O que é teste de toxicidade crônica?

Perguntado por: Madalena Patrícia Matos de Ferreira  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

Nos testes de toxicidade crônica o objetivo é estudar a exposição repetida e prolongada de uma substância. Ele permite avaliar o potencial carcinogênico. O estudo dura mais de três meses, variando de seis meses a dois anos para roedores e um ano para não roedor.

Qual a definição de toxicidade crônica?

Toxicidade crônica ou crónica é o desenvolvimento de efeitos colaterais causados por exposição a longo prazo a toxinas, drogas ou outros agentes estressores, sendo este um objeto de estudo importante na toxicologia aquática.

Como funciona o teste de toxicidade?

Teste de toxicidade aguda são estudos experimentais feitos com organismos-teste que determinam se um efeito adverso observado ocorre em um curto período de tempo (em geral até 14 dias) após administração de uma única dose da substância testada ou após múltiplas dosagem administradas em até 24 horas.

Quais são as diferenças entre o teste de toxicidade Subcrônico é crônico?

Por exemplo, os testes subcrônicos, não são testes seguros para prever efeitos mutagênicos, carcinogênicos ou teratogênicos. O período de exposição em um estudo de toxicidade crônica é de 2 anos ou quase toda a vida do animal (ex.: camundongo vive de 2 a 3 anos).

Qual a importância de se realizar os testes de toxicidade crônica?

Testes de toxicidade crônica permitem avaliar os possíveis efeitos tóxicos de substâncias químicas sob condições de exposições prolongadas a concentrações sub-letais, ou seja, concentrações que permitem a sobrevivência dos organismos, mas que afetam suas funções biológicas, tais como reprodução, desenvolvimento de ovos ...

Testes de Toxicidade

26 questões relacionadas encontradas

Por que é importante conhecer a toxicidade do agente tóxico?

A toxicidade não mudou mas quando não está em contato com um organismo vivo não é possível evidenciar a sua capacidade de produzir o efeito tóxico (Ottoboni, 1991). O risco é a probabilidade de aparecer um efeito nocivo devido à exposição a uma substância química perigosa.

Qual a finalidade da avaliação da toxicidade e do risco de uma substância?

A avaliação de risco toxicológico

O processo busca estabelecer a probabilidade da ocorrência do efeito tóxico como conseqüência da exposição a um ou mais agentes, e sob as condições do estudo, abre caminhos ao gerenciamento do risco, com medidas de redução/neutralização/controle do risco toxicológico.

Quais são os tipos de teste de toxicidade?

O conselho nacional de saúde estabelece 5 ensaios de toxicidade: a) Toxicidade aguda; b) Toxicidade subaguda; c) Toxicidade crônica; d) Teratogênese; e) Embriotoxicidade.

Quais os tipos de testes de toxicidade?

No Brasil, a resolução 1/78 (Diário Oficial 17/10/78) do Conselho Nacional de Saúde, estabelece cinco tipos de ensaios de toxidade aguda, subaguda, crônica, teratogênica e embriotoxicidade e estudos especiais.

Quais são os testes utilizados para a avaliação de toxicidade?

TESTE IN VITRO

Os testes in vitro são essenciais para detectar a toxicidade de substâncias que serão utilizadas em seres humanos, pois é fundamental que se conheça o efeito da substância antes da aplicação nos humanos.

Como calcular a toxicidade?

A curva Gaussiana teórica representa a relação dose/resposta ou concentração/resposta, estatisticamente é calculada a partir da observação de mortalidade após a exposição à doses/concentrações da substância em teste. No cálculo da dose letal 50% (DL50) ou concentração letal 50% (CL50), essa curva é em geral empregada.

Quais são as fases de intoxicação?

Fases de intoxicação

Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

O que é intoxicação aguda e crônica?

INTOXICAÇÃO SUBAGUDA: Os sintomas são vagos e subjetivos e podem surgir após horas ou dias após a exposição. INTOXICAÇÃO CRÔNICA: Surgimento tardio, após meses ou anos de exposição, acarretando danos muitas vezes irreversíveis.

Quais os principais sintomas de toxicidade crônica?

Quadro clínico caracterizado por cefaléia intensa, náusea, vômitos, cólicas abdominais, tontura mais intensa, fraqueza generalizada, parestesias, dispnéia, salivação e sudorese aumentadas.

Qual a definição de Toxicologia?

A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos produzidos pelas substâncias químicas sobre seres humanos, animais e plantas.

Quais são os objetivos do teste de toxicidade aguda?

O objetivo do teste de toxicidade aguda é determinar a Concentração Letal Média (CL50), a que metade dos indivíduos morre depois de determinado tempo de exposição ao agente tóxico.

Como é feito o teste de Ames?

O teste de AMES caracteriza-se pela utilização de linhagens indicadoras de Salmonella typhimurium, sensíveis a substâncias capazes de induzir diferentes tipos de mutação.

Quais os objetivos da avaliação do risco de substâncias químicas em geral?

Tem como objetivo: a) determinar a possibilidade de efeitos adversos em humanos, outras espécies e ecossistemas expostos aos agentes químicos; e b) proporcionar a mais completa informação possível aos responsáveis por controlar os riscos, especificamente àqueles que estabelecem políticas e normas.

Quais os objetivos dos estudos em toxicologia?

A Toxicologia é uma ciência multidisciplinar que tem como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos.

Qual é a importância do estudo de toxicologia para saúde e segurança do trabalho?

A Toxicologia Ocupacional é muito importante para manter a saúde e segurança no trabalho. Afinal, o seu principal objetivo é prevenir que trabalhadores expostos a agentes químicos e tóxicos sofram alterações no organismo.

Quais são os mecanismos de toxicidade dos agentes tóxicos?

  • 1 – liberação (entrega)
  • 2 - interação com a molécula.
  • 3 – disfunção ou dano celular.
  • 4 - reparo e adaptação.
  • 2 - TIPOS DE REAÇÕES.

O que é um agente tóxico?

AGENTE TÓXICO, TOXICANTE OU XENOBIÓTICO: Substância química, de estrutura química definida, capaz de produzir um efeito nocivo (efeito tóxico) através de sua interação com um organismo vivo.

O que é a toxicidade aguda?

Neste estudo, a toxicidade aguda é caracterizada pela administração ou exposição da substância química numa dose única (ou múltipla num espaço de 24 horas), onde os efeitos adversos ocorridos nesse intervalo de tempo são analisados.

O que é uma intoxicação aguda sistêmica?

É aquela em que ocorrem mudanças irreversíveis no organismo humano, suficientemente severo para produzirem lesões graves ou a morte. Efeitos sobre a pele, as membranas mucosas e os olhos após exposição que varia de segundos a horas.

O que é fase toxicocinética?

Fase Toxicocinética: corresponde ao período de “movimentação” do agente tóxico no organismo. Nesta fase destacam-se os processos de absorção, armazenamento, biotransformação e eliminação do agente tóxico ou de seus metabólitos pelo organismo.

Artigo anterior
Quando 2 pessoas moram juntas mas não são casadas?
Artigo seguinte
Como o ativo intangível e conceituado pelo CPC 04?