Quais os sintomas de câncer na bexiga e nos rins?

Perguntado por: Samuel Hélder Barbosa  |  Última atualização: 18. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (27 avaliações)

Nos casos mais avançados da doença, podem ocorrer sintomas como perda de peso, cansaço, fraqueza, perda do apetite, dor óssea e incapacidade de urinar. Contudo, esses sintomas também são comuns em outras doenças como infecção urinária, aumento benigno da próstata, bexiga hiperativa e pedras nos rins e bexiga.

Como saber se tá com câncer na bexiga?

Exames de urina e de imagem, como tomografia computadorizada e investigação interna da bexiga por vídeo, podem apontar o diagnóstico do câncer. O rastreamento, que consiste em exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas, pode ser feito para aqueles que fazem parte de grupos com maior chance de ter a doença.

Quais são os primeiros sintomas de câncer nos rins?

O sintoma mais comum de câncer de rim é a presença de sangue na urina, chamada de hematúria e também pode ser a causa de outras doeças. Por isso, procure seu médico ao notar sinal de sangue na urina. Os sintomas também podem incluir: Dor lombar, no abdômen ou dos lados do corpo.

Quem tem câncer na bexiga sente dor?

O principal sintoma do câncer de bexiga é sangramento na urina, embora na fase inicial o tumor não mostre sinais. Além de sangue, sensação de dor, queimação, urgência e mudança nos hábitos urinários podem indicar a doença.

O que é câncer de bexiga e de rim?

O tumor renal é a terceira neoplasia urológica mais comum, depois do câncer de próstata e bexiga. Corresponde a cerca de 2 a 3 % de todas as neoplasias malignas em adultos. É duas a três vezes mais frequente em homens, sendo mais prevalente entre os 55 e 70 anos de idade.

4 Sinais de Alerta e Fatores de Risco para CÂNCER DE BEXIGA

40 questões relacionadas encontradas

Qual exame detecta o câncer na bexiga?

A detecção precoce pode ser feita através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, como: Exames de urina. Tomografia computadorizada.. Cistoscopia (exame e biópsia interna da bexiga realizado por um instrumento com câmera e específico para remoção de parte do tecido).

É perigoso câncer na bexiga?

Quando diagnosticamos um tumor profundo, o tratamento para o câncer de bexiga muda completamente. A doença costuma ser mais agressiva e pode evoluir para metástase em outros órgãos (como nódulos linfáticos, ossos, pulmões e fígado). Algo bastante perigoso.

Qual o tempo que se pode viver com câncer de bexiga?

O carcinoma urotelial invasivo de bexiga é uma doença potencialmente letal, requer tratamento agressivo e menos de 15% dos pacientes sobrevivem dois anos se não tratados.

Quais são os sintomas de câncer na bexiga feminina?

O principal sintoma da doença é o sangramento visível na urina, então é aquele paciente que vai chegar no consultório falando que viu sangue na urina, que a gente chama de hematúria. Outro indicativo é o desconforto a urinar.

O que provoca câncer na bexiga?

Câncer na bexiga: causas e tratamentos

O tabagismo ativo e passivo é a principal causa de câncer de bexiga. Além disso, também pode ser causado por outros fatores como a exposição ocupacional prolongada às substâncias químicas cancerígenas e irritações crônicas na bexiga, como infecções e cálculos.

Como é a dor de câncer no rim?

Dor na parte lateral da barriga e nas costas; Sangue na urina; Inchaço abdominal; Perda de peso.

Como é a dor do câncer de rim?

Outros sinais também podem aparecer como dor lombar de um lado, massa (caroço) na lateral ou na parte inferior das costas, fadiga, perda de apetite, perda de peso, febre e anemia. Como os sintomas são parecidos com outras doenças, é importante que a pessoa procure um médico.

Qual exame é feito para detectar câncer no rim?

Exame de urina, que pode detectar a presença de sangue. Exames laboratoriais, não muito específicos, mas podem dar sinais de possíveis problemas renais. Hemograma completo, que mostra resultados frequentemente alterados em casos de câncer no rim.

