Quais os requisitos e consequências do arrependimento posterior?

Perguntado por: Ana Fernandes de Antunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (7 avaliações)

São requisitos do arrependimento posterior: a) Delito cometido sem violência ou grave ameaça à pessoa. A violência contra a coisa não exclui a minorante. A doutrina entende cabível o arrependimento posterior nos crimes violentos contra a pessoa frutos de conduta culposa.

Qual a consequência do arrependimento posterior?

A consequência jurídica da causa redutora de pena: o arrependimento posterior provocará, se reconhecido no processo crime, uma redução obrigatória da pena.

O que é arrependimento posterior quais são os requisitos qual é a consequência jurídica?

O arrependimento posterior ocorre depois da consumação do delito, nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, hipótese em que a pena será reduzida de um a dois terços (art. 16 do CP).

Quais os requisitos da reparação do danos ou restituição da coisa no arrependimento posterior?

A reparação deve ser voluntária, porém, não necessita ser espontânea, podendo ser o agente convencido por um terceiro a voluntariamente reparar o dano ou restituir a coisa.

Qual a principal consequência do arrependimento posterior Nos crimes patrimoniais?

O arrependimento posterior incide exclusivamente nos crimes contra o patrimônio e impõe a restituição espontânea e integral da coisa até o recebimento da denúncia ou da queixa.

Arrependimento Posterior (art. 16 do CP)

41 questões relacionadas encontradas

Qual a consequência do arrependimento posterior no crime de peculato?

Repare, que o peculato é um crime praticado SEM VIOLÊNCIA ou GRAVE AMEAÇA Á PESSOA. Portanto, se o agente restituir a coisa ou reparar o dano VOLUNTARIAMENTE, ATÉ O RECEBIMENTO DA DENÚNCIA, terá direito a diminuição de pena, em razão da aplicação do arrependimento posterior.

Qual a pena do arrependimento posterior?

O artigo 16 do Código Penal descreve o arrependimento posterior como uma das causas de redução de pena, que pode incidir no caso de o acusado de crime cometido sem violência se arrepender e decidir reparar o dano ou devolver o objeto. ... O benefício previsto no mencionado artigo é a diminuição de 1 a 2 terços da pena.

Quais são os requisitos para o arrependimento posterior?

São requisitos do arrependimento posterior: a) Delito cometido sem violência ou grave ameaça à pessoa. A violência contra a coisa não exclui a minorante. A doutrina entende cabível o arrependimento posterior nos crimes violentos contra a pessoa frutos de conduta culposa.

Não é requisito necessário para o reconhecimento do arrependimento posterior?

De acordo com a doutrina majoritária, a espontaneidade não é requisito para o reconhecimento da desistência voluntária e do arrependimento eficaz. D O instituto do arrependimento posterior não se aplica ao autor de um crime de lesão corporal culposa.

Qual a diferença de arrependimento eficaz e arrependimento posterior?

Na desistência voluntária, o agente abandona a execução do crime quando ainda lhe sobra, do ponto de vista objetivo, uma margem de ação. No arrependimento eficaz, não há margem alguma, porque o processo de execução está encerrado, e o agente atua então para evitar que sobrevenha o resultado.” (PACELLI, Eugênio.

Qual a consequência jurídica da desistência voluntária e arrependimento eficaz?

6 Consequência Jurídica

Segundo a doutrina, reconhecendo-se a desistência voluntária ou o arrependimento eficaz, o agente é agraciado com uma saída da conduta criminosa, sendo a ele estendida uma “ponte de ouro”, para que o agente não responda pela tentativa, uma vez que é louvável sua desistência.

O que é arrependimento eficaz em Direito penal?

O arrependimento eficaz é semelhante a desistência, e também está prevista no artigo 15, a diferença é que no arrependimento, o agente já praticou todos os atos para atingir o resultado, mas interfere impedindo a consumação do crime.

O que é o arrependimento?

1. Lamentar ou ter pena por alguma coisa feita ou dita ou não feita ou não dita. 2. Mudar de intenção ou de ideia .

Qual a pena para o crime tentado?

Os crimes tentados podem ter a mesma pena dos consumados, a depender do grau alcançado no “iter criminis” A tentativa, em regra, faz com que a pena correspondente ao crime consumado seja diminuída de um a dois terços, a depender do iter criminis percorrido (art. 14, parágrafo único, do Código Penal).

É possível arrependimento posterior no crime de roubo?

Não se aplica no crime de roubo o arrependimento posterior, por ser elementar desse delito a violência ou grave ameaça à pessoa, a impedir a aplicação desse instituto, nos termos do art. 16 do Código Penal - CP .

Quando o agente reparar o dano?

A reparação do dano não precisa ser espontânea, bastando ser voluntária. E assim ocorre quando o autor do delito é aconselhado pela autoridade, por seu defensor ou qualquer outra pessoa." (DOTTI, René Ariel. Curso de Direito Penal: Parte Geral. 5.

Não é requisito para aplicação do princípio da insignificância?

Esse contexto permite a aplicação do princípio da insignificância, quanto mais se já consolidado, na jurisprudência, que condições pessoais desfavoráveis, maus antecedentes, reincidência e ações penais em curso não impedem a aplicação desse princípio.

Como se configura o arrependimento eficaz?

O arrependimento eficaz ocorre quando o agente pratica alguma conduta para salvaguardar o bem jurídico que já foi colocado em risco. Em tal situação, a fase de execução foi realizada, entretanto, o agente agrega nova conduta a fim de evitar o sacrifício do bem tutelado, salvando-o.

Quais os elementos que compõem o fato típico?

São elementos do fato típico: conduta, resultado, nexo de causalidade e antijuridicidade. De acordo com o princípio da exteriorização ou materialização do fato, ao Direito Penal só interessam fatos humanos, pouco importando os acontecimentos da natureza dos quais não participa o homem.

O que diz o artigo 18 do Código Penal?

18 - Se o crime é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem.]

Quais são as formas de conduta?

Formas de conduta: dolosa ou culposa. Conduta dolosa – ocorre quando o agente quer o resultado ou assume o risco de produzi-lo (art. 18, I, CP).
...
  • Negligência – é a ausência de precaução. ...
  • Imprudência – é o comportamento sem cautela, realizado com precipitação.

O que é o artigo 129 do Código Penal?

129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano.

Quando o crime não se consuma?

Para ser considerado crime consumado, todos os elementos da definição do crime legal devem acontecer. Contudo, possa ser que o crime não chegue a consumação, que seja apenas uma tentativa do agente ativo. De um modo geral, a fase da cogitação e os atos preparatórios não são puníveis pela legislação brasileira.

Quantos dias para arrependimento de compra?

49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Quais são as consequências da reparação do dano no crime de peculato doloso e culposo )?

Especificamente para o peculato culposo, o art. 312, § 3º, do CP, menciona que a reparação do dano até o trânsito em julgado gera a extinção da punibilidade, enquanto a reparação após o trânsito apenas reduz pela metade a pena. Aqui, algumas considerações são necessárias.

Artigo anterior
Como identificar um composto?
Artigo seguinte
Como colocar medida no Word?