Quais os sintomas da infecção viral?

Perguntado por: Gabriel Lucas Moreira Figueiredo Brito  |  Última atualização: 15. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (33 avaliações)

Sintomas de infecções virais Cada infecção viral apresenta um conjunto de sintomas, que dependem diretamente do órgão onde o vírus fica alojado. De modo geral, os sintomas incluem febre, tosse, coriza, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar e perda de apetite.

Como saber se estou com infecção viral?

Sintomas como tosse, espirros, febre, inflamação, vômitos, diarreia, fadiga, e cólicas podem ocorrer em qualquer um desses tipos de infecção. A diferença se dá pela evolução da doença: os vírus necessitam de células para se reproduzir, portanto a doença progride conforme as estruturas celulares são afetadas.

Quanto tempo dura uma infecção viral?

Considerando os eventos de virose em pessoas adultas e saudáveis, essas infecções virais tendem a melhorar em cerca de três ou quatro dias, principalmente se houver cuidados importantes, como o repouso, a hidratação e a alimentação.

O que uma infecção viral pode causar?

Infecções bacterianas e infecções virais podem causar sintomas semelhantes, como tosse e espirros, febre, inflamação, vômitos, diarreia, fadiga, e cólicas, sintomas os quais são maneiras que o sistema imunológico tenta livrar o corpo de organismos infecciosos.

Quais são as etapas de uma infecção viral?

A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).

Infecção viral e bacteriana | Dr. Salim CRM 43.163

31 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor remédio para infecção viral?

Tratamento de infecções virais
  • Desidratação: líquidos em abundância, às vezes administrados por veia (via intravenosa)
  • Diarreia: às vezes, um medicamento antidiarreico, como a loperamida.
  • Febre e dores: paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)

Como saber se a febre é viral ou bacteriana?

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Como saber se a infecção de garganta e viral ou bacteriana?

Nas amidalites por vírus, a infecção atinge a região das amídalas e faringe e deve ser tratada com analgésicos e anti-inflamatórios simples. Já nas amidalites bacterianas, que provocam grande inflamação nas amídalas associada ao aparecimento de placas de pus na região, é necessário o uso de antibióticos específicos.

Qual o exame de sangue que detecta infecção viral?

Qual exame de sangue detecta infecção? Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Como saber se a doença é causada por vírus ou bactéria?

Basicamente, a diferença entre doenças virais e bacterianas está no modo como elas se desenvolvem no hospedeiro. Uma vez que todos os tipos de vírus necessitam das células para se reproduzir, a progressão do problema se dá na proporção em que células são afetadas. As bactérias, por outro lado, não necessitam disso.

Como é a febre de infecção viral?

É o aumento da temperatura acima de 37°C, quando medida na axila (o que é mais comum entre nós) ou acima de 37,5°C, se avaliada oralmente, ou, ainda, acima de 38°C, quando medida no reto. O organismo infectado reage com febre para ajudar o sistema imunológico a combater a infecção.

Quantos dias de febre no quadro viral?

A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar, por isso é tão importante estar com a vacinação em dia, pois é a única maneira de prevenir essa infecção.

O que altera no hemograma quando tem infecção viral?

Quando as infecções virais estão associadas à febre, tremores e calafrios é possível observar no hemograma a presença de leucocitose, com valores aumentados de linfócitos (relativo e absoluto).

Quais são os sintomas de uma infecção bacteriana?

Os sintomas típicos de uma infecção bacteriana incluem:
  1. Febre;
  2. Tosse e espirro;
  3. Dor no corpo;
  4. Cansaço;
  5. Náusea e vômito;
  6. Edema local.

Quando o resultado do hemograma é preocupante?

Quando o resultado está abaixo do valor de referência, há um quadro de anemia. Da mesma maneira, o resultado elevado indica policitemia, ou seja, excesso de hemácias. Esses casos também são preocupantes, já que deixam o sangue espesso e favorecem a formação de coágulos.

Quais os sintomas de uma infecção no sangue?

O principal exame realizado para identificar microrganismos na corrente sanguínea é a hemocultura, que normalmente é feita durante o internamento hospitalar e que consiste na coleta de sangue por um profissional capacitado, podendo haver a identificação de bactérias ou fungos na corrente sanguínea.

Qual o vírus que ataca a garganta?

A amigdalite viral é causada por diferentes tipos de vírus, similar ao que ocorre com o resfriado comum, que tem mais de 200 patógenos conhecidos entre os que causam essa infecção. Os principais culpados por infectar as amígdalas são o rinovírus, adenovírus, parainfluenza e influenza.

Como tratar infecção viral na garganta?

Como é feito o tratamento. O tratamento da amigdalite viral deve ser orientação do otorrinolaringologista, que pode indicar repouso ou hidratação oral para evitar desidratação.

O que causa infecção viral na garganta?

Quais são as principais causas desse problema? A principal causa de dor na garganta e, consequentemente, da sua inflamação é a gripe e o resfriado. Essas infecções virais fazem com que todo o sistema respiratório fique comprometido, podendo ou não causar danos também em estruturas como a faringe e a laringe.

Quando a febre indica infecção?

Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.

Porque esperar 3 dias de febre?

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

O que significa quando a febre vai e volta?

Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.

Como tratar infecção viral em crianças?

Geralmente, o tratamento busca aliviar sintomas, com uso de soro fisiológico para a limpeza nasal, medicamentos para baixar a febre, anti-inflamatórios, ingestão frequente de líquidos e, se indicado pelo médico, antibióticos, para os casos de infeções virais associadas a bacterianas.

Quando o hemograma mostra infecção?

Ou seja, o hemograma completo é fundamental para essa análise. Por exemplo, se uma pessoa apresenta uma quantidade muito baixa de hemácias, pode ser que esteja com anemia. Já um total de glóbulos brancos (leucócitos) acima do esperado, pode ser um indicativo de infecção.

É possível curar infecção bacteriana sem antibiótico?

As oportunidades não antibióticas para tratar infecções bacterianas graves existem como opções possíveis e são descritas abaixo: Dispositivos de hemofiltração: os filtros extracorpóreos de remoção de patógenos, que podem ligar e remover uma série de patógenos do organismo, estão em desenvolvimento.

Artigo anterior
Porque uma ferida infecciona?
Artigo seguinte
Qual é a importância da diversidade nas empresas?