Quais os sintomas de dispepsia?

Perguntado por: Vasco Flávio Costa de Gomes  |  Última atualização: 16. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (67 avaliações)

Dispepsia é uma sensação de dor ou desconforto na parte superior do abdome; muitas vezes é recorrente. Pode ser descrita como indigestão, gases, saciedade precoce, empachamento pós-prandial, sensação de corrosão interna ou queimação.

O que é dispepsia nervosa?

A gastrite nervosa, também conhecida como dispepsia funcional, é uma doença do estômago que, apesar de não causar inflamação no estômago como a gastrite clássica, também provoca sintomas como azia, queimação e sensação de estômago cheio, e surgem devido a questões emocionais, como stress, ansiedade e nervosismo.

O que a dispepsia pode causar?

Normalmente, causa sensação de dor ou queimação na região epigástrica e dificuldade de digestão, gerando a sensação de saciedade precoce (quando se come pouco e se sente satisfeito rapidamente) e empachamento (quando o alimento parece ficar no estômago por mais tempo).

Qual a diferença entre dispepsia é gastrite?

Nesse sentido, a gastrite sinaliza a inflamação da parede do estômago por uma causa efetiva, como H. pylori, má alimentação e uso de remédios anti-inflamatórios, por exemplo. Por outro lado, a dispepsia funcional é quando o paciente apresenta o sintoma de dor e queimação no estômago, mas sem uma causa efetiva.

Quanto tempo dura uma crise de dispepsia?

O tempo de tratamento na dispepsia funcional seria de 4 a 8 semanas de IBP. Caso não haja resposta clínica, a medicação deve ser suspensa e outras opções, tentadas.

Dispepsia Funcional - Conheça os principais sintomas deste mal

27 questões relacionadas encontradas

Qual remédio é bom para dispepsia?

Para aliviar os sintomas de dispepsia o médico pode recomendar o uso de analgésicos, para aliviar a dor no estômago, assim como medicamentos inibidores da produção de ácido, usados para tratar a úlcera péptica, como Omeprazol ou Esomeprazol, por exemplo, ou medicamentos denominados procinéticos, que ajudam a esvaziar o ...

O que é bom tomar para dispepsia?

Dispepsia: tratamento

Evitar tabagismo e consumo excessivo de álcool; Comer devagar e em lugar tranquilo; Melhorar os hábitos alimentares com a diminuição de alimentos muito gordurosos, ácidos ou condimentados.

O que é exame de dispepsia?

Estes testes permitem avaliar alguns órgãos que circundam o estômago, como pâncreas, fígado, vesícula e vias biliares. Hoje existem dados consistentes na literatura que demonstram a relação de intolerância alimentar com sintomas dispépticos, em especial à lactose, frutose e glúten.

Quais os tipos de dispepsia?

Elas costumam ser divididas em dois grandes grupos: orgânica e funcional.

Qual é o sintoma da gastrite nervosa?

digestão mais lenta e acúmulo de gases, provocando arrotos; perda de apetite e ânsia de vômito; azia ou queimação; dor de cabeça e mal estar.

O que evitar para dispepsia?

ORIENTAÇÕES PARA DISPEPSIA:

Evitar alimentos gordurosos / frituras; • Evitar bebidas gaseificadas: água com gás e refrigerantes; Evitar condimentos fortes: pimenta, gengibre, molho de tomate, cebola etc; Evitar bebidas alcoólicas; Parar de fumar.

Como é a dor de estômago de ansiedade?

Essa condição é chamada de dispepsia funcional e os sintomas podem incluir azia, má digestão e desconforto na região do abdômen. “Ansiedade e estresse aumentam a acidez estomacal e estão diretamente relacionados à persistência desses sintomas.

O que pode ser enjoo e arrotos?

A má digestão pode resultar em excesso de gases no estômago, inchaço no estômago e arrotos constantes, além de sensação de estômago cheio, desconforto abdominal ou enjoo.

