Quais os princípios da abordagem centrada na pessoa?
Perguntado por: Yasmin Carlota de Gomes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (43 avaliações)
A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, ou seja, o terapeuta dentro da sua autenticidade partilha dos princípios centrados na pessoa. Trata-se de uma abordagem que é mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.
Qual é a característica da abordagem centrada na pessoa?
A Abordagem Centrada na Pessoa, com sua proposta de promover relações interpessoais autônomas e consequentemente humanizadas, sugere o desenvolvimento de atitudes de consideração positiva incondicional, empatia e autenticidade como características principais desse jeito de ser.
Quais os princípios da ACP?
A intervenção psicoterapêutica realizada na perspectiva da ACP é fundamentada em três princípios básicos: a consideração positiva incondicional, a compreensão empática e a autenticidade ou congruência; além da tendência atualizante que é o pilar da teoria de Carl Rogers onde circulam esses demais conceitos.
Quais são os pressupostos básicos da teoria centrada na pessoa?
É importante que tudo que o facilitador sinta de forma persistente na relação seja dito. Com empatia, cuidado, respeito, mas principalmente com autenticidade. Para a Abordagem Centrada na Pessoa, é importante que o facilitador diga o que sente, mais é claro que como sendo a sua verdade, e não como verdade do outro.
Qual o objeto de estudo da abordagem centrada na pessoa?
A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), assim como qualquer atividade humana, está fundamentada sobre alguns valores, entre os quais o valor da pessoa. Por um lado, a abordagem prevê uma prática profissional em que o psicólogo seja íntegro na sua relação com o cliente, portando valores, sentimentos e percepções.
O que é Abordagem Centrada na Pessoa?
Qual a concepção de homem para a Abordagem Centrada na Pessoa ACP?
O que é a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP)?
Sendo a mais conhecida das Psicologias Humanistas, a Abordagem Centrada na Pessoa considera que o ser humano é determinado por sua própria vontade subjetiva, ainda que influenciado por todas as circunstâncias de sua existência.
Quais os elementos essenciais o terapeuta precisa considerar na terapia centrada na pessoa?
Em um de seus artigos mais conhecidos, Rogers (1957) afirma que três atitudes do terapeuta – congruência, empatia e consideração positiva incondicional – são essenciais para que uma mudança de personalidade possa ocorrer com o cliente.
É um dos pressupostos da abordagem centrada na pessoa?
A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, ou seja, o terapeuta dentro da sua autenticidade partilha dos princípios centrados na pessoa. Trata-se de uma abordagem que é mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.
Quanto aos quatros conceitos chave da abordagem centrada na pessoa?
São elas: a consideração positiva incondicional; a empatia; a congruência.
Quais são as fases da abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers exemplifique?
São elas: a fase não diretiva; a reflexiva; a experiencial e a coletiva ou inter-humana.
O que é ACP e por quem foi proposta?
A ACP é uma das primeiras vertentes da Psicologia Humanista e deve sua sistematização ao psicólogo norte-americano Carl Rogers, que aponta para uma perspectiva de homem e das relações humanas e valoriza a potência de desenvolvimento do ser humano.
Em que consiste a teoria de Roger?
Uma das principais ideias da teoria de Carl Rogers é a da atualização humana: ele acreditava que o ser humano, em especial, tem uma forte tendência a se atualizar e se esforçar de modo contínuo para que se sinta realizado. Desse modo, o ser humano constrói pouco a pouco quem realmente é.
Qual o foco principal da psicologia humanista?
O que é Psicologia Humanista:
É a perspectiva da psicologia que apoia a crença de que os seres humanos, como indivíduos, são seres únicos e devem ser reconhecidos e tratados como tal por psicólogos e psiquiatras. A psicologia humanista enfatiza os conceitos como livre-arbítrio e a auto-realização.
Qual é a ideia central na teoria da aprendizagem centrada na pessoa?
“O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança”.
Como a ACP compreende o diagnóstico do paciente?
Na medida em que a ACP defende uma nova visão de homem e propõe uma nova forma de abordar suas questões, também refere o diagnóstico psicológico por outra perspectiva: a de uma atividade de compreensão processual do sujeito e de suas experiências, que acontece no seio de uma relação psicoterápica.
O que é abordagem corporal?
A psicoterapia com abordagem corporal possibilita a integração entre mente e corpo ao combinar técnicas da psicoterapia tradicional, que se dá através da palavra, com exercícios corporais específicos.
São conceitos presentes na Gestalt-terapia?
São alguns conceitos básicos da Gestalt-terapia: o ser humano é um ser de relação (relação consigo mesmo, com o mundo, com os outros); totalidade e integração (a pessoa como uma unidade psique-corpo-espírito); o ser humano como unidade indivíduo-meio (o ser humano está constantemente interagindo com limites sociais e ...
São valores éticos da ACP?
São valores éticos da ACP: Resposta Selecionada: a. A solidariedade, no sentido de as pessoas se respeitarem e reconhecerem o valor absoluto de toda existência. ... Fundamentam o viés ético da ACP os seguintes aspectos: I – A valorização de atitudes do psicólogo, ou seja, os seus comportamentos nos atendimentos.
Quais os tipos de abordagem da psicologia?
- Terapia Cognitivo Comportamental. Essa abordagem da psicologia foi criada por Aaron Beck. ...
- Psicanálise. ...
- Behaviorismo. ...
- Psicologia Humanista. ...
- Análise Junguiana ou Psicologia Analítica. ...
- Levando seus tratamentos para um próximo patamar.
O que é a congruência para a ACP?
Congruência – Ser congruente em uma relação significa ser uma pessoa integrada, com a sua experiência real acuradamente representada em sua consciência.
Quais os principais elementos que norteiam o trabalho do terapeuta que segue a abordagem centrada na pessoa quem foi o teórico responsável por essa abordagem?
Terapia centrada na pessoa, também conhecida como psicoterapia centrada na pessoa, aconselhamento centrado na pessoa, terapia centrada no paciente e Psicoterapia rogeriana, é uma forma de psicoterapia desenvolvida por psicólogo Carl Rogers a partir da década de 1940 e estendendo-se até os anos 80.
Quais os principais elementos da Terapia Centrada no Cliente proposto por Carl Rogers?
A abordagem centrada no cliente se concentra em fornecer uma consideração positiva incondicional, empatia e apoio genuíno, a fim de ajudar a cliente a alcançar uma visão mais congruente de si mesma.
Quais atitudes são descritas como necessárias ao psicoterapeuta na abordagem centrada na pessoa?
É desenvolvida a teoria das atitudes facilitadoras, segundo a qual o psicoterapeuta deve apresentar três condições para que ocorra o crescimento do cliente: empatia, aceitação positiva incondicional e congruência.
Como é a abordagem humanista?
O humanismo propõe uma abordagem terapêutica não-diretiva e centrada na pessoa. Parte-se do pressuposto que é o indivíduo que possui a responsabilidade pela condução e pelo sucesso do tratamento. O humanismo é considerado como uma abordagem otimista.
Qual foi o principal objetivo do humanismo?
Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas. Com o distanciamento das questões religiosas, nesse período foi possível realizar novas formas de estudo acerca da arte, ciência e política.
Quando o idoso não pode mais ficar sozinho?
Quais músculos trabalha a remada baixa?