Quais os requisitos para substituição da pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos?

Perguntado por: Cátia Fabiana Alves Loureiro  |  Última atualização: 27. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (5 avaliações)

Segundo o artigo 44, a pena deve ser substituída quando: 1) não houve violência ou ameaça no cometimento do crime, a pena aplicada não for maior do que 4 anos, ou para crimes culposos independente da pena; 2) o réu não for reincidente em crime doloso; e 3) o réu não tiver maus antecedentes.

Quais os requisitos para a aplicação das penas restritivas de direitos?

Penas restritivas de direitos ou “penas alternativas” são aplicadas quando a pena for menor do que 4 anos, crime sem violência, crimes culposos, o réu não for reincidente e não tiver maus antecedentes.

Quando o juiz pode substituir a pena privativa de liberdade por restritiva de direitos?

As penas restritivas de direitos podem ser aplica- das se o crime for culposo, ou seja, tenha aconteci- do sem intenção, mas como consequência de imperícia, negligência ou imprudência do agente. Quando há reincidência em crime doloso, não terá direito a essa substituição.

Quando ocorre a conversão da pena restritiva de direito em pena privativa de liberdade?

§ 4o A pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade quando ocorrer o descumprimento injustificado da restrição imposta.

Quais os requisitos necessários para a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas?

São critérios de aplicação das penas restritivas de direito: a) condenação igual ou inferior a um ano, substituição por uma pena de multa ou por uma pena restritiva de direitos ou b) condenação superior a um ano, substituição por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direito.

Quais são os requisitos das penas restritivas de direitos?

33 questões relacionadas encontradas

Quais as penas restritivas de direito explique cada pena restritiva de direito?

São penas restritivas de direitos: a prestação pecuniária, a perda de bens e valores, a prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, a interdição temporária de direitos e a limitação de fim de semana, conforme preceitua o artigo 43 do Código Penal.

O que diz o artigo 77 do Código Penal?

1. A suspensão condicional da pena constitui medida penal substitutiva e deve ser necessariamente aplicada no lugar da pena privativa de liberdade quando presentes os requisitos objetivos e subjetivos previstos pelo art.

É incabível a substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos no caso de tráfico de drogas ainda que presentes os requisitos do Código Penal?

Não subsiste qualquer empecilho à substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos, na hipótese, uma vez que foi afastado o único óbice à benesse, consubstanciado no caráter especial dos rigores do regime integralmente fechado aos crimes hediondos e equiparados.

É possível a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos nos crimes de lesão corporal leve?

Não é possível a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos em caso de condenação por crime de lesão corporal previsto no art. 129, § 9º, do CP.

É possível substituir uma pena privativa de liberdade por restritiva de direitos quando o réu for reincidente?

​​​O impedimento absoluto à substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos, por causa de reincidência do réu (artigo 44, parágrafo 3º, do Código Penal), só é aplicável no caso da reincidência no mesmo crime (constante do mesmo tipo penal).

Quando é possível substituir a pena privativa de liberdade?

Segundo o artigo 44, a pena deve ser substituída quando: 1) não houve violência ou ameaça no cometimento do crime, a pena aplicada não for maior do que 4 anos, ou para crimes culposos independente da pena; 2) o réu não for reincidente em crime doloso; e 3) o réu não tiver maus antecedentes.

Quais as 7 penas restritivas de direito?

43. As penas restritivas de direitos são: I - prestação pecuniária; II - perda de bens e valores; III - (vetado) IV - prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas; V - interdição temporária de direitos; VI - limitação de fim de semana.

Quem cumpre pena restritiva de direito pode viajar?

Sim, quem está em regime aberto pode viajar. Porém, deverá requerer AUTORIZAÇÃO PRÉVIA ao juiz da execução penal. Isso porque, o artigo 115 da Lei de Execuções Penais traz condições obrigatórias para…

Quantos anos pena privativa de liberdade?

A pena privativa de liberdade é meio de punição e ressocialização do transgressor, de modo que toda pessoa – imputável - que praticar um crime se sujeitará a uma determinada pena pelo período previsto no tipo penal respectivos. Vale dizer, que a pena sempre será temporária, não podendo ultrapassar 30 anos.

Qual a diferença da pena privativa de liberdade é restritiva de direito?

O Código Penal diz em seu artigo 44 diz que as penas restritivas são autônomas e substituem as penas privativas de liberdade quando os requisitos forem preenchidos. Dessa forma, a decisão do magistrado não é discricionária, devendo ser aplicada se constatar a presença dos requisitos.

O que significa 7790 pena restritiva de direitos?

Quando a pena a ser executada for restritiva de direito, assunto principal do PEC no SEEU será 7790 - Pena Restritiva de Direito, o que impedirá a disponibilização do atestado de penas, pois o controle se dará pelo cumprimento da restritiva, por meio de uma tabela específica relativa à medida imposta.

O que diz a Súmula 588 do STJ?

A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher com violência ou grave ameaça no ambiente doméstico impossibilita a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Quando o juiz pode aplicar o benefício da substituição da pena de detenção pela de multa no crime de lesão corporal?

Incabível a substituição da pena por multa (art. 129 , § 5º , Código Penal ), por não se tratar de lesão corporal privilegiada, nem lesões corporais recíprocas, além de existente a reincidência em crime doloso.

Quando a pena pode ser convertida em serviço comunitário?

EXECUÇÃO PENAL – POSSIBILIDADE DE CONVERSÃO DA PENA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE EM PECUNIÁRIA. Admite-se, em situações peculiares, a substituição da pena de prestação de serviços à comunidade por pecuniária, desde que a medida alternativa não tenha sido especificada na sentença.

Quantas horas de serviço comunitário?

A pena de prestação de serviços à comunidade deve ser cumprida à razão de 1 (uma) hora de tarefa por dia de condenação"(art. 46 , § 3º , do CP ), limitando-se, portanto, à 7 (sete) horas semanais.

Como funciona o serviço comunitário?

O serviço comunitário é uma ordem judicial pela qual se apresenta ao delinquente a oportunidade de compensar a comunidade pelos danos que ele/a cometeu, prestando serviços que beneficiem aquela, em lugar de ser encarcerado/a.

Quais os requisitos para responder processo em liberdade?

O acusado deve manter seu endereço atualizado, comparecer aos atos do processo, não se envolver em novos crimes e respeitar as demais medidas cautelares estabelecidas. O acusado também deve manter contato com seu advogado e informá-lo sobre qualquer alteração em sua situação.

O que diz o artigo 344 do Código Penal?

Art. 344. Entender-se-á perdido, na totalidade, o valor da fiança, se, condenado, o acusado não se apresentar para o início do cumprimento da pena definitivamente imposta.

O que diz o artigo 386 inciso 7 do Código de Processo penal?

VII - não existir prova suficiente para a condenação.

O que diz o artigo 593 do CPP?

c) injustiça da sentença do juiz presidente, quanto à aplicação da pena ou da medida de segurança. Parágrafo único. Quando cabivel a apelação, não poderá ser usado o recurso em sentido estrito, ainda que somente de parte da decisão se recorra.

Artigo anterior
Qual é a força da Sakura?
Artigo seguinte
O que quer dizer lâmpada halógena?