O que fazer quando a ansiedade ataca o estômago?

Se a ansiedade está prejudicando a digestão, é melhor cuidar dos dois lados: avaliar, com um gastroenterologista os desconfortos intestinais e com um psicólogo ou psiquiatra o quadro de ansiedade. Alguns exercícios também podem complementar o tratamento, como os de respiração, aponta a psicoterapeuta Nicole Reiner.

O que pode ser excesso de arrotos?

Comer muito rápido; Falar durante a ingestão de alimentos; Alimentos facilmente fermentáveis, como a lactose. Bebidas gaseificadas contém gás carbônico em sua composição que, ao chegar ao estômago, reage com o ácido clorídrico produzindo ainda mais gases.

O que acontece quando o estômago não faz digestão?

A gastroparesia, também chamada de retardo no esvaziamento gástrico, é um distúrbio que diminui ou pára o movimento do alimento do estômago para o intestino delgado. A gastroparesia pode ocorrer quando o nervo vago é danificado por doença ou lesão e os músculos do estômago param de trabalhar normalmente.

Como diagnosticar dispepsia funcional?

Geralmente esses sintomas estão associados à alimentação, então também é comum ter uma sensação de má digestão. Outros indícios de dispepsia funcional são: queimação ou pontadas no estômago, saciedade precoce, náusea e empachamento (sensação de estufamento).

Como é a dor epigástrica?

Então. Esta é a dor epigástrica, que ataca logo abaixo das costelas, na área da parte superior do abdômen. Na maioria das vezes, ela não é algo tão preocupante, e pode indicar alguma alteração no estômago, esôfago ou início do intestino.

O que pode ser sensação de empachamento?

O estômago pesado, ou a sensação de estufamento após comer, é um sintoma geralmente associado à indigestão ou à má digestão.

O que é dispepsia K30?

CID K30: o que significa? CID K30 faz referência à dispepsia, conhecida popularmente como indigestão. O código integra a seção Doenças do esôfago, do estômago e do duodeno (CID K20-K31) do Capítulo XI – Doenças do aparelho digestivo (CID K00 a K93).

O que fazer para acabar com a sensação de estômago cheio?

3. Dieta. A dieta para aliviar a sensação de estômago cheio e barriga inchada varia conforme a causa desse sintoma. De um modo geral, deve-se priorizar o consumo de alimentos naturais de fácil digestão e que não irritem o estômago, como frutas sem casca e sem semente, legumes cozidos, tubérculos e pão branco.

Qual o melhor remédio para digestão?

Alguns dos remédios para má digestão mais indicados são:
  • Estomazil;
  • Eno;
  • Epocler;
  • Sonrisal;
  • Engov;
  • Gastrol.

O que causa a digestão lenta?

A má digestão é uma situação que pode acontecer após o consumo de alimentos muito gordurosos ou quando se bebe muito líquido durante a refeição, o que deixa a digestão mais lenta e causa o aparecimento dos sintomas de má digestão, como sensação de estômago cheio, gases, desconforto abdominal, arrotos frequentes e enjoo ...

Qual o melhor remédio para desinchar a barriga?

5 remédios diuréticos para desinchar
  • Furosemida. ...
  • Hidroclorotiazida. ...
  • Espironolactona. ...
  • Amilorida. ...
  • Hidroclorotiazida e espironolactona.

O que é bom para eliminar os gases?

Gases no estômago: como eliminar? 8 dicas
  1. Movimente-se. Sabe o que é bom para eliminar gases no estômago? ...
  2. Faça massagens no abdome. ...
  3. Beba água. ...
  4. Faça chá com ervas. ...
  5. Tome bicarbonato de sódio. ...
  6. Tome enzimas digestivas em caso de intolerância à lactose. ...
  7. Alimente-se melhor. ...
  8. Administre fármacos que agem contra a dor.

Artigo anterior
Quantos anos Emma Watson tinha em cada filme de Harry Potter?
Artigo seguinte
Como funciona a fiança?