O que fazer quando a urticária ataca?

Perguntado por: Diego Henrique de Paiva  |  Última atualização: 23. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

Medicamentos anti-histamínicos (conhecidos como antialérgicos), por via oral, são úteis para aliviar os sintomas em casos de urticária aguda. A urticária crônica não tem cura, mas as crises podem ser controladas com medicamentos que melhoram os sintomas e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes.

Como acalmar uma crise de urticária?

Compressas frias

Uma boa forma de aliviar a urticária é aplicar compressas frias no local, pois promovem a contração dos vasos sanguíneos da pele, ajudando a combater a vermelhidão, coceira, inchaço da pele, especialmente se for causada ou piorada pelo calor.

O que piora a urticária?

Mesmo drogas aparentemente inofensivas de uso corriqueiro podem provocar e/ou piorar a urticária., tais como inibidores da cicloxigenase, antiinflamatórios não hormonais, AAS (ácido acetil salicílico), medicamentos coloridos e com sabor, vitaminas e radiocontrastes.

Qual é o melhor antialérgico para urticária?

Escolha sempre os antialérgicos de segunda geração como:
  • Loratadina (Claritin)
  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex, Esalerg)
  • Levocetirizina (Zina, Zyxen, Rizi)
  • Bilastina (Alektos)
  • Fexofenadina (Allegra, Fexodane)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Ebastina (Ebastel)

Que tipo de infecção causa urticária?

As causas mais freqüentes de urticária aguda são : infecções bacterianas, infecções virais das vias aéreas superiores (resfriados), medicamentos, alimentos e parasitoses. As medicações que mais causam são: penicilinas, cefalosporinas, sulfas, anticonvulsivantes, antiinflamatórios (aspirina e outros).

Urticaria - O que é, sintomas e como tratar?

31 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura uma crise de urticária?

Alguns estímulos físicos (como calor, frio, pressão, fricção ou luz solar) podem causar urticária por razões que não são bem compreendidas. A urticária geralmente dura menos que 6 semanas, sendo classificada como aguda. Se a urticária durar mais que 6 semanas, será classificada como crônica.

Quando a urticária é preocupante?

Os achados a seguir são particularmente preocupantes: Angioedema (edema de face, lábios ou língua) Estridor, chiado ou outros distúrbios respiratórios. Lesões hiperpigmentadas, úlceras ou urticária que persistem por > 48 horas.

O que não se deve comer quando se tem urticária?

Macarrão, frios, salsicha, queijos amarelos, nozes e amendoim. BEBIDAS: TEMPEROS: Refrigerantes, sucos artificiais, bebidas alcoólicas. Pimenta, Vinagre e Mostarda.

Como acabar com a urticária naturalmente?

Recomendações
  1. Fique atento. ...
  2. Evite coçar a pele, particularmente nas áreas em que se desenvolveram as lesões;
  3. Aplique compressas frias sobre as lesões para aliviar a coceira, que costuma ser o principal sintoma da urticária;

O que é bom para parar de coçar o corpo?

Nesse caso é recomendado:
  1. Tomar banho com água fria;
  2. Esfoliar a pele esfregando uma mistura de fubá com loção hidratante nas áreas que coçam;
  3. Aplicar chá de camomila frio, já que a camomila possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes. ...
  4. Aplicar um gel de arnica ou de babosa.

O que corta urticária?

A urticária não tem cura e, geralmente, desaparece espontaneamente depois de um determinado período. No geral, são utilizados alguns medicamentos antialérgicos como loratadina, cetirizina e hidroxizina, além de remédios corticoides tópicos ou orais que aliviam os sintomas, como o prurido.

O que pode ser confundido com urticária?

Resulta disso uma extensa lista de possíveis problemas dermatológicos, dentre os quais três são relativamente comuns: dermatite atópica, psoríase e urticária. Devido a algumas características semelhantes, elas são muitas vezes confundidas entre si.

Como curei minha urticária crônica?

Uso de medicamentos: os anti-histamínicos (antialérgicos) são a primeira escolha no tratamento da urticária, para alívio dos sintomas (coceira e empolação). Mas, outros medicamentos poderão ser associados.

