Quais os tipos de anemia perniciosa?

Perguntado por: Kelly Andreia Ramos Neto Sá  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)

A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica causada pela falta da vitamina B12 (ou cobalamina) no organismo. A anemia perniciosa faz parte do grande grupo de anemias megaloblásticas que são causadas pela deficiência da vitamina B12 no organismo.

Qual a classificação da anemia perniciosa?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia macrocítica. Às vezes, também é chamada de anemia megaloblástica por causa do tamanho anormalmente grande dos glóbulos vermelhos produzidos. A anemia perniciosa não é o único tipo de anemia macrocítica.

Quais os 3 tipos de anemias?

Conheça os diferentes tipos de anemia
  • Anemia por deficiência de ferro. Este é o tipo mais comum de anemia e pode variar de intensidade. ...
  • Anemia perniciosa e deficiências de vitamina B12 e ácido fólico. ...
  • Anemia aplástica. ...
  • Anemias hemolíticas. ...
  • Anemia das doenças crônicas.

Quais são os tipos de anemia hemolítica?

Existem três tipos diferentes de anemia hemolítica: quente, fria e mista.

Quais as características da anemia perniciosa?

A anemia perniciosa, também conhecida como anemia de Addison, é um tipo de anemia megaloblástica causada pela deficiência de vitamina B12 (ou cobalamina) no organismo, levando a sintomas como fraqueza, palidez, cansaço e formigamento das mãos e pés, por exemplo.

ANEMIAS MACROCÍTICAS | ANEMIA MEGALOBLÁSTICA E ANEMIA PERNICIOSA - HEMATOLOGIA

23 questões relacionadas encontradas

O que é a anemia perniciosa?

Anemia Perniciosa, doença autoimune causada pela deficiência de vitamina B12. Anemia perniciosa, um subtipo da anemia megaloblástica, caracteriza-se pela deficiência de vitamina B12, que não é absorvida pelo organismo. Formigamento e dificuldades para andar podem acometer o portador da doença.

Qual a diferença de anemia ferropriva e perniciosa?

As anemias que estão diretamente envolvidas com a alimentação são as chamadas: anemia ferropriva (deficiência de ferro) e anemias megaloblastica ou perniciosa (defiência de Vitamina B9 ou B12).

Como identificar uma anemia hemolítica?

Para o diagnóstico da anemia hemolítica autoimune, os exames que o médico solicitará incluem:
  1. Hemograma, para identificar a anemia e observar a sua gravidade;
  2. Testes imunológicos, como o teste de Coombs direto, que evidencia a presença de anticorpos ligados à superfície das hemácias.

Como identificar anemia hemolítica no hemograma?

A anemia hemolítica é moderada; o hemograma mostra numerosos leptócitos, raros drepanócitos e alguns eritrócitos com uma forma peculiar, ditos pecilócitos SC, decorrentes da dupla cristalização das hemoglobinas anormais; a CHCM costuma estar diminuída (hipocromia sem microcitose).

Como investigar anemia hemolítica?

Os seguintes exames podem identificar o tipo de anemia hemolítica:
  1. Contagem absoluta de reticulócitos.
  2. Teste de Coombs direto.
  3. Teste de Coombs indireto.
  4. Teste de Donath-Landsteiner.
  5. Aglutinina febril ou fria.
  6. Hemoglobina livre no soro ou na urina.
  7. Hemossiderina na urina.
  8. Contagem plaquetária.

Qual é o tipo de anemia mais grave?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica que acontece quando a pessoa ingere vitamina B12, mas o corpo não consegue absorvê-la, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.

Qual tipo de anemia que não tem cura?

Anemias hereditárias

A anemia falciforme e a talassemia não têm cura, apenas tratamentos que consistem em transfusões de sangue regulares. Também é indicado que o paciente evite exercícios pesados e mantenha uma dieta rica em nutrientes.

Que tipo de anemia é mais grave?

Anemias por doenças na medula óssea

Como é um tipo de anemia mais grave, suas intervenções também são severas. Portanto, elas podem incluir medicamentos para estimular a medula e demandar transfusões de sangue.

Como as anemias podem ser classificadas?

