Por que Paulo Freire é considerado o patrono da educação?

Perguntado por: Mário Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

Freire defendia uma Educação democrática, em que professor e aluno trocam conhecimentos, decidem juntos. Constituir essas relações não é apenas eleger o diretor, mas viver democracia dentro da sala de aula, estimular a organização livre dos alunos etc.

Por que Paulo Freire e patrono da Educação Brasileira?

“Freire foi um pensador muito importante nas décadas de 50, 60 e 70 e 80. ... Foi educador atuante em uma perspectiva de educação que buscava colocar no centro da educação pedagógica o direito a uma educação emancipatória”, afirmou a professora naquele ano.

O que Paulo Freire representa para a educação?

Em seu livro Pedagogia do Oprimido, Freire coloca o papel da educação como um ato político, que liberta os indivíduos por meio da “consciência crítica, transformadora e diferencial, que emerge da educação como uma prática de liberdade”.

Por que Paulo Freire e o patrono da Educação Brasileira sua resposta precisa conter uma justificativa de no mínimo 5 linhas e no máximo 10?

Por ter dedicado grande parte de sua vida à alfabetização e educação da população pobre, ele passou a ser reconhecido como o patrono da educação brasileira, de acordo com a Lei nº 12.612, publicada em 2012.

Qual lei reconhece Paulo Freire como patrono da Educação Brasileira?

LEI Nº 12.612, DE 13 DE ABRIL DE 2012.

Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º O educador Paulo Freire é declarado Patrono da Educação Brasileira.

Saiba quem é Paulo Freire, o patrono da educação brasileira

33 questões relacionadas encontradas

Como citar Paulo Freire na redação?

1- “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” 2- “Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo.” 3- “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”

Quais são as principais ideias de Paulo Freire?

Veja cinco ideias indefensáveis que Paulo Freire apoia em seu principal livro, Pedagogia do Oprimido:
  • O mundo se divide entre opressores e oprimidos. ...
  • Che Guevara é um exemplo de amor. ...
  • A educação deve estar a serviço da revolução. ...
  • A família é opressora. ...
  • É preciso combater a “invasão cultural”

Como citar Paulo Freire?

“Não existe docência sem discência.” “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens educam-se entre si, mediatizados pelo mundo.” “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.

Como fazer uma citação em uma redação?

Para usar citações diretas, você precisa escrever as palavras do autor exatamente da maneira como elas foram ditas ou escritas, além de utilizar as aspas (“”) antes e depois da citação.

Pode usar citação em redação?

A citação em redação é um recurso que usamos no texto quando trazemos a ideia de outra pessoa. Não há mal nenhum em concordar com algo e levar isso para o seu texto, mas você precisa indicar de forma correta o nome do autor daquele pensamento.

Quando usar em citações?

A citação direta e indireta são recursos utilizados nos textos científicos para nos referir a algum autor que já escreveu algo sobre aquele tema que estamos a tratar. Então, usamos as citações para incluir as opiniões e constatações deles nos nosso texto.

Quem citar na redação?

Quem citar? O autor pode ser um filósofo, educador, pensador, sociólogo ou outro escritor do qual você goste ou admire e que tenha uma citação que possa ser usada ao longo da sua redação. É preferível que a fala seja curta para não ocupar muito espaço do seu texto.

Quais filósofos citar na redação do Enem?

Confira a seguir, 5 filósofos cujas ideias poderá utilizar na sua redação.
  • 1 – Nietzsche. Filosofia com aplicação prática.
  • 2 – Adorno. Contexto histórico.
  • 3 – Foucault.
  • 4 – Filósofos: Luiz Felipe Pondé
  • 5 – Hannah Arendt. Temas que dialogam com a liberdade.
  • Avalie as vantagens de citar filósofos na redação do Enem.

Como usar Michel Foucault na redação?

A reflexão que esse pensador fez sobre a noção de poder, por exemplo, pode abarcar diversos temas que podem ser cobrados na redação do Enem. Segundo sua filosofia, todas as relações humanas são de poder, já que todas as relações humanas envolvem disputa e domínio.

Como usar Bauman na redação?

Na redação, você pode usar a ideia de Bauman para dar suporte a um de seus argumentos em temas relacionados à depressão , ao suicídio, às crises econômicas e políticas, entre outros. O caos da vida contemporânea tem aberto, cada vez mais, espaço para o suicídio entre jovens no Brasil e no Mundo.

Quando se usa colchetes em citações?

O uso de colchetes em citações

Use colchetes para incluir palavras dentro de uma citação que não fazem originalmente parte desta. Por exemplo, se um trecho citado não estiver totalmente claro, pode-se acrescentar palavras entre colchetes para esclarecer o significado.

O que significa reticências entre colchetes em um texto?

5) Exatamente por isso, têm-se utilizado, na prática, as reticências entre parênteses ou entre colchetes, para indicar, com mais clareza, a supressão de parte do texto que consta do original.

Para que se usa aspas?

Quando (e como) usar aspas em um texto?
  1. 1 Para abrir e fechar citações. ...
  2. 2 Quando exprimir ironia ou destacar uma palavra ou expressão usada fora do contexto habitual. ...
  3. 3 Quando há palavras ou expressões populares, gírias, neologismos ou arcaísmos. ...
  4. 4 Para marcar estrangeirismo (quando não há opção de itálico).

Como criar uma citação?

Citação Direta

Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).

Como fazer citação na introdução?

Tente fugir das frases mais conhecidas e garanta que a citação escolhida tenha relação direta com o tema proposto. É importante que a ideia da citação esteja alinhada ao raciocínio que você vai desenvolver e à tese que você vai defender. Uma boa citação não é, necessariamente, a frase de um filósofo.

Como iniciar uma introdução com citação?

Introdução a partir de Citações

Lembre-se que a citação ou o autor da frase devem estar relacionados ao tema! Confira o exemplo de introdução com citação na redação sobre O problema da obesidade entre os brasileiros. Exemplo: "Existem dois problemas na sociedade: a vida sedentária e a fartura de alimentos".

Como citar Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire?

São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1968. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

Como citar Paulo Freire pedagogia da esperança?

Referências bibliográficas: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro,Paz e Terra, 1992, 245 p.

Como citação Paulo Freire pedagogia da Autonomia?

( Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire, pg. 99). Todo educador deve ter por certo o peso da responsabilidade que carrega sobre os ombros. Por meio da educação os tão desvalorizados professores têm o poder de mudar o mundo sem usar uma arma, sem ferir a nenhuma vida.

Quando Paulo Freire recebeu o título de patrono da Educação Brasileira?

O domingo será de homenagens ao educador e pedagogo Paulo Freire. Neste 19 de setembro, o recifense conhecido desde 2012 como "Patrono da Educação Brasileira" completaria 100 anos.

Artigo anterior
O que são frutos civis do trabalho?
Artigo seguinte
Quando aplicada pena privativa de liberdade?