Quais os tipos de ação penal pública de iniciativa privada?

Perguntado por: Bianca Rodrigues Nascimento  |  Última atualização: 26. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (30 avaliações)

A pública se subdivide em incondicionada ou condicionada. Já a privada pode ser iniciativa privada propriamente dita, também chamada pela doutrina de ação privada exclusiva; a ação penal de iniciativa privada subsidiária da pública; a ação penal de iniciativa personalíssima; e ação penal secundária.

O que é ação penal de iniciativa privada?

Ação Penal de Iniciativa Privada é aquela ação em que o titular da ação é o ofendido, é a vítima ou seu representante legal mediante queixa, por exemplo, crimes contra a honra.

Quais os tipos espécies de ação penal pública de iniciativa privada?

Existem os seguintes tipos de ação penal:
  • Ação Penal Pública Incondicionada.
  • Ação Penal Pública Condicionada à Representação.
  • Ação Penal Pública Condicionada à Requisição.
  • Ação Penal Privada Exclusiva.
  • Ação Penal Privada Subsidiária da Pública.
  • Ação Penal Privada Personalíssima.

Qual a diferença de ação penal pública e privada?

A ação penal pública depende de iniciativa do Ministério Público (promotor público, cargo que em instâncias superiores ou na esfera federal recebe o nome de procurador). Ela se contrapõe à ação penal privada, cuja iniciativa não pertence ao poder público, mas ao particular. ...

O que é ação penal de iniciativa pública?

Ação penal de iniciativa pública é aquela em que o titular da ação penal é o Ministério Público, em caráter privativo, a teor do art. ... Incondicionada é aquela modalidade de ação penal de iniciativa pública que independe da vontade da vítima para que o fato tido por delituoso seja processado e julgado.

Ação Penal Pública x Ação Penal Privada - Processo Penal - Christiano Gonzaga

30 questões relacionadas encontradas

Quais os crimes de ação penal pública?

São exemplos de crimes dos quais se requer Ação Penal Pública Condicionada por representação: Perigo de contágio venéreo (art. 130, CP), ameaça (art. 147, CP), violação de correspondência comercial (art. 152, CP), divulgação de segredo (art.

Qual espécie de ação penal que é seguida como regra pelo Código Penal?

Ação Penal Pública Incondicionada

A regra é que a Ação Penal é pública incondicionada, salvo quando expressamente a lei declara de modo diverso (CP, art. 100). CP Art. 100 – A ação penal é PÚBLICA, salvo quando a lei expressamente a declara privativa do ofendido.

Quais são os crimes de ação penal pública e privada?

Quais são os crimes de ação penal privada. Segundo o Código Penal, existem diversos exemplos de crimes que se encaixam no perfil da ação penal privada, tais como: calúnia, difamação, injúria, violação de direito autoral, introdução ou abandono de animais em propriedade alheia, dentre outros.

Como identificar ação penal privada?

A ação penal privada é aquela na qual se tem como titular, em regra, o ofendido (§ 2º do art. 100 do CP) e, excepcionalmente, - na falta de capacidade da vítima - o seu representante legal (§ 3º do art.

O que é uma ação penal e quais são as suas espécies?

De acordo com esse critério, as ações são classificadas em ação penal de iniciativa pública e ação penal de iniciativa privada. A primeira subdivide-se em ação penal pública condicionada que pode ser por representação do ofendido ou requisição do Ministro da Justiça e a ação penal pública incondicionada.

Como se dividem as ações penais públicas?

Nesse caso, em que o processo criminal é iniciado pelo Ministério Público, dá-se o nome de “ação penal pública”. Contudo, dentro da classificação “ação penal pública”, há uma subdivisão: “ação penal pública incondicionada” e “ação penal pública condicionada à representação”.

Qual a classificação da ação penal?

No Brasil, as ações penais classificam-se em ação penal pública ou privada, levando em conta o sujeito que a promove. ... Assim, temos a Ação Penal Pública promovida pelo Ministério Público e a Ação Penal de Iniciativa Privada, exercida pela vítima, nos casos em que a lei permitir.

