Como emitir uma nota fiscal de revenda?

Perguntado por: Fernando Matos  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)

Para começar a emitir notas fiscais eletrônicas você precisa adquirir um Certificado digital modelo A1 ou A3 (e-CNPJ). Para ter valor jurídico, a nota fiscal eletrônica precisa de uma assinatura digital, o que vai confirmar sua autenticidade e provar que foi a sua empresa que emitiu a nota.

Qual é a nota fiscal de revenda?

Nota Fiscal de Venda de Produto

A nota fiscal eletrônica de venda de produtos (NF-e) registra a operação de faturamento/venda de produtos de sua empresa. Por esse motivo, a NF-e está relacionada à cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Como funciona nota fiscal de revenda?

Nota Fiscal Eletrônica

Esse é o modelo mais popular de emissão de nota fiscal para revenda de veículos. Ela funciona em versão eletrônica e, para isso, a empresa precisa contratar um sistema e criar um certificado digital. Afinal, a documentação funciona como uma prova de que os tributos foram pagos em dia.

Como emitir nota fiscal eletrônica de venda?

Se você precisa emitir a NF-e, deverá realizar o cadastro na Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ). Agora, se precisa emitir NFS-e, deverá fazer o cadastro na Prefeitura do seu município. Geralmente, o cadastro pode ser feito online e são exigidos documentos como contrato social da empresa e CPF/RG do responsável.

Quem pode emitir nota fiscal de venda?

Pessoas físicas podem emitir nota fiscal, com: CPF, RG e comprovante de residência. Pessoas jurídicas precisam do CNPJ, Identidade do Titular e Cadastro Fiscal. Preenchimento do formulário da nota, que deve incluir informações como o produto ou serviço, e todos os dados de quem comprou, quem vendeu, etc.

Como emitir uma NF-e de Revenda de forma correta?

43 questões relacionadas encontradas

Como emitir NF de produto MEI?

O MEI deve fazer a solicitação diretamente na Sefaz do seu estado para emitir esse tipo de nota fiscal. Essa solicitação é gratuita pela internet, normalmente, e, já no escritório da Sefaz, é cobrada uma taxa.

O que acontece se uma empresa emitir um recibo como nota fiscal?

Quando a empresa emite o recibo como se este fosse a nota fiscal está sujeito às medidas do artigo 1 da lei 8.137/1990 para sonegação de impostos, que pode gerar: Multas de até 75% do valor da nota omitida; Perda da garantia de produtos para o cliente; Visão negativa associada à empresa.

Quais são os tipos de notas fiscais?

Confira modelos e exemplos de notas fiscais:
  1. NF-e (Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias) ...
  2. CT-e – Conhecimento de Transporte Eletrônico. ...
  3. NFS-e (Nota Fiscal Eletrônica de Serviços) ...
  4. NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) ...
  5. Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) ...
  6. Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e)

O que é nota fiscal de venda mercantil?

Portanto, seu objetivo é a liberação de uma ou mais mercadorias transitadas pela alfândega. A finalidade é a entrada no país mediante recolhimento dos tributos exigidos oportunamente.

O que é nota cheia e meia nota?

Na prática, a empresa emite uma nota com metade do valor a ser faturado, sendo que a outra metade é paga pelo cliente por fora, o que alimenta o caixa 2.

Qual a diferença de nota fiscal Série 1 e Série 2?

Ou seja, é possível um número de série para cada tipo de operação, por exemplo, série 1 para notas de entrada e série 2 para notas de saídas. O contribuinte que for utilizar mais de um número de série para distinguir as operações precisa informar o posto fiscal.

O que é uma nota cheia?

Na prática, emite-se uma nota da metade do valor da venda, e a outra metade, cobra-se “por fora”, ocasionando o caixa 2. Essa ação pode ser detectada através de uma análise das origens dos depósitos bancários, inclusive em contas dos sócios, acionistas, gerentes, diretores, parentes ou mesmo terceiros.