Qual pomada é boa para urticária?

1. Anti-histamínicos
  • Maleato de dexclorfeniramina pomada ou creme dermatológico (Polaramine ou Histamin);
  • Loratadina comprimido, xarope ou gotas (Claritin ou Loratamed);
  • Desloratadina comprimido, xarope ou gotas (Desalex, Esalerg ou Sigmaliv);
  • Fexofenadina comprimido ou xarope (Allegra ou Altiva);

Qual doença autoimune causa urticária?

Dentre os tipos mais comuns de doenças autoimunes que causam erupções na pele estão a urticária crônica espontânea, o lúpus e a psoríase. As doenças autoimunes são enfermidades que representam desordens do sistema imunológico.

Porque a urticária vai e volta?

Doenças auto-imunes, infecções, aeroalérgenos, parasitas, neoplasias, entre outras coisas podem estar envolvidos no processo. Anti-inflamatórios e analgésicos podem ser causadores, quando não o são eles podem perpetuar o quadro. O tratamento com anti-histamínicos em dose elevada pode ser necessário.

Porque a urticária piora à noite?

Suas alergias podem piorar à noite porque agora você está adicionando gatilhos internos ao quadro. "Muitas pessoas são alérgicas a coisas em seus quartos", disse Purvi - como ácaros que moram nos travesseiros, colchões ou molas, e mofo que cresce nas paredes de casas mais antigas ou após danos causados ​​pela água.

Qual injeção para urticária?

O omalizumabe é indicado para todos os pacientes com urticária crônica espontânea que não respondem às doses máximas permitidas de anti-alérgicos (anti-histamínicos). Alguns estudos demonstraram que o omalizumabe pode ser eficaz também nas urticárias induzidas.

Quais os sintomas da urticária nervosa?

O acúmulo de estresses afetam as células nervosas e o endocrinológico responsável pela produção de hormônio. O desequilíbrio desses órgãos podem desencadear vários sintomas psicossomáticos. Entre eles a urticária alérgica em forma de vermelhidão da pele, irritação, ardência, inchaço e coceira intensa pelo corpo.

Quem tem urticária pode tomar leite?

A dieta exclui os culpados óbvios, produtos derivados do amendoim, leite, mariscos e soja. As carnes que são permitidas nessa dieta incluem os peixes de água salgada, aves de caça, pato, peru e frango orgânico.

Pode comer ovo quando está com urticária?

A dieta alimentar, com alimentos sem corantes, conservantes, embutidos, como frios, salsicha, enlatados, peixes e frutos do mar, chocolate, ovo, refrigerantes e sucos artificiais, também ajuda a prevenir e controlar os surtos.

Qual exame para saber se têm urticária?

Os exames básicos incluem o hemograma e prova de atividade inflamatória (VHS ou PCR). Na urticária crônica espontânea (UCE) é recomendada a realização de investigação adicional baseada na história clínica e exame físico do paciente, especialmente nos casos de doença mal controlada ou de longa duração.

Qual a gravidade da urticária?

A urticária aguda é uma causa frequente de consulta com alergistas, caracterizada por urticas e/ou angioedema. Embora autolimitada e benigna, pode causar desconforto significativo e raramente representar uma doença sistêmica grave ou reação alérgica com risco de vida.

Qual a diferença entre urticária e alergia?

A principal diferença entre essas duas condições é que a alergia tem um fator desencadeante, como a ingestão de algum alimento, uso de algum creme, pólen de flores, etc…) Já a urticária não tem fator gerador e, na maioria dos casos, está ligada a causas emocionais.

Como é a coceira de estresse?

A alergia e a irritação podem acontecer em qualquer lugar do corpo. O estresse pode causar seborreia/caspa, vermelhidão e coceira na lateral do nariz, na região central do rosto, sobrancelhas, queixo e atrás das orelhas e costas.

Artigo anterior
Como ser entregador Shopee?
Artigo seguinte
Qual o melhor remédio de farmácia para anemia?