Quais os riscos de uma cirurgia de pedra na vesícula?

Perguntado por: Sérgio Flávio de Mendes  |  Última atualização: 25. Juli 2024
Pontuação: 4.9/5 (62 avaliações)

Quais os riscos da cirurgia para pedra na vesícula? Mesmo com um índice baixo de complicações, muito raramente pode acontecer a lesão da via biliar. Por isso, é importante realizar exames complementares no intraoperatório, como a colangiografia e com dissecção cuidadosa das estruturas.

O que pode dar errado em uma cirurgia de retirada de vesícula?

As complicações mais comuns são lesões de vísceras, infecção, sangramento e risco anestésico. Caso não seja possível realizar a operação pela técnica videolaparoscópica (“técnica dos furinhos”), pode ser necessário fazer uma incisão maior no seu abdome para terminar a operação.

Quanto tempo dura a cirurgia de pedra na vesícula?

Assim que o diagnóstico de pedra na vesícula é feito, o médico já pode programar a cirurgia. O procedimento é bem rápido, dura em média 45 minutos, e a recuperação também é muito simples. O paciente precisa de apenas um ou dois dias de repouso, podendo retornar às suas atividades em até duas semanas.

É perigoso a cirurgia de vesícula?

É claro que toda cirurgia tem seus riscos, porém a cirurgia de Pedra na Vesícula é considerada bem segura e dificilmente ocorre lesões na Via Biliar. É recomendado a realização da cirurgia, assim que diagnosticado a pedra na vesícula, pois em caso de demora aumentam os riscos da operação.

Quais as sequelas depois da retirada da vesícula?

Na maioria dos casos a retirada do órgão não traz nenhum sintoma ou sequela para o paciente, já que tem ele a função de armazenar a bile produzida pelo fígado.

Qual o risco de morrer na cirurgia de pedra na vesícula?

19 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo de repouso após cirurgia de pedra na vesícula?

No caso da laparoscopia, indica-se que o paciente fique em repouso por cerca de uma semana. É indicado que ele faça caminhadas breves, após dois ou três dias. Não é recomendado fazer esforço demasiado, bem como levantar peso. No caso da cirurgia convencional, o repouso deve ser mais longo, cerca de duas semanas.

Quem já tirou a vesícula ela pode voltar?

Sim, pode. Isso porque onde tem bile pode formar pedra. A Vesícula só armazena bile. Uma vez retirada, as pedras podem aparecer no canal do Fígado.

Quando a pedra na vesícula é preocupante?

A pedra na vesícula pode ocasionar sintomas intensos e graves, sendo os mais comuns: Dor intensa na barriga, geralmente do lado direito ou na boca do estomago. Esta dor geralmente dura de 30 minutos a 2 horas, mas quando for mais prolongada pode indicar complicações. Neste caso, procure o seu médico com urgência.

Como é a vida de uma pessoa sem vesícula?

Se você retirar a vesícula e mantiver uma dieta rica em gorduras, sua digestão pode ser prejudicada e você pode ter náuseas, vômitos, diarreia e mal-estar.

O que leva a pessoa ter pedra na vesícula?

Muitos fatores podem alterar a composição da bile e acionar o gatilho de formação de pedra na vesícula. Alguns fatores que aumentam o risco são: – dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras; – vida sedentária, com elevação do LDL (mau colesterol) e diminuição do HDL (bom colesterol);

Tem que entubar para fazer cirurgia de vesícula?

Sim, tem de entubar. Aliás todas as cirurgias de colecistectomia (retirada de vesícula) seja por laparoscopia ou seja aberta o correto é por anestesia geral. Não há a menor defesa para um anestesista que anestesia cirurgia de vesícula com raquianestesia.

Qual o tipo de anestesia para cirurgia de vesícula?

Tanto a cirurgia de vesícula por laparoscopia como a convencional são feitas com anestesia geral, porém a cirurgia por laparoscopia é mais vantajosa, pois o paciente sente menos dor após a cirurgia, tem alta do hospital mais cedo, pode retornar às suas atividades mais rapidamente e a cicatriz é menor.

Como se preparar para uma cirurgia de vesícula?

