Quais os tipos de ginástica laboral e seus benefícios?

Perguntado por: Ricardo Barbosa Abreu  |  Última atualização: 28. April 2024
Pontuação: 4.4/5 (19 avaliações)

A ginástica laboral se divide em: preparatória, compensatória, de relaxamento e corretiva. A ginástica laboral contribui para uma melhor qualidade de vida dos trabalhadores, atuando na prevenção de acidentes de trabalho. O principal exercício realizado na ginástica laboral é o alongamento.

Quais são os 4 tipos de ginástica laboral?

A Ginástica Laboral é dividida em quatro diferentes tipos, um para cada momento do dia:
  • Ginástica Laboral Preparatória.
  • Ginástica Laboral Compensatória.
  • Ginástica Laboral de Relaxamento.
  • Ginástica Laboral Corretiva.

O que é ginástica laboral e quais são seus benefícios?

A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.

Que tipo de doenças pode ser evitadas com a prática da ginástica laboral?

A ginástica laboral reduz a incidência das dores e lesões mais comuns, como lombalgia, cervicalgia e tendinites, causadas, dentre outros fatores, por estresse e má postura. Ela não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração. Ela é uma medida preventiva contra lesões.

Quais as 5 classificações da ginástica laboral?

Quais são os 5 tipos de ginástica laboral?
  • Ginástica preventiva. Ela busca trabalhar em duas frentes: os exercícios aeróbicos e os anaeróbicos. ...
  • Ginástica corretiva. ...
  • Ginástica preparatória. ...
  • Ginástica compensatória. ...
  • Ginástica de relaxamento.

Ginástica Laboral: tipos e classificações

18 questões relacionadas encontradas

Quais são as três fases da ginástica laboral?

O ideal é que a prática seja adotada em diferentes horários do expediente, com fases de ginástica laboral para a preparação do trabalhador para o expediente, ginástica laboral compensatória e ginástica laboral de relaxamento.

Quais são os malefícios da ginástica laboral?

Andrade (2001) demonstrou que trabalhadores que permanecem sentados durante toda jornada de trabalho apresentam um estilo de vida sedentário e relevante fator de risco à saúde, particularmente às doenças cardiovasculares e metabólicas.

Qual o melhor horário para ginástica laboral?

Além do mais, ficará mais disposta e feliz, pois qualquer atividade física gera serotonina, hormônio responsável pela sensação de leveza e bem-estar. Se você trabalha sentado em frente ao computador o dia inteiro é ideal a realização de ginástica laboral antes, durante e ao final do trabalho.

Qual é o principal objetivo da ginástica laboral?

Entre os objetivos da ginástica laboral estão a prevenção de acidentes de trabalho, combate às doenças ocupacionais, tais como a ansiedade e o estresse, e aumento das capacidades funcionais dos colaboradores. São tipos de ginástica laboral: preventiva, preparatória, corretiva e de relaxamento.

Quais benefícios a ginástica laboral proporciona para o esporte?

Quais os benefícios da ginástica laboral?
  • Desempenho. A ginástica laboral pode ser simples, como um alongamento, uma dança, um jogo ou simplesmente uma caminhada. ...
  • Prevenção de lesões. ...
  • Redução de estresse. ...
  • Bem-estar mental e emocional. ...
  • Ergonomia.

O que fazer na ginástica laboral?

Alongamento e ginástica laboral
  1. Evitar movimentos abruptos;
  2. Realizar dez minutos de alongamento lento antes de iniciar e durante sua atividade laboral;
  3. Fazer os movimentos de forma suave e lenta, inclusive no momento de trocar de exercício;
  4. Manter a posição de alongamento por, pelo menos, 30 segundos;

Qual é o local de aplicação da ginástica laboral?

