Quais os requisitos para que seja possível a revisão de um contrato por onerosidade excessiva?

Perguntado por: Raúl Jaime Reis de Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (22 avaliações)

Requisitos da onerosidade excessiva
  • Prestação continuada ou diferida;
  • Prestação excessivamente onerosa a uma das partes;
  • Em razão de eventos imprevisíveis e extraordinários;
  • Com extrema vantagem à contraparte.

São requisitos obrigatórios a revisão dos contratos por onerosidade *?

Pressupostos de aplicabilidade

2- Fato superveniente; 3- Acontecimento extraordinário e imprevisível; 4- Onerosidade excessiva da prestação de uma das partes; 5- Vantagem extrema para outra parte.

Quais os requisitos para a resolução do contrato por onerosidade excessiva?

São requisitos para que se configure circunstância de onerosidade excessiva nas relações jurídicas regidas pelo Código Civil Brasileiro, com fundamento na teoria da imprevisão: a- Que se trate de contrato comutativo, de execução diferida, seja única (mas diferida) a prestação ou de prestações sucessivas.

Quais os requisitos para que seja configurada a onerosidade excessiva disciplinada no artigo 478 do Código Civil?

478, 479 e 480). Segundo Orlando Gomes, a onerosidade excessiva ocorre “quando uma prestação de obrigação contratual se torna, no momento da execução, notavelmente mais gravosa do que era no momento em que surgiu” (op. cit. p.

Em quais circunstâncias poderá ocorrer a revisão contratual?

Para que o direito a revisão contratual seja efetivo perante o juízo estatal, também se faz necessário o acontecimento de fatos após a avença, de caráter imprevisíveis ou extraordinários, ou seja, fatos, que se ocorressem antes da pactuação do negócio jurídico, jamais seria firmado pelas partes.

RESOLUÇÃO DO CONTRATO POR ONEROSIDADE EXCESSIVA

26 questões relacionadas encontradas

Quando um contrato pode ser revisto?

Contrato só pode ser revisto se houver graves prejuízos à parte. Revisão contratual só pode ser admitida quando ocorrer vantagem excessiva para uma das partes.

Quais as situações que autorizam a resolução contratual?

“Art. 478. Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato.

Quais são as características da onerosidade excessiva art?

Nos casos de onerosidade excessiva, a causa seria a recusa legítima do devedor em cumprir sua prestação. Segundo o Código Civil, a onerosidade excessiva deriva de acontecimento imprevisível e extraordinário capaz de alterar a situação de fato existente à época da formação do contrato.

Quais são as características da onerosidade excessiva passei direto?

A onerosidade excessiva é um estado contratual que ocorre quando acontecimentos supervenientes, extraordinários e imprevisíveis provoquem mudanças na situação refletindo diretamente sobre a prestação devida, tornando assim excessivamente onerosa para o devedor, enquanto a outra parte obtém benefício exagerado.

O que diz o artigo 478 do Código Civil?

Art. 478. Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato.

Qual o princípio contratual que fundamenta a resolução do contrato com base na onerosidade excessiva?

O instituto da resolução por onerosidade excessiva representa um dos corolários do novel princípio do direito contratual – o princípio do equilíbrio econômico do contrato – o qual, segundo a Professora Teresa Negreiros, consagra a noção de que "o contrato não deve servir de instrumento para que, sob a capa de um ...

Quais as condições que devem ser observadas pelo juiz ao julgar a resilição por onerosidade?

O cumprimento da obrigação precisa ser excessivamente oneroso, ou seja, deve haver um sacrifício econômico. Esta dificuldade excessiva faz com que seja conturbado o adimplemento da obrigação e não impossível.

Em que consiste a teoria da onerosidade excessiva?

Como se vê, a teoria da onerosidade excessiva, no Direito brasileiro, admite a resolução do contrato, a pedido da parte prejudicada, ou a sua revisão, se a parte beneficiada se oferecer para restabelecer o equilíbrio contratual. Vale lembrar que resolução do contrato é a sua extinção sem cumprimento.

O que é revisão contratual?

Neste contexto, a revisão contratual é uma forma de adequação do contrato à vontade dos contratantes, ou ainda, a hipótese de resolução contratual para os casos onde a redução da onerosidade não seja possível.

Quando um contrato é oneroso?

Os contratos podem ser onerosos ou gratuitos: · Contratos onerosos são aqueles em que as partes contratantes determinam que haja uma prestação a cumprir à qual corresponde a uma vantagem. · Contratos gratuitos: são aqueles em que apenas um dos contratantes recebe uma vantagem patrimonial e o outro suporta a perda.

O que é onerosidade para o direito do trabalho?

2.5 Onerosidade: A relação de emprego é uma relação de fundo essencialmente econômico. O requisito da onerosidade representa a contraprestação devida pelo empregador ao empregado em razão da prestação de serviços. O empregado tem o dever de prestar os serviços e o empregador tem a obrigação de pagar.

Qual artigo da onerosidade excessiva?

Prevê o artigo 478 do Código Civil que "nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato.

Qual o objetivo da Súmula 286 do STJ a luz da função social dos contratos?

O consumidor, diante do direito de seqüela advindo da hipoteca. A referida súmula visa justamente proteger o último, restringindo os efeitos da hipoteca às partes contratantes.

É comum haver resolução por onerosidade excessiva nos contratos aleatórios?

Nos contratos aleatórios, é admitida a revisão ou resolução por onerosidade excessiva em razão da ocorrência de evento superveniente, extraordinário e imprevisível que não se relacione com a álea assumida no contrato.

Quando ocorre a resolução contratual?

Neste caso, a resolução contratual ocorre por fato de uma das partes, o devedor, tornar a obrigação impossível de ser cumprida por fato seu, ou seja, o devedor age com culpa ou dolo no inadimplemento da obrigação.

Quais as formas de resolução contratual?

A resolução é a extinção do contrato provocada pelo descumprimento (ou inadimplemento) das obrigações estipuladas no contrato. Ela pode ocorrer de quatro maneiras diferentes, são elas: (I) inexecução voluntária; (II) inexecução involuntária; (III) onerosidade excessiva.

O que é uma ação de resolução de contrato?

A ação de rescisão contratual tem como principal objetivo a resolução contratual, ou seja, ela é uma ação com cunho constitutivo que procura a modificação, criação ou a extinção de uma relação jurídica. Essa ação não se trata de uma ação de cobrança, mas sim de requerer a resolução do contrato.

Como fazer revisão de contrato?

Para fazer a revisão de um contrato de financiamento, você tem basicamente duas estratégias possíveis: renegociar sua dívida com o banco, apresentando seus argumentos, ou então recorrer à portabilidade de crédito.

Quais são as Aleás que não permitem a revisão contratual?

Em breve síntese: O dissídio coletivo não pode ser caracterizado como álea extraordinária para fins de revisão contratual; O aditamento do contrato com base em dissídio coletivo pode caracterizar ato de improbidade que causa lesão ao Erário (art. 10 da Lei n.

Como fazer revisão contratual?

O ideal é o próprio consumidor entrar em contato com a instituição em questão em busca de uma solução para o problema, como uma demonstração de boa-fé. De preferência, a pessoa deve entrar em contato com o banco, a imobiliária ou o fornecedor do contrato para pedir revisão com antecedência, antes do vencimento.

Artigo anterior
Como substituir o caldo industrializado?
Artigo seguinte
Quais são as seis capitais?