O paciente deve seguir algumas orientações: Não há restrição de dieta, contudo, nos primeiros dias, o paciente pode apresentar náuseas e vômitos, devido aos medicamentos e anestésicos recebidos. Lembre-se que pacientes colecistectomizados podem ter diarréia se alimentarem-se de alimentos gordurosos.

Quanto tempo fica doendo a cirurgia da vesícula?

De qualquer forma é importante procurar seu médico para informa-lo de sua situaçāo. Dor leve nas incisões da cirurgia são consideradas normais até 30 / 40 dias da cirurgia. Normalmente não causam nenhuma restrição para se locomover e trabalhar.

Como fica o corpo depois da cirurgia da vesícula?

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.

Qual o tamanho da pedra na vesícula que precisa de cirurgia?

Aos pacientes imunossuprimidos (transplantados, diabéticos), portadores de doença hemolítica, vesícula em porcelana (achado ultrassonográfico), muito jovens, com pedras > 2,5 cm ou < 0,5 cm ou cálculos associados a pólipos ≥ 1 cm, ou com antecedentes familiares de neoplasia do trato digestivo, recomenda-se ...

É perigoso viver sem vesícula?

Se persistir, tem que procurar um médico para tratar. Mas, fique tranquilo, a retirada da vesícula não causa problema nenhum, a longo prazo, uma operação, se bem feita, é muito segura do ponto de vista de longo prazo.

Qual o risco de ficar sem a vesícula?

Após a retirada da vesícula o seu intestino terá de passar por um período de readaptação onde podem ocorrer cólicas e diarréia na presença de alguns alimentos. Por isso as refeições devem ser em menor quantidade, em maior numero de vezes durante o dia e sem alimentos que contenham gorduras.

Quais os sintomas de quem tirou a vesícula?

Muitas vezes, inchaço e gás acompanham a diarréia. Imediatamente após a cirurgia, alguns pacientes podem experimentar náuseas e até vômitos. Estes sintomas normalmente não aparecem imediatamente. Em vez disso, uma vez que o paciente começa a se mover ou levantar da cama, a náusea é comum.

É grave ter pedra na vesícula?

Se essa obstrução da vesícula continuar por um tempo maior, pode ocorre a infecção, que é um quadro mais grave, com piora da dor e aparecimento de febre. É importante sabermos que o processo inflamatório crônico, causado pelos cálculos biliares, é um agravante, já que pode até levar ao câncer de vesícula.

Quando a pedra sai da vesícula para onde ela vai?

Quando as pedras são pequenas e se mantêm no interior da vesícula, o paciente pode não apresentar sintomas e conviver com elas. No entanto, existe a possibilidade de os cálculos saírem da vesícula e se alojarem no ducto colédoco, aquele que faz o transporte da bile para o intestino.

Qual o tamanho da pedra na vesícula que é perigoso?

Boa tarde, cálculos na vesícula biliar são perigosos quando são pequenos. Pois eles podem migrar pelo canal causando uma inflamação no pâncreas (pancreatite). O canal mede normalmente até 6 mm, portanto muito difícil sua pedra migrar, porem a chance de formação de novos cálculos e uma dilatação no canal pode acontecer.

Qual o valor de uma cirurgia de vesícula a laser?

NO GERAL UM PROCEDIMENTO DE COLECISTECTOMIA POR VIDEOLAPAROSCOPIA (LASER/FURINHOS) EM GOIANIA FICA ENTRE 10 -20 MIL.

Qual o valor de uma cirurgia na vesícula?

Os custos de uma cirurgia de vesícula podem variar bastante a depender da técnica empregada, dos custos hospitalares e, principalmente, dos honorários do médico e da equipe que o acompanha. Sendo assim, uma cirurgia de retirada de vesícula pode custar de R$ 10.000, 00 a R $20.000,00 na rede particular.

Como é feita a cirurgia de retirada da vesícula pelo SUS?

A cirurgia é feita com anestesia geral. Em relação ao procedimento ser feito pelo SUS, muitas cidades tem disponivel: informe-se junto ao posto de saúde mais próximo de sua residência.

Artigo anterior
Como se calcula um terço da pena?
Artigo seguinte
O que fura pedra?