O que é a nota fiscal para que ela serve?

O que é Nota Fiscal eletrônica e para que serve? A NF-e, Nota Fiscal eletrônica, é um documento de cunho fiscal obrigatório e tem como objetivo regularizar e registrar o processo de compra ou transferência de qualquer tipo de produto ou bem da empresa para um cliente ou fornecedor, por exemplo.

Qual a finalidade de uma nota fiscal?

A nota fiscal serve com um documento comprobatório de todas as trocas comerciais, que tem como intuito de oficializar as transações e controlar o recolhimento de impostos.

Quando deve ser emitida a nota fiscal?

Por regra a Nota Fiscal de produto deve ser emitida e disponibilizada para o consumidor a partir do ato da compra até a chegada da mercadoria para o mesmo. Lembrando claro, que a não emissão da nota fiscal é passível de multa e até de pena de reclusão.

Qual a diferença entre Nfs-e e NFCe?

Enquanto a NF-e e NFC-e tem como função registrar as vendas de produtos, a NFS-e tem como objetivo registrar os serviços prestados.

Como saber se é NF-E ou NFCe?

A diferença de NFe e NFCe é que uma se refere às vendas do consumidor final e a outra atende com as outras situações, como as operações de devolução, por exemplo. O que mais difere esses dois tipos de nota fiscal é o conteúdo impresso no documento auxiliar delas.

Qual a diferença de nota fiscal e nota fiscal eletrônica?

A primeira coisa que você precisa saber é a diferença de suas funcionalidades: a NF-e tem a função de registrar a venda de produtos, enquanto a NFS-e tem a função de registrar a prestação de serviços.

O que pode substituir a nota fiscal?

O Recibo Provisório de Serviços (RPS), é um documento que tem como função substituir a NFS-e temporariamente. O objetivo é evitar que você tenha problemas com o Fisco e ainda pague juros e multas por não ter emitido o documento na data correta.

Que cuidados Deve-se ter com o recibo?

Assim, o recibo deve conter pelo menos os seguintes elementos:
  1. data em que foi realizado o pagamento ou a transação;
  2. dados de quem recebeu o valor: nome, endereço, CPF etc.;
  3. dados de quem realizou o pagamento;
  4. descrição de referência do pagamento: serviço realizado, produto comprado, quantidade, número da parcela etc.;

Qual é a importância de pedir recibos?

Emitir comprovantes de pagamento é de grande importância para ocasiões em que você está vendendo algum produto ou prestando algum serviço para seus clientes. Assim, caso ocorra um problema, a transação financeira estará documentada e validada para as devidas resoluções.

Para que serve nota fiscal com CPF?

Mas você sabe o que é e quais os benefícios de usar? O CPF na nota fiscal é uma iniciativa dos governos estaduais de controlar a tributação fiscal do comércio, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e a combater a sonegação de impostos.

Para que serve a nota fiscal de um celular?

A Nota Fiscal é um recibo obrigatório após qualquer transação de venda de produtos ou serviços. A Nota Fiscal documenta a transação e serve para o recolhimento de impostos. A não utilização da nota é considerada sonegação fiscal. Consumidores devem exigir sua nota fiscal em todas as transações comerciais.

O que é uma nota Writer?

É uma solução alinhada com a legislação brasileira (Sefaz), desenvolvida para automatizar e facilitar as atividades tributárias.

O que significa tirar nota baixa?

Além de ficar no seu histórico, uma nota baixa significa que você não aprendeu aquele conteúdo. Por isso, muitas vezes, tem que compensar estudando em dobro no cursinho. Mas se você prestou atenção às aulas e conseguiu entender a matéria, quando for estudar para a prova tão temida será muito mais fácil.

Artigo anterior
O que é hr2 positivo?
Artigo seguinte
Quem fez 18 anos em 2021 pode se alistar em 2022?