Quais os quatro termos que Freud usou para descrever a pulsão?

Perguntado por: Enzo Fernandes de Garcia  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (60 avaliações)

Quatro conceitos auxiliares servem para caracterizar o primeiro conceito freudiano de pulsão: fonte, pressão, alvo e objeto. A fonte ("Quelle") da pulsão é o processo somático que dá origem à pulsão.

Quais são as 4 características da pulsão?

A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt. A fonte (quelle) é o lugar a partir do qual o estímulo pulsional tem sua origem.

Como Freud descreve a pulsão?

Sigmund Freud descreve a pulsão como um conceito "situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o ...

Quais os tipos de pulsão?

As pulsões têm dois tipos de representantes, os afetos e as representações. O destino da energia associada à representação é sempre a mesma: a pulsão é redimida, não tem o suporte da energia ou então tendo sido recalcada a representação, a energia manifesta-se através do afeto ou este transforma-se em angústia.

O que são as pulsões?

1. Impulso. 2. [ Psicanálise ] Força no limite do orgânico e do psíquico que impele o indivíduo a cumprir uma acção com o fim de resolver uma tensão vinda do seu próprio organismo por meio de um objecto , e cujo protótipo é a pulsão sexual.

As quatro propriedades da pulsão

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os componentes da pulsão?

Freud examina a pulsão a partir de quatro componentes: meta (ou finalidade), objeto, fonte e pressão (ou impulso).

O que é pulsão em psicanálise?

A pulsão de vida dentro da Psicanálise fala a respeito da conservação de unidades e dessa tendência. Basicamente, se trata de preservar a vida e existência de um organismo vivo. Assim, se cria movimentos e mecanismos que ajudem a mover alguém em escolhas que priorizem sua segurança.

Qual o objetivo da pulsão?

À pulsão é um processo dinâmico, que impulsiona o organismo em direção a uma meta, o equilíbrio do estado de tensão na fonte pulsional.

O que é pulsão e quais as suas características?

Costuma-se referir ao conceito de pulsão (Trieb) como aquele que designa o limite entre o somático e o psíquico, um conceito-limite ou conceito fronteiriço que, por alguns aspectos, assemelhar-se-ia à noção de instinto (Instinkt), mas, que, por outros, distinguir-se-ia radicalmente deste.

O que é objeto da pulsão e qual sua especificidade?

Considerando a teoria pulsional, Freud afirma que constitui-se como objeto da pulsão todo objeto no qual ou através do qual a pulsão consegue atingir seu alvo. O objeto não é fixo, nem previamente determinado, é o que há de mais contingente no conjunto de elementos e processos presentes nos atos pulsionais.

Qual a origem da pulsão?

Possui duas características essenciais: “a sua origem em fontes de estimulação dentro do organismo e seu aparecimento como força constante” (FREUD, 1996b, p. 129). A pulsão não tem origem no psíquico, é importante esclarecer que sua gênese é somática, isto é, a fonte da pulsão é o corpo.

O que é punção e biópsia?

Quando você realiza um exame de sangue, por exemplo, está realizando um tipo de punção, conhecida como punção venosa – ou seja, está realizando a retirada de fluidos do seu sistema vascular. A punção biópsia é bem parecida mas, ao invés da retirada de líquido, são coletadas células de um determinado tecido ou órgão.

O que é pulsão para Lacan?

A pulsão é uma montagem, surrealista, unindo o Outro e a sexualidade. Lacan segue Freud ao distinguir os 4 termos da pulsão: impulso (Drang), fonte (Quelle), objeto (Objekt) e alvo (Ziel). A Quelle é a zona erógena na pulsão.

Qual a diferença entre desejo e pulsão?

Entende-se por necessidade o elemento bruto da pulsão, que impõe à experiência. Demanda, por sua vez, é o que, da pulsão, consegue passar a fala, anulando, convertendo nela o bruto da necessidade. É impossível que toda necessidade se transforme em demanda, a diferença entre as duas, o resto, é o desejo.

O que é o inconsciente para Lacan?

Note-se que Lacan diz que o inconsciente é a parte do discurso consciente, ou seja, ele é aquilo que no discurso concreto falta, é a falha do discurso concreto, falha que não permite ao sujeito restabelecer a continuidade do discurso consciente.

O que é o objeto a Lacan?

Na medida em que ele é sobra, Lacan o reconhece estruturalmente como objeto perdido. O objeto a “é o que lidamos no desejo e por outro lado na angústia” (Ibid., p. 179). Em outras palavras, essa imagem constitui para o homem a imagem de seu desejo, isto porque é do lado do Outro que colocamos o que nos falta.

Como se faz uma punção?

O médico localiza a área da punção através das imagens geradas pela ultrassonografia. Uma vez localizado o nódulo, utiliza-se agulha própria para punção, no interior da lesão. Em seguida é feita a aspiração a vácuo do conteúdo do nódulo, para retirada de fragmentos.

Qual o valor de uma punção?

Paaf preço, valor R$ 490,00.

Qual a diferença de PAAF e biópsia?

A principal indicação da biópsia com agulha da tireoide é quando uma ou mais PAAFs não são diagnósticas. Ao contrário da PAAF, que mostra várias áreas de um mesmo nódulo, a core biopsy fornece apenas o fragmento de uma área do nódulo.

O que é um objeto para Freud?

Na psicanálise, um objeto é uma representação mental de um objeto externo. Assim, não se fala em investimento de energia psíquica ou catexia em relação a objetos externos, mas sim em relação a suas representações na mente do indivíduo.

Qual é o objeto de estudo da psicanálise?

O objeto de estudo da psicanálise é constituído pelos inconscientes do observador (analista) – que é também instrumento de observação – e do observado (analisando) e, para completar, pela relação recíproca entre os dois.

Qual é o método utilizado pela psicanálise?

Na psicanálise são utilizados dois métodos de análises fundamentais para que o resultado da análise seja positivo. Um são as associações livres ou espontâneas e o outro é análise dos sonhos. As associações espontâneas revelam o que está se passando em nosso inconsciente.

O que é objeto parcial psicanálise?

O objeto parcial é um conceito interligado ao de desenvolvimento psicossexual. Para cada fase do desenvolvimento, um objeto é elegido como alvo da libido. Na fase oral é o seio, na fase anal o ânus e a uretra, na fase fálica os genitais, e na fase genital a relação se dá entre pessoas totais.

Qual o objeto de estudo da psicanálise Tendo isso em vista descreva as três instâncias psicológicas que constituem a personalidade do sujeito?

A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO

Em 1900, no livro A interpretação dos sonhos, Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.

Quem é o sujeito na concepção de Freud?

O sujeito, para a psicanálise, é aquele que se constitui na relação com o Outro através da linguagem. É em referência a essa ordem simbólica que se pode falar em sujeito e subjetividade a partir de Freud, e, em especial, após a produção teórica de Lacan.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre ascender e acender?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre FAP e sat?