Quais os tipos de fraturas ósseas e suas classificações?
Perguntado por: Denis Gil Carvalho de Pacheco | Última atualização: 6. April 2022Pontuação: 4.1/5 (44 avaliações)
- Fratura transversal: ocorre em um ângulo quase reto em relação ao eixo longitudinal do osso;
- Fratura oblíqua: atravessa o osso em um ângulo oblíquo;
- Fratura em espiral: o osso é separado e a fratura forma espirais ao redor do eixo longitudinal.
Quais são os tipos de fraturas ósseas?
- Simples: apenas o osso é atingido;
- Expostas: a pele é perfurada, havendo a visualização do osso. ...
- Complicadas: afetam outras estruturas além do osso, como nervos, músculos ou vasos sanguíneos;
- Incompletas: são lesões nos ossos que não geram quebra, mas resultam nos sintomas de fratura.
Como são classificadas os tipos de fraturas?
As fraturas podem ser definidas como uma ruptura parcial ou total do osso e podem ser classificadas em abertas ou fechadas, de acordo com o lesionamento da pele ou não. Uma fratura fechada é quando não ocorre o rompimento da pele, já a exposta é quando a pele é rompida e o osso apresenta-se exposto.
Quais são os dois tipos de fraturas que existem?
- simples — quando apenas um osso é quebrado e a lesão permanece fechada, ou seja, a estrutura não rompe a pele;
- expostas — que provocam a perfuração da pele e permitem a visualização do osso.
Qual a classificação do osso fraturado?
A classificação mais comum é a que delimita as fraturas expostas e fechadas: Fratura exposta: o osso quebrado lesionou a pele e está exposto ao ambiente; Fratura fechada: a pele fica intacta, ou seja, o osso não fica exposto ao ambiente.
Tipos de Fraturas Ósseas | IMEB
O que é considerado fratura?
Uma fratura é uma rachadura ou quebra de um osso. A maioria das fraturas resulta de uma força aplicada ao osso. As fraturas geralmente resultam de lesões ou esforço excessivo.
Como classificar uma fratura exposta?
Três tipos de fraturas eram identificados: o daquelas secundárias à exposição através do fragmento que perfura a pele, ou seja, de baixa energia (tipo I); o daquelas secundárias a trauma externo de baixa energia que expõe o osso no local da violência, produz ferimento limitado (tipo II); e o daquelas mais graves, em ...
Qual o tipo de fratura mais grave?
Complicadas. Este tipo de fratura é considerado muito grave, pois causam graves danos em estruturas mais delicadas do corpo humano, como vasos sanguíneos, tecidos, músculos e órgãos —podendo colocar em risco a vida da pessoa que sofreu o trauma.
O que é fratura completa e incompleta?
Uma fratura pode ser, ainda, completa ou incompleta. A fratura completa é aquela que atinge inteiramente a estrutura óssea, enquanto a incompleta gera lesão parcial. Existe ainda a fratura cominutiva, em que o osso é dividido em mais de dois pedaços, é como se ele fosse “esmagado”.
O que é uma fratura cominutiva?
A fratura cominutiva é caracterizada pela quebra do osso em mais de dois fragmentos, o que acontece principalmente devido a situações de alto impacto, como acidentes de carro, com arma de fogo ou quedas graves.
O que é uma fratura oblíqua?
Fratura oblíqua: atravessa o osso em um ângulo oblíquo; Fratura em espiral: o osso é separado e a fratura forma espirais ao redor do eixo longitudinal.
O que é uma fratura em galho verde?
Fratura em “galho verde”: o osso é “lascado” ou “trincado”, sendo que um lado dele permanece íntegro. Fratura subperiostal: ocorre sob o periósteo, membrana resistente que envolve o osso.
O que é uma fratura múltipla?
A fratura múltipla é o rompimento de mais de um osso ou rompimento de um mesmo osso em mais de um lugar; Exposta: fratura exposta é quando ocorre o rompimento da pele através do osso, ou seja, quando o osso quebra e, devido ao seu impacto, acaba rompendo os músculos, tecido e pele.
Quais os tipos de fratura quanto ao foco e ao traço?
Classificação das fraturas
As fraturas também podem ser classificadas quanto ao traço da lesão em transversa, longitudinal, oblíqua exposta e desviada, espiral, além das fraturas simples e comunicativas.
Qual o osso mais difícil de quebrar?
O maior osso, nosso fêmur, na coxa, é bem mais difícil de ser fraturado do que, por exemplo, a clavícula – uma das fraturas mais comuns. Parte disso se deve aos músculos que estão ao redor do osso, que são capazes de protegê-lo e absorver impactos.
Quais são as características de uma fratura óssea fechada?
A fratura fechada é aquela em que o osso está quebrado, porém a pele não foi afetada, não sendo permitido então observar o osso.
Como podemos caracterizar que ocorreu uma fratura incompleta?
Incompletas: São as lesões em que o osso quebra mas não completa toda sua extensão, deixando pelo menos alguma região sem sinais de perda continuidade óssea.
O que acontece se não cuidar de uma fratura?
Não seguir as indicações do médico ortopedista significa tornar a fratura em um problema mal curado. Um dos problemas que pode ocorrer, por exemplo, é a pseudartrose que é a criação de uma falsa articulação na fratura o que causaria dor e impossibilidade de ter uma vida normal.
O que pode causar uma osteopenia?
Causas da osteopenia
Uma das principais causas para que ela aconteça é o envelhecimento. O avanço da idade torna os ossos mais porosos, dificultando a absorção do cálcio.
Quando uma fratura precisa de cirurgia?
Tratamento cirúrgico
Quando há uma fratura exposta, é preciso realizar a cirurgia o mais rápido possível (em até 8 horas depois da lesão). Em caso de suspeita de fratura no punho, é fundamental procurar a ajuda de um ortopedista especialista nessa área.
O que acontece quando o osso não cola?
Consolidação viciosa: o osso cicatriza em uma posição anatômica incorreta, que pode ter implicação apenas estética ou até provocar a limitação ou perda da função do membro afetado.
O que é uma fratura fechada?
A fratura fechada é aquela em que o osso quebrou, mas a pele está fechada, não permitindo observar o osso.
Quais são as características de uma fratura aberta?
Fraturas abertas, também chamada de expostas, são aquelas em que há o contato do foco da fratura com o meio externo, podendo culminar desde em lesões puntiformes até fraturas extensas, como no esmagamento.
O que é fratura exposta na perna?
A fratura exposta acontece quando existe uma ferida associada à fratura, podendo ser possível observar o osso ou não. Nestes casos, há maior risco de desenvolver uma infecção e, por isso, é muito importante saber o que fazer para evitar esse tipo de complicações.
Como identificar as fraturas em uma vítima de trauma e qual os tipos de fratura?
- Dor intensa;
- Inchaço ou deformação;
- Formação de uma área arroxeada;
- Sons de crepitação ao movimentar ou incapacidade de movimentar o membro;
- Encurtamento do membro afetado.
Como foi a primeira vez de Sakura e Sasuke?
Quais são os princípios de gestão da qualidade?