Quais os requisitos para concessão do livramento condicional?

Perguntado por: Isaac Martim Matias de Pereira  |  Última atualização: 11. August 2024
Pontuação: 4.4/5 (36 avaliações)

O livramento condicional. O livramento condicional será concedido quando o sentenciado, condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 anos, cumprir: mais de 1/3 da pena se não for reincidente em crime doloso (crime comum), mais da 1/2 da pena se for reincidente em crime doloso (crime comum) e.

Quais são os requisitos previstos para a concessão do livramento condicional?

83 do CP, a concessão do livramento condicional exige o preenchimento de requisitos objetivos e subjetivos, dentre os quais o 'comprovado comportamento satisfatório durante a execução da pena'. II - A Lei nº 13.964/2019 estabeleceu como requisito objetivo a ausência de falta grave nos últimos doze meses.

O que diz a Súmula 441 do STJ?

Súmulas. Súmula 441 do STJ: "A falta grave não interrompe o prazo para obtenção de livramento condicional."

Quando o juiz pode negar o livramento condicional?

“Livramento Condicional. O Juiz não pode indeferir o benefício sob fundamento de que o apenado praticou crime grave, punido com pena severa(Recurso Criminal de Agravo nº 68/95, 3ª Câm.

Como conseguir a liberdade condicional?

O livramento condicional poderá ser concedido pelo Juiz da execução, presentes os requisitos do artigo 83, incisos e parágrafo único, do Código Penal, ouvidos o Ministério Público e Conselho Penitenciário. Todos os direitos reservados.

Direito Penal: Requisitos para concessão do livramento condicional

21 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 312 do Código Penal?

Código Penal - Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

O que diz o artigo 112 da LEP?

112 - A pena privativa de liberdade será executada em forma progressiva, com a transferência para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo Juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos 1/6 (um sexto) da pena no regime anterior e seu mérito indicar a progressão.

O que é livramento condicional e quais são seus requisitos?

O livramento condicional, em linhas gerais, é concedido durante execução da pena; pressupõe cumprimento parcial da pena privativa de liberdade; é cabível para condenações a pena privativa de liberdade, iguais ou superiores dois anos; e seu período de prova equivalerá exatamente ao tempo que resta pena a ser cumprida.

Qual a vantagem do livramento condicional?

O livramento condicional é a fase mais benéfica da execução da pena, tendo em vista que, nesse regime, o apenado está de certo modo protegido dos efeitos nefastos provocados pelo confinamento. Consiste na liberdade antecipada do apenado e depende do cumprimento de determinadas exigências previamente estabelecidas.

O que pode interromper o livramento condicional?

O cometimento de falta grave interrompe o prazo do livramento condicional, que não poderá ser usufruído nos doze meses seguintes. A Lei 13.964/19 inseriu no art.

O que é mais benéfico regime aberto ou livramento condicional?

Em tese, o menos rigoroso, e, portanto, o mais vantajoso, seria obter o livramento condicional. Importante que, enquanto há recolhimento noturno em casa de albergado no regime aberto, tal obrigatoriedade não existe no livramento condicional.

O que é livramento condicional do processo?

O instituto do livramento condicional é benefício concedido a um apenado que permite o cumprimento da punição em liberdade até a extinção da pena. O condenado, no entanto, precisa preencher algumas condições previstas nos artigos 83 a 90 do Código Penal (CP) e nos artigos 131 a 146 da Lei de Execução Penal (LEP).

Quais são as faltas graves na execução penal?

Comete falta grave o condenado à pena restritiva de direitos que: I - descumprir, injustificadamente, a restrição imposta; II - retardar, injustificadamente, o cumprimento da obrigação imposta; III - inobservar os deveres previstos nos incisos II e V, do artigo 39, desta Lei.

O que acontece depois de concedido o livramento condicional?

Concedido o livramento condicional será expedida carta de livramento com cópia integral da sentença em duas vias, remetendo-se uma cópia a autoridade administrativa incumbida da execução e outra ao Conselho Penitenciário.

Quem está em livramento condicional pode progredir de regime?

Destarte, cabe livramento condicional antes da progressão de regime, considerando que o livramento condicional não é um regime prisional, mas sim um direito paralelo, além de não haver interrupção do prazo necessário para a concessão do livramento condicional, ao contrário da progressão de regime, que tem a data-base ...

Qual a diferença de regime aberto e liberdade condicional?

que a única diferença é o uso da tornozeleira, já que no regime aberto. as pessoas ficam de tornozeleira eletrônica, na condicional. ficam sem tornozeleira eletrônica, só que tem um efeito. que é muito mais importante do.

Qual a diferença entre sursis e livramento condicional?

No livramento condicional, o sentenciado inicia da pena privativa de liberdade, obtendo, posteriormente, o direito de cumprir o restante em liberdade, sob certas condições; no sursis a execução da pena é suspensa mediante a imposição de certas condições, e o condenado não chega a iniciar o cumprimento da pena imposta.

O que acontece quando estou em liberdade condicional e comete crime?

Não se confunde com as consequências de falta grave cometido durante o cumprimento da pena. Praticado novo crime no curso do livramento condicional, o benefício será revogado e o tempo em que o apenado esteve solto não será descontado da pena - art. 86, I, c/c art.

Quais foram as alterações trazidas pela Lei 13.964 19 referente ao livramento condicional para os crimes hediondos?

112 da LEP. Ou seja, a Lei 13.964/19 (Pacote Anticrime) resultou em tratamento mais benéfico a condenados por crime hediondo sem resultado morte reincidentes não específicos. Nesse cenário, a norma mais benéfica deve retroagir mesmo para fatos criminosos passados, anteriores à sua entrada em vigor.

Qual a pena para crime hediondo?

Art. 8º Será de três a seis anos de reclusão a pena prevista no art. 288 do Código Penal, quando se tratar de crimes hediondos, prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins ou terrorismo. Parágrafo único.

Quais são os crimes hediondos?

São considerados hediondos: tortura; tráfico de drogas; terrorismo; homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente; homicídio qualificado; latrocínio; extorsão qualificada pela morte; extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada; estupro; atentado ...

É possível livramento condicional a condenado por crime hediondo?

É cabível livramento condicional para os crimes hediondos e equiparados? - André Peniche. Sim. Depois de cumpridos mais de 2/3 da pena em regime fechado, se o apenado não for reincidente específico em crimes hediondos, poderá fazer jus ao livramento condicional.

Como pode ser cumprida a pena privativa de liberdade?

Decreto-lei nº 3.688/41:

Essa modalidade de pena privativa de liberdade deve ser cumprida, sem rigor penitenciário, em estabelecimento especial ou seção especial de prisão comum, em regime semi-aberto ou aberto. Isto é, não há previsão do regime fechado em nenhuma hipótese para a prisão simples.

Como calcular 2 5 da pena de 5 anos?

Se você é primário: precisará cumprir 2/5 (dois quintos) da pena. Para você saber o quanto isso equivale em anos, divida esse tempo por cinco e depois multiplique por dois. Pena: 18 x 2/5 (proporção do tempo a ser cumprido).

O que diz o artigo 312 e 313 do Código Penal?

313. Nos termos do artigo 312 deste Código, será admitida a decretação da prisão preventiva: (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011). I – nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos; (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011).

Artigo anterior
O que fazer para tirar formigas de alimentos?
Artigo seguinte
Quem tem alergia de pele pode fazer tatuagem?