Qual a principal diferença entre a ação penal privada exclusiva para a ação penal privada personalíssima?

A Ação Penal Privada Exclusiva é aquela em que a vítima ou seu representante legal exerce diretamente. ... A Ação Penal Privada Personalíssima é diferente, pois a ação somente pode ser proposta pela vítima. Somente ela tem este direito. Não há representante legal nem a possibilidade dos legitimados no artigo 31 do CPP.

Como se inicia a ação penal privada?

A ação penal de iniciativa privada tem base legal no art. 100, § 2º, do Código Penal, e art. 30 do Código de Processo Penal. Inicia-se com o oferecimento de queixa-crime, que precisa respeitar os requisitos descritos no art.

Quem poderá propor a ação penal privada personalíssima?

b) Ação penal privada personalíssima: É aquela que somente poderá ser ajuizada pelo próprio ofendido. Atualmente há um único caso dessa espécie de ação penal, o crime de induzimento a erro essencial ou ocultação de impedimento, previsto no CP art.

Quem pode propor ação penal privada?

Ação penal privada exclusiva é aquela promovida por meio de queixa-crime proposta pela vítima (ofendido) ou seu representante legal , conforme os casos descritos no Código de Processo Penal: morte do ofendido, estar o ofendido declarado ausente por decisão judicial, for menor de 18 (dezoito) anos, mentalmente enfermo, ...

O que é um crime de ação privada?

É aquela cuja a titularidade, em regra, é do ofendido ou se ele for incapaz, do seu representante legal. O crime que exige a interposição de uma de ação penal privada é aquele em que o código prevê a seguinte frase: “somente se procede mediante queixa”.

Quais crimes de ação penal pública incondicionada?

Ante a falta de iniciativa do legislador, em 1984 o STF emitiu a Súmula 608: No crime de estupro, praticado mediante violência real, a ação penal é pública incondicionada. Ou seja: quando houver lesões graves, gravíssimas ou morte da vítima (art.

Quais as duas espécies de ação penal?

O Código de Processo Penal, adotou duas espécies de ações a serem movidas, quais sejam a pública e a privada, a primeira sendo movida pelo Ministério Público, a segunda pela vítima e/ou seu representante legal, respectivamente.

Quais as espécies de ação penal no Direito brasileiro fale sobre cada uma delas?

Ação Penal Pública Condicionada à Representação. Ação Penal Pública Condicionada à Requisição. Ação Penal Privada Exclusiva. Ação Penal Privada Subsidiária da Pública.

Quais são as 4 condições da ação penal?

Condições da ação penal: 2.1 Da possibilidade jurídica do pedido; 2.2 Do interesse de agir; 2.3 Da legitimidade de partes. – 3. Justa causa para a ação penal – 4.

O que é crime de ação penal?

A ação penal consiste no direito de provocar o Estado na sua função jurisdicional para a aplicação do direito penal objetivo em um caso concreto. É também o direito do Estado, único titular do "jus puniendi", de satisfazer a sua pretensão punitiva.

Como funciona a ação penal pública incondicionada?

A ação penal pública incondicionada é a ação penal pública cujo exercício não se subordina a qualquer requisito. Não depende, portanto, de prévia manifestação de qualquer pessoa para ser iniciada. É mesmo irrelevante a manifestação do ofendido.

O que é crime de ação penal pública condicionada?

A ação penal pública condicionada é aquela que, embora deva ser ajuizada pelo MP, depende da representação da vítima, ou seja, a vítima tem que querer que o autor do crime seja denunciado. Nestes crimes, o inquérito policial pode se iniciar: Representação do ofendido ou de seu representante legal.

Quanto à titularidade da ação penal?

O titular da ação penal pública incondicionada é o Ministério Público. O titular da ação penal privada exclusiva é a vítima ou os seus sucessores. D O titular da ação penal privada personalíssima é somente a vítima. O titular da ação penal privada subsidiária é a vítima ou os seus sucessores.

Artigo anterior
O que diz o ECA sobre o direito à educação?
Artigo seguinte
O que é um erro material?