Quais os requisitos para aplicar o direito de arrependimento?

Perguntado por: Marcos Daniel Gonçalves Freitas  |  Última atualização: 22. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

E quais seriam esses requisitos? Bom, para que o consumidor possa se valer do direito de arrependimento é necessário que a compra tenha sido realizada de forma não presencial, ou seja, online, a domicilio ou por telefone, e o cancelamento tenha sido solicitado pelo consumidor dentro do prazo de 7 (sete) dias.

Quando se aplica o direito de arrependimento?

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Como funciona o processo de arrependimento?

O direito de arrependimento de compra se dá de forma simples. Basta que o comprador desista da compra no prazo de 7 dias, para que este tenha o valor devolvido em sua compra. Vale lembrar, por óbvio, que a devolução do item comprado deve ser realizada ao mesmo tempo que a devolução do dinheiro.

O que é direito de arrependimento Exercitável?

O que é direito de arrependimento Exercitável? O direito de arrependimento, quando exercitável, não depende de qualquer impropriedade no objeto, ainda que corresponda exatamente ao apresentado no estabelecimento eletrônico.

Como cancelar um contrato por arrependimento?

Em suma, na maioria das vezes é necessário enviar a solicitação por escrito com 10 dias de antecedência e contendo todos os dados solicitados. Como vimos antes, o cancelamento de contrato geralmente pode ser feito caso uma ou ambas as partes tenham interesse, desde que atenda aos termos pré-estabelecidos no documento.

Partilha de bens em união estável: tenho que dividir o que eu comprei com meu dinheiro?

37 questões relacionadas encontradas

É possível cancelar um contrato que já foi assinado?

Como cancelar um contrato que já foi assinado? Uma relação contratual pode ser encerrada ou quebrada quando houver a extinção de uma obrigação, ou quando há descumprimento de acordo. O encerramento do contrato pode oferecer pontos positivos às partes, desde que seja realizada uma boa negociação.

É possível cancelar um contrato já assinado?

Em síntese, o cancelamento de contrato pode acontecer sempre que uma ou ambas as partes tenham interesse, desde que não haja prazo determinado. Isso significa que se o interessado cumprir todas as normas previamente estipuladas, é possível solicitar o cancelamento do documento.

O que é a cláusula de arrependimento?

A cláusula de arrependimento é um dispositivo contratual que permite às partes envolvidas em um contrato, seja ele de compra e venda, prestação de serviços ou outros, exercerem o direito de se arrependerem e desistirem do negócio jurídico firmado, sem que haja a necessidade de justificar o motivo ou sofrer penalidades.

Quais são os dois tipos de arrependimento?

Qual os dois tipos de arrependimento? Existem dois tipos de arrependimento dos pecados: atrição e contrição.

O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.

Como fazer arrependimento de compra?

4 dicas para lidar com situações de arrependimento
  1. Seja empático. Entenda que, na jornada de compra, o cliente cria expectativas sobre o produto e, quando não atingidas, a sensação de frustração é inevitável.
  2. Seja transparente. ...
  3. Ofereça soluções práticas. ...
  4. Encante seu cliente.

Quando cabe o arrependimento posterior?

O artigo 16 do Código Penal descreve o arrependimento posterior como uma das causas de redução de pena, que pode incidir no caso de o acusado de crime cometido sem violência se arrepender e decidir reparar o dano ou devolver o objeto.

Qual é o primeiro passo para o arrependimento?

Dicas Para Utilizar o Arrependimento Como Aprendizado
  • 1 – Repense Suas Atitudes.
  • 2 – Prefira a Responsabilidade ao Invés da Culpa.
  • 3 – Questione-se Sobre o Erro Cometido.
  • 4 – Peça Perdão e Se Perdoe.
  • 5 – Recomece e Faça Diferente.

Quando não cabe direito de arrependimento?

O direito de arrependimento não é aplicável a todas as situações para beneficiar o consumidor, a exceção do direito de arrependimento é quando a compra é realizada no estabelecimento comercial do vendedor ou prestador de serviço, onde o comprador somente terá direito a devolução do valor pago em caso de vício ou ...

Qual a natureza do direito de arrependimento?

Sempre importante sublinhar que o arrependimento é um direito potestativo do consumidor, a ser praticado sem qualquer justificativa. Por outro lado, sempre há também a possibilidade de devolução de produtos ou serviços que possuam vícios, pois nesse caso estamos diante de inadimplemento do fornecedor.

Qual o artigo do direito de arrependimento?

Conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) o consumidor pode desistir da compra de produto adquirido pela internet ou por catálogo no prazo de 7 (sete) dias a contar da data de recebimento do produto. É o chamado direito de arrependimento.

Quais os três aspectos principais do arrependimento?

Os três aspectos do arrependimento são: o intelectual (reconhecimento do pecado), o emocional (tristeza pelos pecados) e o volitivo (mudança de atitude e abandono dos pecados).

Quais são as consequências do arrependimento?

Quais as consequências do arrependimento na saúde mental? Quando não trabalhado da forma correta, o arrependimento pode nos paralisar e nos tornar receosos em agir. Pensando no que a Psicologia nos ensina, uma vida guiada por evitação da dor significa uma vida menos feliz.

O que causa o arrependimento?

O remorso, no entanto, gera os mesmos sentimentos iniciais de tristeza, torpor e abatimento, mas mantém o sujeito dentro do ciclo da culpa, que só é saciada quando o indivíduo desconta essa frustração nele mesmo, por meio processos de autopunição”, afirma o docente.

O que diz a Súmula 543 do STJ?

A Súmula 543 estabelece que, na hipótese de resolução de contrato de promessa de compra e venda de imóvel submetido ao Código de Defesa do Consumidor, deve ocorrer a imediata restituição das parcelas pagas pelo promitente comprador – integralmente, em caso de culpa exclusiva do promitente vendedor/construtor, ou ...

O que diz a nova lei do distrato?

Agora a incorporadora poderá reter até 50% do valor pago pelo consumidor. Sancionada pelo então Presidente Michel Temer, a Lei nº 13.786/18, conhecida também como a nova Lei do "Distrato Imobiliário", entrou em vigor em 27 de dezembro de 2018.

É permitido o arrependimento em contratos de compromisso de compra e venda?

Desistência do comprador de imóvel - não existe direito absoluto de arrependimento: as ações de resolução de compromisso de compra e venda de imóveis promovidas pelos adquirentes inadimplentes.

O que pode invalidar um contrato?

São anuláveis os contratos em que a) há incapacidade relativa de um ou ambos os contratantes e b) houver erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão e fraude contra credores (art. 171 do CC).

Qual o valor da multa por cancelamento de contrato?

De acordo com a Anatel, a multa não pode ultrapassar 10% do valor total do contrato. A operadora perderá o direito de exigir a fidelidade do cliente, sendo obrigada a aceitar o cancelamento do contrato sem multa, se o serviço prestado não cumprir com a qualidade combinada.

Quando o consumidor tem direito de receber o dinheiro de volta?

Nesse sentido, a legislação brasileira prevê diversas situações em que o consumidor tem direito ao ressarcimento de dinheiro. Por exemplo, em caso de produtos com defeitos, vícios ocultos, fraudes, prazos de entrega não cumpridos, cancelamento indevido de serviços, entre outros.

Artigo anterior
Qual a medida do frontão da pia?
Artigo seguinte
Como por expoente na calculadora?