As anemias podem ser classificadas sob dois pontos de vista diferentes: a classificação fisiopatológica e a classificação morfológica. Sob o ponto de vista da classificação fisiopatológica, subdividimos as anemias em hipoproliferativas ou hiperproliferativas.

Como classificar uma anemia?

VCM (volume corpuscular médio): é utilizado para classificar as anemias. Para uma melhor abordagem diagnóstica, as anemias podem ser classificadas de acordo com o resultado do VCM em microcíticas (VCM < 80 fL), normocíticas (VCM entre 80 e 100 fL) e macrocíticas (VCM > 100 fL) (ver Figs. 50.1, 50.3 e 50.4).

Qual a classificação morfológica da anemia?

Quanto à morfologia, as anemias são classificadas em três tipos: Microcítica: quando os eritrócitos têm tamanho menor do que o normal para a espécie em questão; Normocítica: quando os eritrócitos têm tamanho normal para a espécie; Macrocítica: quando os eritrócitos são maiores do que o tamanho normal para a espécie.

Quais exames laboratoriais para anemia hemolítica?

Para confirmar a anemia hemolítica (AH), é necessário olhar vários exames laboratoriais, preferencialmente em conjunto.
  • Hemograma. ...
  • Contagem de reticulócitos. ...
  • Desidrogenase lática (DHL ou LDH) ...
  • Bilirrubinas. ...
  • Haptoglobina. ...
  • Eletroforese de hemoglobinas. ...
  • Teste da antiglobulina direto (TAD)

Quais são os achados laboratoriais que sugerem uma anemia hemolítica?

A primeira observação que muitas vezes sugere o diagnóstico é auto- aglutinação à baixas temperaturas, da amostra de sangue anticoagulado do paciente, anemia leve a moderada, alterações morfológicas (anisocitose, esferocitose, poiquilocitose e policromasia), reticulocitose, aumento bilirrubinas e hemoglobinúria.

O que é uma crise hemolítica?

Define-se hemólise como a destruição prematura e, consequentemente, um ciclo de vida mais curto dos eritrócitos (< 120 dias). A anemia acontece quando a produção da medula óssea não consegue mais compensar a diminuição da sobrevida dos eritrócitos; essa doença é chamada de anemia hemolítica.

Como identificar Hemolise?

Como identificar a hemólise

Laboratorialmente, conseguimos diferenciar as hemólises da seguinte maneira: na in vivo, ocorre um aumento da hemoglobina, do LDH, do índice de reticulócitos e da bilirrubina livre, sem aumento do potássio, além da diminuição da haptoglobina.

Como detectar anemia Megaloblastica?

Para fazer o diagnóstico da anemia megaloblástica, a médica ou médico pode solicitar um hemograma, para analisar se houve diminuição do número de hemácias e de hemoglobina, aumento do tamanho das hemácias, entre outros indicadores técnicos da condição.

Quais são os tipos de anemia que existem?

São 7 os tipos mais comuns: Anemia Falciforme: tendo sua origem na genética, é destruidora das células vermelhas do sangue e ocasiona sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés, dor em todo o corpo. Precisa ter alimentação regulada, realizar transfusão de sangue e, muitas vezes, a penicilina.

Quais os prejuízos mais graves da anemia perniciosa?

(Anemia perniciosa) A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer em veganos que não tomam suplementos ou em decorrência de um distúrbio de absorção. Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas.

Quais as doenças Auto-imunes que estão associadas a anemia perniciosa?

Entre as condições mais frequentes associadas à anemia perniciosa se encontram:
  • Doença de Addison;
  • Tireoidite crônica;
  • Homocistinúria;
  • Acidúria metilmalônica;
  • Lúpus;
  • Dermatite herpetiforme;
  • Doença de Crohn;
  • Doença de Graves;

Qual a melhor vitamina para anemia perniciosa?

O tratamento para a anemia perniciosa é feito por meio da suplementação de vitamina B12 via oral ou por meio de injeções, além do consumo de alimentos ricos em vitamina B12.

Artigo anterior
Quantos alunos tiraram 1.000 na redação do Enem?
Artigo seguinte
É obrigatório pagar taxa de adesão?