Quais os problemas do excesso de água na mistura do concreto e com pouca água?

Perguntado por: Flávio Branco de Reis  |  Última atualização: 26. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)

Outro problema causado por misturas com água em demasia é o concreto com alto índice de vazios. Já a falta de água dificulta os processos de lançamento e adensamento, provocando falhas de concretagem. “Nesses casos, além dos altos custos para os reparos, há o comprometimento da segurança da estrutura”, adverte Valin.

O que acontece se colocar água demais no concreto?

Na prática, isso quer dizer que o excesso de água — que aumenta a permeabilidade do concreto — diminui sua durabilidade.

Qual é o efeito da relação água cimento elevada no concreto?

Nota-se que a maior influência do fator água/cimento é na resistência que o concreto terá, pois quanto menor a quantidade de água, mais concentrado e forte será o concreto.

Por que não se deve acrescentar água ao concreto como um meio de melhorar a sua trabalhabilidade?

A água é um elemento fundamental para o desempenho do concreto. Quando adicionada em quantidade menor do que a necessária, a trabalhabilidade é comprometida, dificultando os processos de lançamento e adensamento e gerando falhas de concretagem.

Que cuidados precisam ser tomados com a água a ser utilizada nas misturas de cimento?

É importante que se impeça a perda de água do concreto não somente para não prejudicar a hidratação do cimento, mas para evitar a retração plástica e uma maior permeabilidade. Observam-se fissuras da ordem de 0,1 a 3 mm logo após o adensamento e desempeno do concreto.

Por que quanto mais água, menos resistente é o concreto?

44 questões relacionadas encontradas

O que pode acontecer com o cimento caso entre em contato com a água durante o transporte inadequado ou na estocagem?

Se o cimento entrar em contato com a água durante o transporte inadequado, sem proteção da chuva, por exemplo, ou durante a estocagem, ele vai empedrar ou endurecer antes do tempo, inviabilizando sua utilização na obra, fábricas de pré-moldados e artefatos de concreto, entre outros (BATTAGIN, 2013).

Quais as recomendações devem ser seguidas quando na mistura manual do concreto?

Quando devo utilizar a mistura manual?
  1. Espalhar a areia em uma camada de aproximadamente 15 cm.
  2. Adicionar o cimento e misturar bem, utilizando enxada ou pá, até a mistura ficar bem homogênea.
  3. Adicionar a brita e continuar os movimentos de misturação até a mistura ficar novamente bem homogênea.

Qual a importância da água no concreto?

A água é um importante componente do concreto e tem basicamente duas funções: provocar a reação de hidratação dos compostos do cimento, com seu consequente endurecimento, e aumentar a trabalhabilidade para que possa preencher adequadamente as fôrmas, sem causar vazios ou nichos.

Quais os fatores que afetam a consistência do concreto fresco?

A relação entre a água e os materiais secos é o principal fator que influencia a consistência.

Quais fatores podem influenciar no preparo da massa do cimento?

O principal fator que influi na consistência é, sem dúvida, o teor água/ mistura seca, expresso em percentagem da massa da água em relação à massa da mistura cimento e agregados.

O que acontece se colocar muito cimento no concreto?

O especialista defende ainda, que, se o consumo de cimento em uma dosagem for muito elevado, no sentido de garantir maior resistência na fundação, o potencial das fissuras de origem térmica pode chegar até a seccionar uma peça estrutural, em função do alto calor de hidratação gerado pela matriz cimentícia.

Pode fazer cimento só com água?

O cimento, normalmente, precisa de água para endurecer e manter as estruturas unidas. Para a formação de concretos, por exemplo, é necessário pedra brita e areia também.

Quantos litros de água por metro cúbico de concreto?

Segundo Pessarello (2008) para a confecção de um metro cúbico de concreto, gasta-se em média de 160 a 200 litros de água e, na compactação de um metro cúbico de aterro, podem ser consumidos até 300 litros de água.

O que faz endurecer o cimento?

Na presença de sulfato de cálcio, forma-se uma substância chamada etringita, que é um óxido misto de cálcio, alumínio e ferro hidratado comumente associado a íons sulfato. Essa substância é importante porque ela forma ligações químicas com as outras substâncias do cimento hidratado, fazendo-o endurecer.

O que destrói concreto?

O ácido acético é um ácido orgânico produzido a partir da digestão aeróbica e anaeróbica que reduz a durabilidade do concreto [5]. Esse ácido é encontrado no dia a dia principalmente na sua forma impura, chamada vinagre.

Pode molhar concretagem?

Não adicionar água após o início da concretagem. 06 - O concreto aplicado deverá ser vibrado com vibrador adequado durante a concretagem. Se não for feito este procedimento, poderá ocorrer fissuras na superfície.

Como saber se o concreto é bom?

Um concreto bem feito deve apresentar poucas ou nenhuma rachadura. As rachaduras podem comprometer a resistência e a durabilidade, além de permitir a infiltração de água e outros agentes que podem causar danos à estrutura. E, quando isso acontece, você pode comprometer toda a estrutura da sua obra.

O que causa a exsudação do concreto?

A exsudação acontece quando há a formação de uma película de nata de cimento na superfície. Ela ocorre devido ao movimento ascendente das partículas finas com a água, fazendo com que haja uma “subida da água”. Assim, há a formação de um excesso de pasta de cimento na superfície.

Quais os principais fatores que influem nas propriedades do concreto?

Os principais fatores que influem nas propriedades do concreto são: • Tipo e quantidade de cimento; • Qualidade da água e relação água-cimento; • Tipos de agregados, granulometria e relação agregado-cimento; • Presença de aditivos e adições; • Procedimento e duração da mistura; • Condições e duração de transporte e de ...

Quando jogar água no concreto?

Como a superfície deve estar sempre imersa na água, no geral, para uma boa cura, o concreto geralmente deve ser molhado ao menos três vezes por dia, uma vez em cada período. Os horários normalmente indicados são por volta das 8h, 12h e 15h. Esse processo é muito comum em lajes de casas, por exemplo.

Quanto tempo jogar água no concreto?

É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.

Quanto tempo pode jogar água no concreto?

O tempo de cura do concreto é 28 dias, período mínimo recomendado para que a mistura passe pelo processo de hidratação e endurecimento — adquirindo, assim, a sua resistência final.

Qual a mistura certa para fazer concreto?

A ordem de um traço de concreto é identificada por numerais, por exemplo, um traço comum de 1:2:3 indica que a proporção é de 1 parte de cimento por 2 de areia e 3 de brita, sempre nesta sequência de materiais.

Qual a medida para fazer um concreto forte?

Principais traços
  1. 1 saco de cimento 50 kg;
  2. 4 latas de 18 litros de areia;
  3. 5 latas e ½ de 18 litros de brita;
  4. 1 lata e ¼ de 18 litros de água.
  5. Rendimento: 8 latas de concreto.

Qual o traço de um concreto de 25mpa?

Quando adicionado 15 litros d'água ao traço, a resistência final será de 20 MPa e com 13 litros se alcança 25 MPa. Esta é a ciência do pedreiro. Este traço 1:2:3, se desenvolvido os cálculos de dosagem, apresenta consumo de 360 kg de cimento por metro cúbico e é bombeável.

Artigo anterior
Como saber se tenho metal pesado no corpo?
Artigo seguinte
Quantas gramas tem 1 xícara de amido de milho?