Quais os tipos de apropriação indébita?

Perguntado por: Vitória Luísa Costa de Faria  |  Última atualização: 13. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (33 avaliações)

A apropriação indébita pode ser classificada em alguns tipos, a saber:
  • Apropriação indébita propriamente dita. ...
  • Apropriação indébita por negativa de devolução. ...
  • Apropriação indébita previdenciária. ...
  • Apropriação de coisa havida por erro, caso fortuito ou força da natureza. ...
  • Apropriação de tesouro. ...
  • Apropriação de coisa achada.

Quais são as espécies de apropriação indébita?

Há duas espécies de apropriação indébita, sendo elas: a) Apropriação indébita propriamente dita: o agente diz que fez a inversão do título da posse, como por exemplo, no caso de venda da coisa; b) Negativa de devolução: o agente se nega a devolver a coisa.

Como provar a apropriação indébita?

A materialidade e a autoria do crime de apropriação indébita e estelionato encontram-se devidamente comprovados por meio do auto de reconhecimento de pessoa, dos documentos acostados pela lesada, além da prova oral.

Quando é considerado apropriação indébita?

Apropriação indébita é o crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro que consiste no apoderamento de coisa alheia móvel, sem o consentimento do proprietário. O criminoso recebe o bem por empréstimo ou em confiança, e passa a agir como se fosse o dono.

Quais são as formas qualificadas do crime de apropriação indébita?

Existem diversas formas de apropriação indébita, sendo algumas das mais comuns:
  • Apropriação indébita pura (art. 168 do CP): quando o agente se apropria de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção;
  • Apropriação indébita Previdenciária (art. ...
  • Apropriação indébita de coisa achada (art.

Apropriação Indébita - art. 168 do CP

18 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo de prescrição do crime de apropriação indébita?

Prazo prescricional de 04 anos. Decurso de lapso temporal superior a 04 anos desde a data do recebimento da denúncia.

Quem é o sujeito ativo do crime de apropriação indébita?

Sujeito ativo da apropriação indébita é quem tem a posse ou a detenção. Tratando-se de funcionário público, há delito de peculato (art. 312 do CP).

Qual a multa para apropriação indébita?

A apropriação indébita previdenciária tem uma pena mais pesada, de dois a cinco anos de reclusão e multa. A punibilidade poderá ser considerada extinta se o infrator confessar o delito e regularizar a situação antes do início das medidas fiscais de cobrança.

O que fazer em caso de apropriação indébita?

Como denunciar a apropriação indébita. Caso você suspeite ou tenha evidências de apropriação indébita, é essencial denunciar o crime às autoridades competentes. A denúncia pode ser feita em uma delegacia de polícia, no Ministério Público ou através do Disque Denúncia, se disponível em sua região.

Quando o dinheiro poderá ser objeto de apropriação?

O dinheiro, quando recebido de modo vinculado, afetado a determinada aplicação, pode ser objeto material da apropriação indébita.

Qual a diferença entre o delito de estelionato e de apropriação indébita?

No estelionato, este está presente desde o início de sua conduta, isto é, o dolo existe desde o início da ação delituosa. Na apropriação indébita por sua vez, o dolo é subseqüente, determinando a inversão da natureza da posse. No sentido do texto Cezar Roberto Bitencourt.

Qual a diferença entre roubo e apropriação indébita?

Qual é a diferença entre apropriação indébita e furto? No furto, o criminoso toma posse de propriedade alheia sem autorização, enquanto na apropriação indébita, a pessoa inicialmente tem posse lícita do bem ou dinheiro, mas se recusa a devolvê-lo após apropriar-se indevidamente.

O que é um crime de prevaricação?

É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Pode retirar queixa de apropriação indébita?

Aqui depende da representação da vítima para que o autor do crime seja denunciado. Neste caso, a vítima pode "retirar a queixa", ou em termos técnicos: se retratar, até o Ministério Público fazer a denúncia (quando efetivamente sai da delegacia e vira um processo judicial).

Sou obrigado a devolver um PIX errado?

159 do Código Penal. Ou seja, não devolver um Pix recebido por engano pode levar a prisão de fato. O Código Penal no artigo 168 também refere-se a apropriação indébita quando alguém, tendo recebido por erro ou engano, algum bem, valor ou serviço, deixa de restituí-lo ao legítimo dono.

Qual o crime para quem compra e não paga?

O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.

Qual o crime de vender algo que não é seu?

ESTELIONATO NA MODALIDADE DE DISPOSIÇÃO DE COISA ALHEIA COMO PRÓPRIA (ART. 171 , § 2º , I , DO CÓDIGO PENAL ).

Qual é o significado da palavra apropriação?

Conforme o dicionário etimológico, o termo apropriação tem origem latina (appropriationem) e significa “[...] apoderação, apoderamento, posse de alguma cousa, tornar alguma cousa sua, de sua propriedade.” (BUENO, 1974, p. 301).

Quanto tempo um réu primário de crime de receptação pode pegar?

Qual a pena para o crime de receptação? O artigo 180 do Código Penal traz uma pena para o crime, com reclusão que varia de 1 a 4 anos e multa. Desta forma, pela pena mínima atribuída ao crime, é possível a suspensão condicional do processo e também o acordo de não persecução penal.

Qual a pena de um réu primário por apropriação indébita?

Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

O que é apropriação indébita de um veículo?

O código já prevê o crime de apropriação indébita “simples” – apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção –, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa. A proposta tramitou em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário.

Quando você empresta algo E a pessoa não devolve?

Pedir emprestado e não devolver pode se tornar crime. A deputada Laura Carneiro (PFL-RJ) é autora do Projeto de Lei 285/03, que acrescenta artigo ao Código Penal para tipificar como crime o "furto de uso", definido como "subtração, para si ou para outrem, com a intenção de devolver, coisa alheia móvel".

Onde se consuma o crime de apropriação indébita?

Ela destacou que se considera o local da consumação da apropriação indébita onde ocorre a inversão da posse, seja pela tentativa de se desfazer do bem ou da recusa em devolvê-lo.

Qual o foro competente para o crime de apropriação indébita?

Quando se tratar de apropriação indébita propriamente dita (caso dos autos), o foro competente será aquele em que se realizou o ato de disposição ou outra atitude que só o dominus poderia levar a efeito.

Quanto tempo leva para ser julgado um processo de estelionato?

O prazo para se registrar um boletim de ocorrência de crime de estelionato é de até seis (06) meses e pode ser feito em qualquer delegacia da Polícia Civil. Passado este prazo, ocorre a decadência, que é a perda efetiva do direito em si.

Artigo anterior
Qual família pertence o milho?
Artigo seguinte
Qual o significado da amendoeira na Bíblia?