Quais os tipos de gleissolos?

Perguntado por: Flávio Rocha  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (3 avaliações)

Galeria
  • Gleissolo Háplico (Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, 2018)
  • Gleissolo Melânico (Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, 2018)
  • Gleissolo Sálico (Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, 2018)
  • Gleissolo Tiomórfico (Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, 2018)

O que é gleissolo Melânico?

Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Gleissolos Melânicos. Apresenta horizonte A escuro relativamente espesso e, logo abaixo, uma camada de cor acinzentada com ou sem mosqueado ou variegado. Anteriormente, eram conhecidos como Gleis Húmicos.

Como é o solo gleissolo?

Gleissolos são solos minerais formados em condições de saturação com água, presentes principalmente em planícies ou várzeas inundáveis. Os Gleissolos têm col- oração pouco viva, esmaecida, com tendência às cores acinzentadas.

Como são formados os gleissolos?

Os Gleissolos (G) são solos minerais, hidromórficos, desenvolvidos de sedimentos recentes não consolidados, de constituição argilosa, argilo-arenosa e arenosa, do período do Holoceno. ... Podem ser eutróficos, distróficos, com argilas de atividade alta ou baixa, acidez moderada a forte.

O que é gleissolo háplico?

São solos minerais, hidromórficos, apresentando horizontes A (mineral) ou H (orgânico), seguido de um horizonte de cor cinzento-olivácea, esverdeado ou azulado, chamado horizonte glei, resultado de modificações sofridas pelos óxidos de ferro existentes no solo (redução) em condições de encharcamento durante o ano todo ...

Gleissolo

16 questões relacionadas encontradas

O que é o processo de Gleização?

O processo de gleização implica na manifestação de cores acinzentadas, azuladas ou esverdeadas, devido à redução e solubilização do ferro, permitindo a expressão das cores neutras dos minerais de argila, ou ainda a precipitação de compostos ferrosos.

O que é o cambissolo?

Cambissolos são solos constituídos por material mineral com horizonte B incipiente subjacente a qualquer tipo de horizonte superficial (exceto hístico com 40 cm ou mais de espessura) ou horizonte A chernozêmico quando o B incipiente apresentar argila de atividade alta e saturação por bases alta.

Como ocorre a Argiluviação?

O processo de argiluviação é evidente e se dá em dois estádios distintos: argiluviação primária, que ocorre nas fendas e cavidades que se formam por alteração de rocha, e argiluviação secundária, verificada na porosidade mais aberta e evoluída da coalescência das cavidades.

Quais solos são formados por Hidromorfia?

Neste planalto, os solos lateríticos, hidromórficos (Gleissolo) ou não (Latossolo), possuem elevada concentração de caulinita e gibbsita. O objetivo deste trabalho é avaliar a relação entre o alumínio do solo e a composição da matéria orgânica em ambiente hidromórfico.

O que são solos hidromórficos quais suas características?

Os solos hidromórficos, comuns na Amazônia e no Pantanal, estão sujeitos à alternância natural de períodos de alagamento e secamento, que conduzem a uma formação e características diferenciadas. Estes solos guardam estreita relação com a natureza do material de origem e com os processos de deposição e sedimentação.

O que é um solo Neossolo?

Neossolos são solos com pequeno desenvolvimento pedogenético, caracterizado ou por pequena profundidade (rasos) ou por predomínio de areias quartzosas ou pela presença de camadas distinta herdadas dos materiais de origem. Todas estas características indicam pequeno desenvolvimento do solo in situ.

O que é um solo Chernossolo?

Do russo "cher", negro; conotativo dos solos ricos em matéria orgânica e coloração escura. Os chernossolos têm seu material de origem rico em cálcio e magnésio, formando um solo com altos teores de argila, cálcio, magnésio e carbonato de cálcio em sua composição. ...

O que são solos hidromórficos?

Solos hidromórficos: por estarem localizados próximos a rios e lagos, apresentam grande umidade. Sua fertilidade depende do índice de umidade: quanto mais úmidos, menos férteis.

O que é um solo plintossolo?

Plintossolo é uma ordem de solo formada em condição limitante à percolação de água que causa efeito temporário de excesso de umidade, ou seja, os ciclos de umedecimento e secagem são fatores determinantes na pedogênese.

O que é lixiviação em Geografia?

A “lixiviação” é a extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral, solo, depósito sedimentar e etc. pela ação de um fluido percolante.

O que é processo de Halomorfismo?

O que é Halomorfismo:

Processo específico de formação dos solos rasos, cuja rocha sã se encontra a menos de 2 (dois) metros abaixo da superfície do mesmo.

Como estão classificados os solos de acordo com a sua formação?

No primeiro nível categórico eles são denominados de classes, e são classificados em: Latossolos, Argissolos, Neossolos, Nitossolos, Cambissolos, Plintossolos, Gleissolos, Espodossolos, Vertissolos, Planossolos, Luvissolos, Organossolos e Chernossolos, cada um com características e potencialidades diferentes.

Quais os fatores que degradam o solo?

Quais são as causas e os principais tipos de degradação do solo?
  • Erosão. A erosão é um processo natural, que pode ser intensificado pela atividade humana. ...
  • Lixiviação. A lixiviação é responsável por causar a infertilidade do solo. ...
  • Compactação do solo. ...
  • Salinização. ...
  • Laterização. ...
  • Desertificação. ...
  • Acidificação. ...
  • Plantio Correto.

O que são solos não hidromórficos?

Solos não hidromórficos: como regra geral, no relevo plano ou suavemente ondulado ocorrem Latossolos, Neossolos Quartzarênicos, Espodossolos, Vertissolos, Plintossolos; no relevo ondulado ou ondulado ocorrem Argissolos, Luvissolos, Alissolos, Cambissolos, Nitossolos, Chernossolos e Neosssolos Litólicos.

Como ocorre a Cerosidade?

O horizonte B apresenta estrutura prismática ou em blocos subangulares, forte ou moderadamente desenvolvidos, além da presença de cerosidade facilmente reconhecida.

Como é o processo de formação do solo?

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

O que é o processo Eluviação e Iluviação?

Oposta à iluviação, a Eluviação é o nome dado ao processo de deslocamento de materiais como argilas, sesquióxidos, carbonatos, etc. ao longo de um perfil de solo, de uma camada para outra por acção da água da chuva. Ao material deslocado através da Eluviação dá-se o nome de Iluvião.

Quais são as características do cambissolo?

Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Cambissolos. São solos constituídos por material mineral, com horizonte B. ... São solos fortemente, até imperfeitamente, drenados, rasos a profundos, de cor bruna ou bruno-amarelada, e de alta a baixa saturação por bases e atividade química da fração coloidal.

Qual a textura do cambissolo?

Assim como os neossolos, o cambissolo também é pouco profundo e é considerado um solo 'jovem', com textura média e presença de cascalho e silte. De origem mineral, em algumas regiões apresenta boa reserva nutricional para as plantas, especialmente as de cultivo perene ou florestal.

Qual a cor do cambissolo háplico?

A partir da descrição morfológica em campo foram identificados os principais atributos dos perfis, sendo assim classificados: P1 – LATOSSOLO VERMELHO AMARELO; P2 e P3 – CAMBISSOLOS HÁPLICOS; P4 – ARGISSOLO VERMELHO AMARELO.

Artigo anterior
Qual é a origem da dança do forró?
Artigo seguinte
Qual o salário de um Vice-governador?