Quais os tipos de aceite?

Perguntado por: Luísa Nádia de Anjos  |  Última atualização: 30. Oktober 2024
Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)

O aceite pode ser total ou parcial, e se dá pela simples assinatura do sacado no anverso (frente) do título.

Quais títulos tem aceite?

O aceite é necessário nos títulos de crédito em que o sacador não é o devedor principal, mas outra pessoa, isto é, quando a pessoa que emitiu um Título de Crédito não é a que deve pagá-lo. O aceite é necessário para que esta se consubstancie como devedora, o que ocorre na Letra de Câmbio e na Duplicata.

São as principais características do aceite?

Entende-se por aceite o ato unilateral, formal e simples, segundo o qual o sacado se obriga a efetuar, no vencimento, o pagamento da ordem que lhe é dada. Tal ato pode consistir ou numa declaração subscrita pelo sacado (ex: 'aceito a presente letra de câmbio etc.

O que é título com aceite?

Através do aceite, o sacado (destinatário da ordem de pagamento) concorda em arcar com o título de crédito cuja ordem de pagamento lhe foi dada. O sacado torna-se, portanto, devedor direto do título de crédito. É que nenhum devedor pode ser obrigado a ver sua dívida representada num título de crédito.

Quando o aceite é utilizado?

Ela é utilizada quando uma empresa presta serviços a um cliente e deseja formalizar o valor devido por meio de um título de crédito. A duplicata de prestação de serviços representa o montante a ser pago pelo cliente pelos serviços prestados pela empresa.

Tipos de aceite y sus características

44 questões relacionadas encontradas

Quem emite o aceite?

O aceite é ato exclusivo de sua vontade. Resulta da simples assinatura do sacado no anverso do título; no verso, a assinatura vem seguida da palavra “aceito” ou qualquer outra equivalente. O aceitante é o devedor principal da letra de câmbio.

O que é aceite do sacado?

O ato cambial pelo qual o sacado concorda em acolher a ordem incorporada pela letra se chama “aceite”. Nada o obriga a aceitar a letra de câmbio, nem sequer a prévia existência de obrigação perante o sacador ou o tomador. O sacado somente assumirá obrigação cambial, pelo aceite, se o desejar.

Quais os tipos de aceite na duplicata?

O aceite é irretratável, irrevogável e insuscetível. (FAZZIO JÚNIOR, 2005). E, em razão da obrigatoriedade do ato de vinculação do sacado à duplicata, Ulhoa (2012) afirma ser possível dividir, em relação a esse título, três modalidades de aceite: ordinário, por presunção e por comunicação.

É possível executar duplicata sem aceite?

Nos termos do art. 15 da Lei 5.474 /68, é admissível a execução de duplicata sem aceite, bastando que o credor instrua a inicial com o instrumento de protesto e o comprovante de entrega das mercadorias.

O que é aceite em duplicata?

O aceite é o ato pelo qual o devedor declara que aceita pagar o título de crédito (duplicata) conforme emitido.

O que significa duplicatas?

O que é duplicata

A duplicata é um título de crédito que representa uma venda a prazo. Ela é emitida pelo vendedor e entregue ao comprador como comprovante de que existe uma dívida a ser paga. Com a duplicata, o vendedor terá a certeza de que receberá o valor da venda.

Qual a diferença entre cheque e duplicata?

Duplicata: ordem de pagamento dada pelo vendedor de determinada mercadoria ou pelo prestador de um certo serviço (sacador) a terceiro. Cheque: ordem incondicional de pagar à vista quantia determinada. Ao portador: não revelam o nome do beneficiário. Há presunção de titularidade do portador.

O que é endosso e aval?

O endosso e o aval são institutos típicos do direito cambiário, diferentemente da cessão de crédito e da fiança, institutos que remontam ao direito civil. Os institutos guardam similitudes e divergências que serão explicadas nas linhas adiante. Endosso e cessão de crédito são formas de transmissão de crédito.

Como chama 4 títulos?

Da mesma forma, tricampeão é o campeão três vezes em sequência, tetracampeão é quem vence quatro campeonatos seguidos, pentacampeão é o campeão cinco vezes seguidas e assim sucessivamente (hexacampeão, heptacampeão, octotacampeão ou octetacampeão...).

Como se chama 4 títulos?

Quem ganha três, é tricampeão. Quem tem quatro, é tetra, e assim por diante.

O que é aceite limitativo?

Aceite limitativo: Aceite que limita o valor. Aceite modificativo: Aceite que modifica alguma das condições do título.

Quem dá o aceite na duplicata?

O aceite promovido na duplicata mercantil corresponde ao reconhecimento, pelo sacado (comprador), da legitimidade do ato de saque feito pelo sacador (vendedor), a desvincular o título do componente causal de sua emissão (compra e venda mercantil a prazo).

O que é o aceite no protesto?

“Ocorre o aceite presumido quando o protesto se dá por falta de pagamento e existe comprovante de que o devedor tenha recebido as mercadorias, e o sacado não tenha recusado o aceite no prazo legal.

O que invalida uma duplicata?

Quando a dívida é quitada, a duplicata deve ser considerada inválida e tirada de circulação.

Qual a diferença entre duplicata e título?

Trata-se de um título de crédito emitido por uma empresa que vendeu uma mercadoria ou prestou serviço para outro negócio. Vale lembrar que a duplicata não é um documento de cobrança, diferente da nota promissória e do boleto bancário.

Porque Elena é uma duplicata?

Elena às vezes é chamada de duplicata Petrova por causa de sua aparente semelhança com Katerina Petrova. Com a morte de Amara e Elena sendo a última duplicata, espera-se que a linhagem Petrova duplicata esteja extinta com a morte de Elena. Tatia foi a primeira duplicata de Amara.

Quais tipos de duplicata existem?

Duplicata de serviços: destinada a transações relacionadas à prestação de serviços; Duplicata rural: utilizada em transações agrícolas, envolvendo produtos do setor primário. Duplicata industrial: aplicada em transações entre empresas do setor industrial.

Quem deve assinar a duplicata?

‍Como funciona o aceite de duplicata

Entre outros dados, o documento deve conter a declaração do recebimento de sua exatidão e da obrigação de pagá-la e ser assinado pelo comprador. O ideal nesse caso é que o comprador assine sua concordância na duplicata.

Como fazer uma duplicata?

Como preencher uma duplicata?
  1. A palavra “duplicata” no documento;
  2. Data de emissão;
  3. Número de ordem;
  4. Número da fatura;
  5. Data de vencimento ou a declaração, caso a duplicata for à vista;
  6. Nome e endereço completos do vendedor e comprador;
  7. Local de pagamento;
  8. Cláusula à ordem;

É possível endossar uma duplicata?

A duplicata pode ser endossada, transferindo-se seu crédito a outro credor (endosso translativo) ou endossada com a finalidade de terceira pessoa cobrá-la do devedor (endosso mandato). Também as duplicatas podem ser garantidas por aval.

Artigo anterior
O que fazer para tirar manchas escuras da virilha?
Artigo seguinte
Porque a água do rio é chamado de água doce?