Quais os riscos de fazer uma endoscopia?

Perguntado por: Rodrigo Manuel Araújo Soares  |  Última atualização: 29. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (56 avaliações)

Quais os riscos do procedimento? A endoscopia digestiva alta é um exame seguro. No entanto, como todo ato médico, ela não é isenta de riscos. A complicação mais frequente é flebite (dor e inchaço no trajeto da veia puncionada) que pode acontecer em até 5% dos casos, dependendo da medicação utilizada para sedação.

É perigoso fazer o exame de endoscopia?

Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.

Quem não pode fazer endoscopia digestiva?

Contraindicações da endoscopia

Aqueles que têm problemas neurológicos, respiratórios ou cardíacos graves. Gestantes: nesse caso, o médico irá avaliar se os benefícios compensam os riscos, pois os sedativos podem interferir na formação do feto.

O que pode dar errado numa endoscopia?

Quais complicações podem ocorrer durante o procedimento? A endoscopia digestiva é muito segura e as complicações são raras. Mas, como envolve anestesia, há riscos cardiopulmonares, arritmias, parada respiratória, reações anafiláticas.

O que pode acontecer depois de fazer endoscopia?

Os sintomas após a endoscopia podem incluir fraqueza, mal estar, desorientação e reflexos lentos. Em geral, depois que os efeitos do anestésico passam, o paciente ficará novamente disposto, o que pode levar em torno de 8 horas, dependendo da medicação utilizada.

Médico tira dúvidas sobre os riscos ao realizar endoscopia

39 questões relacionadas encontradas

Onde é aplicada a anestesia para endoscopia?

O tipo de anestesia feita para endoscopia é a sedação profunda. A sedação vai agir na consciência e no estado de sono e vigília. Ao ser aplicada na veia, a medicação age no organismo de forma a produzir duas reações: Sono profundo: o paciente adormece “como uma pedra” e não acorda nem se for chamado ou estimulado.

Quanto tempo a pessoa dorme depois da endoscopia?

O sono pode durar até 12 horas pós procedimento que é o tempo em que a medicação sedativa pode ficar ainda circulando na corrente sanguínea.

Quais órgãos são vistos na endoscopia?

O que é endoscopia e para que serve? A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.

Como é feita a sedação para a endoscopia?

A sedação para a endoscopia é feita por meio da aplicação do medicamento na veia do paciente. Ela é leve e sua dosagem pode variar conforme a idade e o biotipo da pessoa analisada. No entanto, se o objetivo do procedimento for terapêutico, ela se torna mais profunda para evitar problemas.

É possível fazer endoscopia sem anestesia?

“Em algumas situações, a endoscopia pode ser feita sem sedação, geralmente quando o paciente prefere ou não pode receber sedativos devido a condições médicas. Isso pode ser desconfortável, mas é viável”, avalia Lorena. “É possível uma pessoa treinada fazer uma endoscopia em si mesma, como mostrado no vídeo, mas é raro.

Quem tem problema de ansiedade pode fazer endoscopia?

Como todo procedimento, a endoscopia tem seus riscos potenciais, pelo exame e pela sedação. O uso de medicamentos ansiolíticos pode dificultar a sedação, levando a necessidade de doses um pouco superiores ao habitual, mas não impede a realização do procedimento com segurança.

Qual o valor de uma endoscopia do estômago?

O valor da endoscopia pode variar de acordo com a região em que você mora e a clínica na qual o exame será realizado. Normalmente, o valor da endoscopia varia de R$ 415 a R$ 1.200, a depender da clínica e do que será investigado durante o exame.

Quando é solicitado a endoscopia?

Quando é indicada? O exame de endoscopia possui as seguintes indicações: Diagnóstica: a fim de verificar as causas de sintomas como queimação, regurgitação, dores abdominais, náuseas e vômitos, engasgos ou dificuldades de engolir, anemias, diarreia e sangue nas fezes, tumores ou cânceres do aparelho digestivo.

