Quais os tipos de lesão renal aguda que os AINEs podem causar?

Perguntado por: Beatriz Luana Faria Alves  |  Última atualização: 29. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (19 avaliações)

  • 6.1. Lesão Renal Aguda.
  • 6.2. Nefrite Intersticial Aguda (NIA)
  • 6.3. Alterações dos níveis de potássio.
  • 6.4. Hipertensão/edema.

Como os AINEs levam a uma lesão renal?

O uso de doses terapêuticas de AINEs em pacientes suscetíveis pode causar lesão renal aguda. A explicação para isso vem do mesmo mecanismo explicado acima: inibe a biossíntese de prostaglandinas envolvidas na manutenção do fluxo sanguíneo renal, especialmente PGE2 e PGI2.

Quais Anti-inflamatórios prejudicam os rins?

O AAS (aspirina) também é um anti-inflamatório e deve ser usado com cautela em pacientes com doenças renais.
...
Os mais comuns são:
  • Aminoglicosídeos (ex: Gentamicina, Amicacina, Estreptomicina, Tobramicina e Neomicina).
  • Anfotericina B.
  • Pentamidina.

Porque os Anti-inflamatórios podem levar a problemas renais?

“E substâncias como o ibuprofeno e o naproxeno, presentes nesses medicamentos, diminuem ainda mais o fluxo sanguíneo para os rins, abrindo caminho para a insuficiência renal”, completa a médica.

O que pode causar o uso de Anti-inflamatório?

No geral, o uso abusivo de anti-inflamatórios pode estar associado a problemas como gastrite, úlceras, insuficiência renal e hepatite medicamentosa. A dosagem máxima segura para o consumo de anti-inflamatórios vai depender do medicamento e da sensibilidade individual para essa substância.

O que é Insuficiência Renal Aguda

17 questões relacionadas encontradas

O quê Anti-inflamatório pode causar?

Os AINES podem diminuir o fluxo de sangue para os rins e liberam substâncias inflamatórias que podem causar lesão no tecido renal. Além disso, podem oferecer inchaço e retenção de líquido, levando ao aumento da pressão que é muito importante ser observado em pacientes previamente hipertensos.

Quando a creatinina é preocupante?

Assim, é considerado que a creatinina está aumentada nos homens quando a concentração é superior a 1,2 mg/ dL e nas mulheres quando é superior a 1,0 mg/ dL.

Quem tem problema no rim pode tomar nimesulida?

A nimesulida é um antiinflamatório, que se utilizado em altas doses ou por muito tempo pode levar a perda de função renal, e, em ultimo caso, até perda completa do orgão.

Quais medicamentos aumentam a creatinina?

Antibióticos aminoglicosídeos, como vancomicina e gentamicina, podem causar lesão renal com aumento da creatinina. Cefalosporinas podem aumentar os resultados da medida de creatinina sem que exista lesão renal.

Quais os principais efeitos adversos do AINEs?

Os efeitos adversos mais frequentes dos AINEs ocorrem ao nível do sistema gastrointestinal. Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.

Quais os medicamentos dos grupos dos anti-inflamatórios analgésicos podem ocasionar a lesão renal aguda?

Lesão renal por anti-inflamatórios

A lesão renal aguda pode ocorrer com qualquer classe de anti-inflamatório, sejam eles não seletivos, como o Diclofenaco, ou seletivos, como o Celecoxibe. O agravamento da função renal pode ocorrer de forma crônica, ao longo de anos, ou agudamente.

Porque os AINEs causam úlceras?

Infelizmente, os anti-inflamatórios comuns impedem a produção dessa prostaglandina, ocasionando o aumento da concentração de ácido e diminuição da produção do gel. Como resultado, o ácido começa a atingir a parece do estômago, causando lesões que podem até virar úlceras.

O que causa aumento de creatinina?

Se houver identificação de creatinina alta, significa que os rins não estão trabalhando corretamente, nem para a eliminação da substância, bem como na dispersão de resíduos metabólicos que, em muitos casos, podem ser prejudiciais à saúde.

O que fazer para diminuir a creatinina?

Para controlar o aumento da creatinina na insuficiência renal crônica é necessário: Mudanças na dieta: é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam o potássio como abacate, banana-nanica, banana-prata, figo, laranja, maracujá, melão, tangerina, uva, mamão, goiaba, kiwi, feijão, chocolate.

O que faz baixar a creatinina?

O tratamento medicamentoso correto, a correção dos fatores agressivos, controle das outras doenças de base como hipertensão e diabetes, melhora do estilo de vida e uma alimentação correta podem fazer com que haja uma discreta melhora da creatinina, e o mais importante, podemos mantê-la estável no decorrer dos anos, ...

Quem tem problema renal pode tomar diclofenaco?

De acordo com o nefrologista, Rui Alberto Gomes, dos Institutos de Nefrologia de Mogi das Cruzes e de Suzano, medicamentos, como aspirina, diclofenaco e ibuprufeno, podem causar agressão aos rins, ao estômago, retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

Quem tem problemas renais pode tomar azitromicina?

Uso em Pacientes com Insuficiência Renal (diminuição da função dos rins): não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal leve a moderada. No caso de insuficiência renal grave, azitromicina deve ser administrada com cautela (vide “O que devo saber antes de usar este medicamento?”).

Qual o melhor antibiótico para infecção nos rins?

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Qual o limite da creatinina?

Níveis acima do limite de normalidade podem indicar doença renal. Para mulheres, o recomendado é entre 0,5 a 1,1 mg/dL e, para homens, de 0,6 a 1,2 mg/dL.

Qual valor da creatinina para fazer hemodiálise?

Dá para dizer que homens com creatinina acima de 1,6 mg/dl e mulheres com valores acima de 1,3 mg/dl geralmente têm função renal reduzida, independentemente da idade — logo, são níveis que indicam a presença da doença.

Qual a taxa de creatinina para hemodiálise?

Só se aconselha o início da diálise quando a clearance da creatinina se encontra entre os 10% e os 15%. Cada um tem as suas características particulares e será o seu médico (nefrologista) a avaliar o melhor momento para iniciar uma técnica dialítica.

Pode tomar 2 Anti-inflamatórios ao mesmo tempo?

Olá, Não é recomendado usar dose excessiva de nenhuma medicação, especialmente de anti-inflamatório. Observe a pressão arterial , se surge dor no estômago e outros sintomas e tome bastante água para proteger os rins. Na presença de sintomas mais graves como sangramentos, procure assistência médica imediata.

Porque os AINEs podem causar problemas gástricos?

A gastrite crônica por AINEs, presente em 25-50% dos usuários, ocorre devido à inibição da enzima COX-1, expressa constitutivamente em quase todos os tecidos e responsável pela secreção basal de prostaglandinas, sobretudo PGE2, responsáveis pelo estímulo, na mucosa gástrica, à secreção de muco protetor, rico em ...

Por que alguns AINEs estão relacionados com o surgimento de gastrites?

Os anti-inflamatórios impedem que a prostaglandina seja formada, o que causa a gastrite.

Porque a aspirina causa danos Gastricos?

Geralmente isso acontece porque esses medicamentos agem destruindo uma camada gelatinosa protetora que existe sobre a mucosa gástrica e reduzindo a produção de outros fatores protetores, as prostaglandinas.

Artigo anterior
Quais são os crimes de injúria?
Artigo seguinte
Tem idade certa para fazer blefaroplastia?