Quais os tipos 5 tipos de textos que existem e explique cada um deles?

Perguntado por: Luana Margarida Fonseca Andrade  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (74 avaliações)

Todo texto tem um objetivo e poderá contar uma história, descrever algo, fazer uma argumentação, informar ou explicar acontecimentos. Uma tipologia textual é identificada pela sua forma e finalidade. Existem cinco principais tipos de textos: narrativo, dissertativo, expositivo, descritivo, injuntivo.

Quais os 5 tipos de texto?

O que são os Tipos de Texto:

São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo.

Quais são os tipos de textos que existem?

Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.

Quais são os tipos de textos e seus significados?

Quais são os 5 tipos de textos? – Resumo
  • Texto Narrativo. A narração tem a função de contar uma história, o narrador desenvolve e nos apresenta os personagens com uma ação que ocorre no tempo. ...
  • Texto Descritivo. ...
  • Texto Injuntivo. ...
  • Texto Expositivo. ...
  • Texto Dissertativo.

Quais tipos de texto temos disponíveis e qual o objetivo de cada um deles?

Os tipos de textos são classificados de acordo com sua estrutura, objetivo e finalidade. De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Tipos Textuais [ Prof Noslen]

32 questões relacionadas encontradas

Qual é o objetivo de um texto narrativo?

A principal finalidade de um texto narrativo é contar uma história através de uma sequência de ações reais ou imaginárias. A narração da história é construída à volta de elementos narrativos, como o espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.

Qual é o objetivo de um texto informativo?

Texto informativo é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria. Normalmente em prosa, o texto informativo elucida e esclarece o leitor sobre o tema em questão.

Como saber o tipo de texto?

Narração, argumentação e dissertação são alguns deles

Existem dois tipos de dissertação: expositiva e argumentativa. A primeira caracteriza-se por ser um tipo de texto onde o autor irá expor suas ideias ou pontos de vista. Já no segundo tipo, o intuito do autor é persuadir o leitor a concordar com a ideia exposta.

Qual a diferença entre o texto narrativo e descritivo?

Um texto narrativo precisa ter fato e sequência de ações. ... De acordo com Valladares, o objetivo de um texto descritivo não é narrar episódios, mas relatar uma cena. "Na descrição, como a palavra já diz, o texto se resume a descrever um acontecimento, pormenorizar detalhes sobre uma pessoa", avalia.

Qual a diferença entre um texto dissertativo e argumentativo?

A dissertação objetiva informa o leitor a respeito de um assunto. O texto dissertativo-argumentativo, por sua vez, objetiva convencer o leitor a acatar o posicionamento do autor. Para algumas pessoas, não existem diferenças entre dissertação e texto dissertativo-argumentativo.

São gêneros textuais?

Tipos de Gêneros Textuais. ... Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.

Quais são os textos expositivos?

O texto expositivo é um tipo textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. ... Artigos científicos, notícias, manuais e receitas são alguns dos inúmeros exemplos de texto expositivo que estão presentes no nosso cotidiano.

O que é um texto narrativo exemplo?

O texto narrativo é aquele em que se conta uma história, seja ela real ou fictícia. Seus elementos básicos são espaço, tempo e personagem. ... O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos.

O que é um texto narrativo e argumentativo?

No caso do texto narrativo, as inferências de previsão se referem a eventos que poderão ocorrer, e no caso do texto argumentativo versam sobre pontos de vista e justificativas que ainda não foram apresentados.

Como fazer um texto narrativo e descritivo?

Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.

Qual o foco dos textos informativos?

O texto informativo é um texto em que o escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta. Tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações.

Qual o gênero de um texto informativo?

Os textos informativos podem ser jornalísticos ou técnicos, sendo que os textos informativos técnicos são manuais de instrução ou bulas de remédios, por exemplo. No âmbito estrutural, muitos textos informativos são compostos por uma breve introdução, desenvolvimento e conclusão.

O que é informativos?

1. Que informa ou é destinado a informar ou a noticiar (ex.: texto informativo).

Quais são as características de um texto narrativo?

O texto narrativo possui como característica alguém que possa contar a história. Este é o papel do narrador ao contar a ação que envolve personagens, tempos, espaços e conflitos. O narrador pode ser observador e contar os fatos apenas sob a sua ótica, mas pode também estar inserido na história como um personagem.

Qual é a finalidade de um texto?

A finalidade normalmente é conscientizar, informar, opinar, narrar, explicar, ensinar, instruir, divertir, convencer, alertar, criticar e etc…

Quais são os elementos de uma narrativa?

Estrutura da narrativa
  • Introdução. É a parte do texto que apresenta as personagens e mostra ao leitor onde elas se localizam em relação ao tempo e espaço.
  • Desenvolvimento. Nesse trecho, o autor conta as ações da personagem. ...
  • Conclusão. Trata-se do final da história. ...
  • Enredo. ...
  • Espaço. ...
  • Tempo. ...
  • Ação. ...
  • Narrador personagem.

São exemplos de gêneros textuais expositivos?

Texto expositivo: os textos expositivos têm a função de expor ideias empregando recursos de comparação, conceituação, definição, informação e descrição. Os gêneros textuais que fazem parte do tipo textual expositivo são: jornais, enciclopédias, resumos escolares, verbetes de dicionário, entre outros.

São gêneros da tipologia expositiva?

Podemos citar, como gêneros pertencentes à tipologia expositiva: verbetes de enciclopédia, o artigo científico, matérias de divulgação científica em jornais, palestras, seminários, conferências, aulas expositivas, monografias, dissertações e etc.

O que é texto expositivo-argumentativo exemplo?

O texto expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Este discurso, onde se valoriza a capacidade de apreensão, de construção e de expressão de argumentos, é constituído por uma ideia principal, confirmada por dados e razões que defendem a opinião emitida.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para entrar o pagamento de um boleto?
Artigo seguinte
Como conectar AirPods falso no Android?