Quando o exame de urina indica câncer?

O exame de urina pode diagnosticar alguns cânceres de bexiga precocemente, mas esse exame não é o mais adequado para o rastreamento. Nesse exame, a urina é analisada sob um microscópio para determinar a presença (ou não) de células cancerígenas.

Como é o sangramento do câncer de bexiga?

O dr. Lott explica que o principal sinal de alerta para tumores de bexiga é a presença de sangue na urina. “Como é algo [sangue] visível, isso faz com que os pacientes busquem ajuda médica logo. Por isso, normalmente, os tumores são diagnosticados no início.”

Como saber se estou com algum problema na bexiga?

A cistite é uma infecção da bexiga. Normalmente, as bactérias são a causa da cistite. Os sintomas mais comuns são uma necessidade frequente de urinar e dor ou queimação enquanto urina.

O que altera no exame de urina quando tem câncer?

Sintomas do Câncer de Bexiga. Na maioria dos casos, o sangue na urina ainda é considerado um dos principais sinais para o diagnóstico da doença. Chamado também de Hematúria, o sangue presente na urina pode alterar a cor da urina para rosada, avermelhada e em alguns casos vermelho mais escuro.

Quais são os sintomas de inflamação na bexiga?

Isto posto, os principais sintomas da inflamação na bexiga, são:
  • Vontade frequente para urinar, porém com pouco volume de urina;
  • Dor ou ardência ao urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Urina escura, turva e com cheiro muito intenso;
  • Dor no fundo da barriga ou sensação de peso;
  • Mal-estar geral ou fraqueza no corpo.

Quais os sintomas de cisto na bexiga?

Bexiga baixa (Cistocele): como saber se estou com esse problema?
  • Protuberância na vagina, que pode ser vista à olho nu ou sentida com os dedos durante o toque vaginal;
  • Sensação de peso na bexiga;
  • Sensação de bola na vagina;
  • Dor ou desconforto na região pélvica;
  • Fraqueza ou flacidez dos músculos e ligamentos do períneo;

Qual a chance de cura do câncer de bexiga?

O diagnóstico para qualquer tipo de câncer costuma não ser animador, contudo, esse tipo de tumor pode ser tratado e, em linhas gerais, apresenta até 70% de chance de cura, tudo depende da extensão e do grau de agressividade da doença.

Como se pega câncer na bexiga?

A principal causa do câncer de bexiga é o tabagismo. De 50% a 70% dos casos estão associados ao cigarro. Parte das substâncias tóxicas contidas na fumaça não só do cigarro, mas também do cachimbo e do charuto, é eliminada pelos rins junto com a urina e agride as paredes que revestem o interior da bexiga.

Qual a gravidade de câncer na bexiga?

Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de câncer de bexiga é de 90%, isso significa que as pessoas portadoras de câncer de bexiga têm, em média, 90% de probabilidade de estarem vivas pelo menos 5 anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não tem a doença.

Quantos estágios têm o câncer de bexiga?

5 estágios e múltiplas formas de tratamento: saiba como o câncer de bexiga pode ser combatido. O câncer de bexiga pode acometer ambos os sexos, porém a maior incidência é observada nos homens. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), pelo menos oito mil novos casos de câncer de bexiga surgem todos os anos.

O que acontece quando se retira a bexiga?

A bexiga funciona como um reservatório que coleta a urina por algumas horas até ser adequado seu esvaziamento. Sem bexiga, será necessário construir um substituto (derivação) que se esvazie pela uretra, ou pela própria pele.

Quem pode ter câncer de bexiga?

Fatores de risco do câncer de bexiga

O câncer de bexiga é o quarto mais comum em homens, enquanto nas mulheres é o 8º tipo de câncer mais frequente. Além do sexo, características como idade e etnia também podem aumentar o risco de desenvolver a doença, pois pessoas brancas e mais velhas são os grupos mais afetados.

Artigo anterior
Como é transmitida a febre amarela?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para desinflamar hérnia de disco?