Qual o sedativo da endoscopia é perigoso?

A endoscopia é um procedimento usualmente feito sob sedação profunda embora não seja obrigatória. O propofol é uma das medicações que podem ser usadas e a escolha depende da experiência do médico e da estrutura do serviço de endoscopia. Não existe uma sedação padrão.

Quanto tempo dura o efeito da anestesia da endoscopia?

A dosagem da sedação para endoscopia é calculada para durar o tempo do procedimento, mas o efeito da anestesia pode durar até 12 horas no organismo. Por isso, é recomendado permanecer em repouso pelo resto do dia, não dirigir, não operar máquinas ou subir em lugares altos.

É perigoso endoscopia com biópsia?

perfuração: embora muito raro, há um risco de perfuração, ou um pequeno orifício, no revestimento do trato gastrointestinal durante o exame. Isso pode requerer tratamento adicional ou cirurgia para reparar; infecção: há um pequeno risco de infecção após o procedimento, especialmente se foram realizadas biópsias.

Quando a pessoa não acordar da sedação?

Coma induzido

É o que acontece durante uma cirurgia feita com anestesia geral, por exemplo. “Quando o anestesista aplica uma medicação, ele está induzindo um coma, está gerando um estado de alteração do nível de consciência. O paciente não pode ser despertado, mas não é por uma lesão, e sim pelo efeito da medicação.

Quanto tempo demora para o paciente acordar da sedação?

Quando a pessoa está em coma induzido, pode acordar após horas ou dias, quando o paciente estiver se recuperando ou o médico achar aconselhável. Desta forma, o coma induzido é diferente do coma provocado por doenças, pois este não pode ser previsível e não depende do controle do médico.

Quanto tempo leva para fazer uma endoscopia digestiva?

A endoscopia é um exame muito seguro e simples, tendo duração de 10 a 20 minutos. O exame consiste em 2 pequenas etapas: a sedação e a introdução do endoscópio.

O que significa quando o exame de endoscopia da Positivo?

Significa que seu estômago está colonizado por uma bactéria (Helicobacter Pylori) que a principal causadora de gastrite e úlceras. Procure um médico para o tratamento adequado.

O que não fazer antes de uma endoscopia?

- NÃO COMER E NEM BEBER NADA (NEM ÁGUA), ANTES DO EXAME. - NÃO TRAZER CRIANÇAS PARA A CLÍNICA. - UTILIZAR ROUPAS LEVES E CONFORTÁVEIS. - NÃO UTILIZAR ESMALTES NAS UNHAS.

Qual a diferença entre endoscopia digestiva e endoscopia digestiva alta?

Endoscopia digestiva alta: um tubo é inserido pela boca e através do esôfago para poder examinar o esôfago, estômago e parte do intestino delgado. Endoscopia digestiva baixa (colonoscopia): um tubo é inserido pelo ânus para examinar o reto e o intestino grosso.

É possível acordar no meio da endoscopia?

Ainda segundo a especialista, é importante que o paciente seja avisado disso, já que a profundidade da sedação pode "flutuar" e, com isso, o paciente despertar antes do esperado.

Para que serve o Luftal antes da endoscopia?

“Antes da endoscopia digestiva alta recomenda-se o uso da dimeticona ou simeticona, um silicone antiespumante, pois ele reduz a formação de bolhas e espuma e facilita a avaliação adequada da mucosa durante o exame.

Pode ir sozinho fazer endoscopia?

9. Em nenhuma hipótese, o exame vai ser realizado sem acompanhante, mesmo que o paciente opte por fazer sem sedação. O exame, apesar de simples e com baixo risco, pode apresentar intercorrências. Em algumas situações, o médico endoscopista pode avaliar e suspender o exame.

Artigo anterior
O que é área de operação urbana?
Artigo seguinte
Qual empresa desenvolveu a primeira interface gráfica?