A ginástica laboral, se refere às atividades de trabalho, ou seja, pode-se ser qualquer atividade física que ajude a manter o corpo em movimento durante o expediente de trabalho, para assim impedir futuros problemas. Dessa forma, o objetivo da ginástica laboral é realizar atividade física mesmo no horário de trabalho.

Qual o tempo de duração da ginástica laboral?

Duração indicada: 20 minutos, durante o horário de trabalho, divididos em pausas para praticar exercícios de compensação e, assim, amenizar os esforços repetitivos, ajudando na retificação das posturas inadequadas. Objetivo: Revigorar os músculos e evitar o acúmulo de ácido lático e possíveis lesões.

O que a ginástica laboral previne?

Colaboradores saudáveis produzem mais e faltam menos ao trabalho por motivos de doença. Além disso, a ginástica laboral também previne fadiga muscular e lesões ocupacionais, diminuindo o número de funcionários afastados do trabalho para recuperação de problemas como tendinite e bursite.

Qual a importância da ginástica laboral para a saúde do trabalhador?

Os benefícios vão desde a melhoria da condição física, prevenção de lesões, redução do nível de estresse e satisfação no ambiente de trabalho. “São atividades que compensam os profissionais como dinâmicas, alongamentos, exercícios que trabalham a parceria, raciocínio, trabalho em dupla e em equipe.

Quantas vezes por semana ginástica laboral?

Os órgãos mundiais de saúde recomendam que a pessoa faça, no mínimo, trinta minutos, por dia, de exercícios físicos moderados, cinco vezes por semana.

Qual o país de origem da ginástica?

A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.

Quem pode fazer ginástica laboral na empresa?

Art. 5º A ginástica laboral deverá ser ministrada por profissional graduado em Educação Física, devidamente habilitado para aplicar e supervisionar os exercícios de alongamento das estruturas corpóreas exigidas nas ações inerentes ao trabalho. desenvolvida no âmbito do local de trabalho.

Quais são os cuidados que devem ser tomados ao praticar ginástica localizada?

É muito importante que elas esteja firme na perna, para evitar seu deslocamento, que poderá transferir uma tensão na articulação que causará desconforto articular. Para trabalhos em pé, tomar cuidado com o excesso de carga, principalmente quando há deslocamento na rotina exercícios.

O que a ginástica laboral pode ser?

De acordo com a ABGL (2012), a ginástica laboral pode ser definida como “um programa de exercícios aplicados durante a jornada de trabalho, que con- templa em seus objetivos específicos minimizar e compensar a sobrecarga ge- rada nas estruturas musculoesqueléticas; otimizar a percepção corporal e da postura; contribuir ...

Qual tipo de ginástica pode trazer prejuízos físicos a quem a pratica?

Resposta verificada por especialistas

O tipo de ginástica que poderá trazer alguns prejuízos para as pessoas que a pratica seria a: c) Competitiva.

Quem foi que criou a ginástica laboral?

Os primeiros registros da prática de Ginástica Laboral são de 1925, em que operários da Polônia faziam uma pausa adaptada de acordo com cada ocupação para se exercitarem. Após alguns anos esse tipo de pausa para prática de exercício começou a ser introduzido na Holanda e Rússia.

Quantos tipos de ginástica laboral existe?

Tipos de ginástica laboral
  1. Ginástica laboral preparatória. De acordo com o próprio nome, ela tem o objetivo de iniciar a preparação a jornada de trabalho. ...
  2. Ginástica laboral compensatória. ...
  3. Ginástica laboral de relaxamento. ...
  4. Ginástica laboral corretiva.

Por que a ginástica laboral foi criada?

Há relatos que a ginástica surgiu em 1925, junto com a revolução industrial. Portanto, justamente devido a uma alta demanda dos funcionários na época, uma que vez o número de lesões por esforços repetitivos e distúrbios relacionados ao trabalho aumento consideravelmente.

Artigo anterior
Para que serve carbonato de lítio dá sono?
Artigo seguinte
Quais os 9 tipos textuais?