O que é preciso para fazer o desmembramento de um terreno?

Perguntado por: Cristiano Marco Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

4 Passos para o desmembramento de terrenos
  1. Análise de um profissional habilitado pelo CREA. ...
  2. Entrega do memorial descritivo. ...
  3. Registro do novo imóvel em cartório. ...
  4. Documentação e acompanhamento do processo completo.

Quanto custa para fazer o desmembramento de um terreno?

O valor médio a ser investido no desmembramento de um terreno fica em torno de R$ 3.200,00.

Onde devo ir para desmembrar um terreno?

Quando devo fazer o desmembramento de terreno? Antes de tudo, os proprietários do imóvel devem conferir na Prefeitura qual o tamanho mínimo do lote na sua região. Caso seu terreno não cumpra as especificações, o procedimento poderá ser feito no cartório, via Registro de imóveis.

Quem pode fazer desmembramento de terreno?

O principal responsável por solicitar o desmembramento de um terreno é o próprio proprietário do imóvel, que deverá contratar um profissional habilitado junto ao CREA, podendo ser um engenheiro, arquiteto ou topógrafo, para elaborar a documentação necessária.

Que documento precisa para fazer o desmembramento de um terreno?

Certidão de Confrontantes expedida pela Prefeitura Municipal. Memorial descritivo de todas as áreas (desdobradas e remanescentes). Mapa assinado pelo engenheiro e proprietário. Caso o imóvel faça extrema com rodovia estadual, deverá ser apresentada a anuência do Deinfra.

DESDOBRO DE TERRENO - FORMA DE DESMEMBRAMENTO MAIS SIMPLES

31 questões relacionadas encontradas

Como fazer divisão de um terreno?

Como fazer? Para iniciar um procedimento de desdobro, um profissional habilitado pelo CREA deverá medir o terreno, com ou sem construção, e preparar as plantas e o memorial descritivo, para protocolar e aprovar na prefeitura municipal.

Quem paga o desmembramento de um terreno comprador ou vendedor?

ELE TEM QUE SER PAGO PELO VENDEDOR.

Quem faz desmembramento de imóvel?

O desmembramento de imóveis é um direito que a Prefeitura do município concede ao proprietário de terreno ou imóvel, para que ele divida sua propriedade em duas ou mais frações, desde que haja o aproveitamento do sistema viário existente. Esse direito está previsto no art. 2º, §2º da Lei nº 6.766/1979.

Como dividir uma propriedade rural entre herdeiros?

Assim, é possível que os herdeiros partilhem a propriedade rural herdada, mas esta divisão deve ser feita em áreas que não sejam inferiores ao tamanho do módulo rural (que pode variar de tamanho de região para região). Tal entendimento está exposto no Art. 65 da Lei Federal núm.

Quanto tempo demora o processo de desmembramento?

Quanto tempo demora para desmembrar um terreno? Depende de cada prefeitura. Algumas podem ser mais ágeis no processo, enquanto outras podem fazer com que ele perdure por algum tempo até que esteja concluído.

Qual a diferença entre desmembramento e desdobro?

Esta é a diferença entre desmembramento e desdobro: o primeiro é a subdivisão da gleba; o segundo, do lote. O desdobro, assim como o desmembramento e o loteamento, necessita ser aprovado pela municipalidade, bem como deve estar previsto em lei municipal, pois a Lei Federal n.º 6.766/79 não o disciplina.

Como faço para vender metade de um terreno?

Existem diversos caminhos para venda desta parcela do imóvel, sendo uma das opções mais econômica o desmembramento prévio, que pode inclusive ser feito por requerimento direto no registro de imóveis, o que permite a venda da parcela posteriormente já com matrícula própria.

Como se dá a divisão de um imóvel rural?

Requerimento com firma reconhecida assinado pelo proprietário do imóvel ou procurador, solicitando a averbação do desmembramento, bem como abertura de matriculas individuais para os imóveis originados do desmembramento, e indicando o registro onde deverá ser feita a averbação.

Como funciona a divisão de terra?

Como funcionam ações de divisão de terra? Já a ação de divisão começa com a apresentação de uma petição. Após o primeiro julgamento, o juiz nomeará um ou mais peritos para medir o imóvel e as divisões. Se tiver dúvidas sobre demarcação e divisão de terras, deixe um comentário ou entre em contato.

Como fazer um inventário de uma propriedade rural?

4.2) Imóveis rurais
  1. Comprovante de propriedade[11];
  2. Certidão da matrícula atualizada;
  3. Certidão de ônus reais;
  4. Certidão negativa de débitos federais em relação ao imóvel;
  5. CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) do imóvel.

Como desmembrar um terreno com 2 casas?

Desdobrar ou dividir um terreno em duas ou em até mais partes é possível se a metragem estabelecida pela prefeitura, por meio da lei municipal, permite fazer o desmembramento. E essa lei pode variar de cidade para cidade e determinando uma metragem específica.

Como conseguir alvará de desdobro?

Alvarás e Certificados Alvará de Desdobro de Lote
  1. Requerimento padronizado, devidamente preenchido, com identificação de seu objetivo.
  2. Notificação-recibo do IPTU atual (cópia).
  3. Título de Propriedade (cópia) registrado no Registro de Imóveis.
  4. Peças gráficas em 4 (quatro) vias.

O que se precisa para desmembrar um IPTU?

Necessário ir a prefeitura e solicitar o desmembramento do mesmo, e a prefeitura aprovando ir no cartório de registro de imóvel finalizar o processo.

Quem paga transferência de imóvel?

O primeiro gasto fica por conta do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é cobrado nos casos de transferência de propriedade. Quem paga a conta é quem vai comprar o apartamento, a casa ou o terreno. Apenas em caso de permuta é que os dois envolvidos dividem o valor.

É possível dividir um terreno em 2?

Na Legislação Federal, não há limite máximo de área a ser objeto de parcelamento do solo. Com o lote desmembrado ou loteado, é possível fracioná-lo pelo método de desdobro. Ou seja, você pode, sim, dividir seu lote em dois!

Qual o tamanho mínimo de um lote?

Segundo a lei federal, após a divisão de um terreno, um lote deve medir no mínimo 125 metros quadrados, o qual 5% deve ser reservado para obras públicas, 20% para lazer e 10% para uso de sistema de calçadas, ruas e avenidas.

Qual a metragem mínima para desmembramento de imóvel rural?

Ademais, o Relator destacou que, de acordo com informações prestadas pelo Tabelião de Notas, a fração mínima de desmembramento dos imóveis rurais da região é equivalente a 2,00ha (dois hectares), sendo assim, não há como lavrar e registrar escritura pública em que se pretende a formalização de negócio jurídico de área ...

Qual a área mínima para escritura rural?

Independente da região do país em que se situe, não existe chácara legal e regular com menos de 20.000 m² (vinte mil metros quadrados) de área, ou seja, 2,0 ha (dois hectares). E esse mínimo, a depender da região, pode aumentar para 3, 4 ou até 5 ha conforme a legislação específica[1].

Qual a fração mínima de imóvel rural?

A fração mínima para o parcelamento de um imóvel rural é igual ao módulo fiscal do município. Ou seja, para saber a FMP, você precisa saber o tamanho do módulo fiscal do município. Para saber o tamanho do módulo fiscal do município é só acessar o site da embrapa, neste link e pesquisar pelo município de interesse.

Artigo anterior
Quanto ganha um cozinheiro na Inglaterra?
Artigo seguinte
Qual a geração do i5-2500?