Quais os riscos da radiação solar?

Perguntado por: Márcio Diego de Esteves  |  Última atualização: 14. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (24 avaliações)

As pessoas que se expõem ao sol de forma prolongada e frequente constituem o grupo com maior risco de contrair câncer de pele, principalmente aquelas de pele, cabelo e olhos claros. Habitualmente, crianças se expõem anualmente ao sol três vezes mais que adultos.

O que a radiação solar pode causar?

A radiação ultravioleta produz efeitos prejudiciais, como o aumento de risco de câncer de pele e o fotoenvelhecimento cutâneo, processo que torna a pele espessada, áspera e manchada.

O que a radiação solar afeta?

Entre outras consequências, aumenta as chances de queimaduras solares, envelhecimento prematuro e até câncer de pele, especialmente em pessoas com um fototipo mais leve.

Quais as doenças causadas pela radiação solar?

Os danos incluem não apenas queimaduras solares dolorosas, mas também formação de rugas e outras mudanças associadas ao envelhecimento da pele (fotoenvelhecimento), ceratoses actínicas, câncer de pele e até mesmo reações alérgicas e agravamento de algumas doenças cutâneas ( see page Reações de fotossensibilidade).

O que os raios solares podem prejudicar?

A exposição excessiva aos raios solares pode trazer malefícios à saúde, como envelhecimento precoce e até câncer de pele. E só com uma proteção adequada se consegue um bronzeado saudável e duradouro.

Radiação solar e os riscos para a pele

42 questões relacionadas encontradas

Quais são os benefícios e malefícios dos raios solares?

A radiação solar aumenta os níveis dos radicais livres do organismo, responsáveis pela aparição precoce dos sinais da idade, como rugas, linhas finas e muitos outros. Além disso, a exposição prolongada aos raios solares danifica as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e pela sustentação da pele.

Qual é o tipo de radiação solar que é mais prejudicial à saúde humana?

Radiação Ultra-Violeta

Essas radiações são absorvidas, não atingindo a superfície terrestre. A UVB, situada entre 290nm e 320nm é prejudicial a quase todas as formas de vida e é a maior responsável pelas lesões na pele.

Quais os cuidados que devemos ter para evitar a radiação solar?

É preciso evitar exposição ao sol, principalmente nesta faixa horária, e utilizar sempre filtros solares, além de chapéus, guarda-sóis e óculos escuros”, destaca a médica. Ela alerta ainda que todos esses cuidados se tornam essenciais porque a maioria das pessoas não sabe que a radiação solar tem um efeito cumulativo.

Como evitar os danos causados pela radiação solar no ser humano?

“A taxa de radiação solar mais intensa é um fator de risco importante, principalmente para o câncer de pele, que hoje é o tumor mais comum no mundo, e no Brasil não é diferente. A forma principal de prevenção é usar o filtro solar diariamente, não importa se está chovendo ou nublado.

Quais são os efeitos biológicos da radiação solar?

Principais efeitos à saúde

A reação mais comum da pele após exposição aos raios solares é o eritema, também chamado de queimadura solar. A pele e os olhos são as principais áreas de risco à saúde decorrentes da exposição à radiação UV.

Quais são os tipos de radiação solar?

O sol emite alguns tipos de radiação, cada qual com um efeito diferente sobre a pele:
  • Radiação infravermelha: responsável pela produção de calor.
  • Luz visível: toda a luz que enxergamos a olho nu.

Quando a exposição solar pode ser prejudicial à saúde?

Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer da pele. Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Procure a sombra neste período.

Quantos raios O sol emite?

Na superfície terrestre, a intensidade da radiação solar chega a 1366 kW/m² (quilowatts por metro quadrado), e esse valor varia menos que 0,1% durante todo o período orbital.

Como podemos nos proteger da radiação?

Os meios de proteção são determinados através de três pilares: distância, tempo de exposição e blindagem. À medida que o indivíduo se afasta de fontes emissoras de radiação, a intensidade da energia transportada pela mesma decai com o quadrado da distância.

Como diminuir a radiação solar?

É importante observar que o protetor solar ou as roupas de proteção devem ser usados ao ar livre, mesmo quando na sombra. Quando possível, use camisas de mangas compridas e calças e saias compridas que ajudam a proteger contra os raios UV, sugere o CDC.

Por que é necessário Proteger-se ao se expor a radiação solar?

Mas, apesar dos seus benefícios, a exposição à radiação solar excessiva pode trazer danos à saúde, em especial à pele, pois é um órgão externo que serve como barreira entre o meio interno e o meio externo, sendo capaz de nos proteger contra danos físicos, químicos e biológicos.

Quais são os horários em que não devemos nos expor diretamente aos raios solares?

Evitar se expor ao sol no período de maior risco, entre 10 e 16 horas.

O que absorve a radiação solar?

O único outro absorvedor significativo da radiação solar incidente é o vapor d'água que, com o oxigênio e o ozônio, respondem pela maior parte dos 19% da radiação solar que são absorvidos na atmosfera.

Como a radiação solar causa câncer?

A exposição desprotegida aos raios UVA e UVB danifica o DNA nas células da pele, produzindo defeitos genéticos, ou mutações, que podem levar a câncer de pele e envelhecimento precoce. Os raios ultravioleta também podem causar danos oculares, incluindo catarata e câncer de pálpebra.

Qual o tipo de radiação solar que pode causar câncer de pele?

A relação da exposição ao sol e do câncer de pele

O sol emite raios com altos níveis de radiação ultravioleta. Essa radiação atinge superficialmente (raios UVB) e mais profundamente (raios UVA) a pele, podendo causar queimaduras, lesões, alergias e também o câncer de pele.

Onde tem mais radiação solar?

O Brasil é o país que mais recebe irradiação solar em todo o mundo. Por estar localizado próximo à linha do Equador, o país recebe alta incidência de sol durante todo o dia, com pouca variação ao longo das estações do ano, em função das características de translação do planeta.

Qual a cor do raio mais forte?

A luz da descarga de retorno é geralmente branca, mas, da mesma maneira que o pôr do sol pode ter várias cores, relâmpagos distantes podem também apresentar outras cores, como amarelo, roxo, laranja ou verde, dependendo das propriedades da atmosfera entre o relâmpago e o observador.

Como se chama os raios do Sol?

O que é UVA e UVB ? Os raios ultravioleta emitidos pelo sol levam as siglas UVA (ultravioleta A), UVB (ultravioleta B) e UVC (ultravioleta C).

Quem tem mais energia o Sol ou os raios?

Os raios gama que a equipe observou tinham cerca de 1 trilhão de elétron-volts – ou 1 tera elétron-volt (TeV). Assim, eles mostraram pela primeira vez que a radiação solar se estende na faixa de TeV. Aparentemente, o máximo seria 10 TeV, segundo Nisa. Essa é a forma mais energética que a luz pode assumir.

Como se mede a radiação solar?

A medição da radiação difusa é feita com um piranômetro termoelétrico pode ser feita de duas formas: utilizando uma esfera de sombreamento ou de um anel (banda) de sombreamento, de modo a bloquear a componente da radiação direta sobre o instrumento para que ele responda apenas a radiação solar difusa.

Artigo anterior
Quais são as dimensões dos direitos fundamentais?
Artigo seguinte
Quais os 3 principais métodos de medição de dureza?