, e podem desaparecer espontaneamente (são intermitentes) e recidivar depois de algum tempo.

O que significa protusão discal C5 C6?

A protusão discal, também conhecida como abaulamento discal, consiste numa deslocação do disco gelatinoso que fica entre as vértebras, na direção da medula espinhal, causando pressão sobre os nervos e levando ao surgimento de sintomas como dor, desconforto e dificuldade para se movimentar.

O que é discopatia degenerativa coluna cervical C5 e C6?

Discopatia degenerativa é uma alteração comummente encontrada nos exames de imagem, como raio-X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que significa que o disco intervertebral presente entre cada vértebra da coluna está se degenerando, ou seja, perdendo a sua forma original, o que aumenta o risco de ter ...

Artigo anterior
Qual o tipo de engenharia mais difícil?
Artigo seguinte
Pode colocar caneca de louça no microondas?