Quais as características do gás GLP?

Perguntado por: Cláudio Dinis de Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

Características do GLP
O nome “liquefeito”, presente na sigla, não está lá à toa. Ele descreve uma característica marcante desse gás, que, devido à pressão exercida pelos recipientes que o armazenam, adquire forma líquida. Um fato curioso sobre o GLP é que ele não expele nenhum cheiro, ou seja, é inodoro.

Quais são as características do GLP?

Mistura gasosa à temperatura ambiente; Possui facilidade em sofrer liquefação e vaporização; Possui poder calorífero maior que o da gasolina; Sua queima produz menor emissão de gases.

O que é o gás GLP?

Gás liquefeito de Petroleo (GLP)

O “gás de cozinha”, como é conhecido popularmente o gás liquefeito de petróleo por causa de sua utilização principal na cocção de alimentos, é uma das frações mais leves do petróleo e sua queima é muito limpa, com baixíssima emissão de poluentes.

Quais são os componentes do GLP?

O refinamento do petróleo por meio de destilação fracionada origina várias frações que possuem amplo uso comercial. Entre essas frações, há o GLP, que é composto dos gases propano (hidrocarboneto com três átomos de carbono) e butano (hidrocarboneto com quatro átomos de carbono).

Qual a classificação do GLP?

De acordo com o potencial de armazenamento da revenda de gás, ela recebe uma classe representada por números romanos de I (até 520 kg de GLP) a VII (até 7.680 kg de GLP). Há também uma classe chamada Especial, a maior de todas, em que o armazenamento supera os 7.680 kg.

Engenheira explica as diferenças entre gás natural e GLP.

19 questões relacionadas encontradas

Qual a classe dos hidrocarbonetos do GLP?

Os Gases Liquefeitos de Petróleo (GLP) são compostos orgânicos chamados de hidrocarbonetos, constituídos de Carbono e Hidrogênio. Na composição do GLP, entram hidrocarbonetos dos quais os principais são: butano, propano, isobutano, propeno e buteno.

Qual a NBR do GLP?

NBR 13523 – Central de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Como é formado o gás GLP?

No refino de petróleo, o GLP é obtido na parte alta da torre de destilação, após a retirada dos óleos combustíveis, a gasolina, o querosene, o diesel e a nafta. Geralmente comercializado em botijões, o GLP está disponível em vasilhames de diferentes tamanhos para atender todos os tipos de clientes!

Como é feito o gás GLP?

O gás liquefeito de petróleo (GLP) é popularmente conhecido como gás de botijão ou gás de cozinha, e sua queima proporciona baixo nível de emissões. Essencialmente composto por dois gases extraídos do petróleo, o butano e o propano, pode também conter, minoritariamente, outros hidrocarbonetos, como o etano.

Qual a diferença do gás natural para o GLP?

O GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) é um composto de 4 hidrocarbonetos, principalmente o butano e o propano, contando com gases como o etano em menor escala. Já o GN (Gás Natural) é composto 90% por metano, com uma participação menor de gases como o butano e o propano.

Qual é o tipo de gás de cozinha?

Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

O GLP nada mais é do que o popular gás de botijão, sendo o tipo mais comum no Brasil e o mais presente na maioria das casas. Ele consiste de uma mistura gasosa resultante do processo de refino de petróleo cru, que possui uma característica que facilita a sua transformação em líquido.

O que é cooktop a gás GLP?

Se você tem dúvida sobre como funciona o cooktop a gás, saiba que ele é praticamente a mesma coisa que o fogão tradicional, a única diferença é que ele não tem o forno, deste modo este tipo de cooktop produz uma chama que é alimentada por GLP, o famoso gás de cozinha, por isso, na instalação deste modelo é necessário ...

Qual tipo de gás de apartamento?

O gás natural ou GN é o gás fornecido a partir de encanamento, mais comum em grandes cidades e prédios mais novos. É composto principalmente por metano, mas também contém butano e propano em menor quantidade, sendo mais leve que o ar. Uma das suas vantagens é a economia de espaço, o que é ideal para apartamentos.

Como se extrai GLP do petróleo?

CADEIA DO GÁS GLP

Nas refinarias, o petróleo é submetido a processos físico-químicos, iniciando pela destilação fracionada (aquecimento gradual do petróleo), e outros processos, tais como o “craqueamento”, para a obtenção das chamadas frações do petróleo, das quais o GLP é uma das mais leves.

Quem produz GLP no Brasil?

O GLP tem um peso social muito grande no Brasil: cerca de 75% do consumo vem de residências. Atualmente, a produção é concentrada na Petrobras, que fabrica o insumo em suas refinarias.

Como funciona o mercado de GLP?

O preço do GLP é totalmente livre nos elos da cadeia, da refinaria ao consumidor final, passando pela distribuição e revenda. Com o GLP, o mercado doméstico de distribuição é altamente capilarizado, isto é, alcança partes do brasil fora dos tradicionais centros de consumo nas nossas costas marítimas.

Como é feito gás?

O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.

O que é NBR 13523?

Esta Norma estabelece os requisitos mínimos para projeto, montagem, alteração, localização e segurança das centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP), para instalações comerciais, residenciais, industriais e de abastecimento de empilhadeiras ou equipamentos industriais de limpeza.

O que é NBR 8613?

Esta Norma estabelece os requisitos, as dimensões e os ensaios necessários para fabricação e comercialização de mangueiras de PVC reforçadas com fibra têxtil, para instalações domésticas de GLP.

Como deve ser a instalação de gás GLP?

Em edificações, os recipientes de GLP devem estar localizados no exterior das construções, em locais ventilados. Além disso, é vedada a instalação em lugares confinados. A montagem e a manutenção das instalações e tubulações de gás devem ser feitas por profissionais especializados.

O que significa GLP e quais gases formam esta mistura?

Essa substância trata-se de uma mistura de gases de hidrocarbonetos de baixo peso molecular, destacando-se o propano (três átomos de carbono com ligações simples entre si) e o butano (quatro átomos de carbono com ligações simples entre si). ...

Qual o gás usado em condomínio?

O abastecimento de um condomínio necessita de um gás capaz com maior durabilidade e com melhor desempenho calorífico para o cozimento de alimentos. Por isso, o gás de condomínio precisa ser o GLP P45.

Qual é o gás de condomínio?

O gás GLP é fornecido por meio da central de cilindros do condomínio e distribuído por tubulações até os apartamentos, de acordo com as normas de segurança da ABNT e do Inmetro.

Qual é o tipo de gás encanado?

É o gás encanado, que vem direto da rua. Mais prático e seguro, pois você não precisa ter um botijão dentro de casa, ele deixa a chama do seu fogão mais forte e estável por causa da sua pressão. Esse tipo de gás é mais encontrado nas grandes cidades.

Artigo anterior
Como fazer água perfumada para ferro de engomar?
Artigo seguinte
Como baixar a Steam no PC?