Como se faz a citação do espólio?

Perguntado por: Ana Neves de Nascimento  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (9 avaliações)

- A citação do espólio deve ser realizada na pessoa do inventariante ou, se não houver inventário, devem ser citados todos os herdeiros.

Como citar inventariante?

CITAÇÃO DA INVENTARIANTE. Não é necessária a citação de todos os herdeiros, uma vez que nos termos do artigo 12 , inciso V, do CPC o espólio será representado em juízo pelo seu inventariante. Possibilidade de reserva do valor obtido com a arrematação do imóvel, gerador da presente dívida, em outro processo.

Como citar herdeiros?

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA …ª VARA DA FAMÍLIA DA COMARCA DE ……………………

Quem representa o espólio quando não há inventário?

O CPC (clique aqui), acrescentou o relator, estabelece que, enquanto não for nomeado o inventariante, o espólio é representado judicialmente pelo administrador provisório, que é quem detém a posse de fato dos bens deixados pelo falecido.

Quem tem legitimidade para representar o espólio?

Nos termos do art. 12, inc V, do Código de Processo Civil, o espólio é representado ativa e passivamente, pelo inventariante. Enquanto não aberto o inventário, o espólio deve ser representado por todos os herdeiros.

o que e espólio no inventário extrajudicial?

40 questões relacionadas encontradas

Quem é o representante legal do espólio?

O inventariante é o administrador do espólio. “É uma obrigação pública (múnus publico) na qual alguém é nomeado para administrar o espólio (bens de quem morreu) até a partilha. Cabe a ele representar a herança ativa e passivamente”.

Como citar herdeiros desconhecidos?

O autor deve indicar na inicial o nome de quem o imóvel objeto da ação de usucapião está registrado no cartório imobiliário, bem como os de seus confinantes e de terceiros, para serem citados, pessoalmente, ou por edital, caso estejam em lugar incerto e não sabido ( CPC /73, art. 942 ).

Como fazer a habilitação dos herdeiros?

Os parentes consanguíneos de 2º grau têm legitimidade para se habilitarem como sucessores, quando não houver descendentes, ascendentes ou cônjuge do falecido79.. Art. 689. Proceder-se-á à habilitação nos autos do processo principal, na instância em que estiver, suspendendo-se, a partir de então, o processo.

Como incluir herdeiro em inventário?

Emolumentos de cartório (Registro de Imóveis): Nos casos de bens imóveis os herdeiros deverão levar o formal de partilha ou a Escritura Pública de Inventário diretamente no Cartório de Registro de Imóveis para efetuarem a transferência de titularidade do imóvel, substituindo o falecido pelos herdeiros.

Como ocorre a citação dos interessados no inventário?

1.6 Citação e intimação dos interessados

Assumido o encargo da inventariança e feitas as primeiras declarações, o juiz mandará citar, para os termos do inventário e da partilha, todos os interessados, que o art.

Quando é feita a citação por edital?

A citação por edital será feita: I - quando desconhecido ou incerto o citando; II - quando ignorado, incerto ou inacessível o lugar em que se encontrar o citando; III - nos casos expressos em lei.

Como fazer as primeiras declarações de inventário?

___________________(Qualificação), Cédula de Identidade/RG nº _________ e CPF/MF inscrito sob o nº ____, casado pelo Regime de Comunhão de Bens com a Requerente ____, faleceu “ab intestato” na Comarca de ______ em __/__/____. a) Avaliado em R$ __ (extenso).

O que é necessário para inventário quando só tem um herdeiro?

Tendo em vista a função do inventário como método de divisão de bens entre herdeiros, é comum que as pessoas se perguntem se o único herdeiro precisa fazer inventário. A resposta a essa pergunta é sim.

Como comprovar a condição de herdeiro?

Os documentos indispensáveis a serem apresentados pelos herdeiros são:
  1. Documento de identidade com foto e CPF;
  2. Certidão de nascimento atualizada para os solteiros;
  3. Certidão de casamento atualizada para os casados, separados judicialmente e divorciados; e.
  4. Escritura pública de união estável para os companheiros.

Quando os herdeiros não se habilita?

Com o falecimento de uma das partes, desaparece um dos sujeitos da relação processual, impondo-se a suspensão do processo, nos termos do art. 313 , I , § 1º e § 2º e do art. 687 e seguintes, todos do CPC/15 , para regularidade da relação processual e habilitação dos sucessores ou herdeiros à substituição da parte.

Quem deve habilitar os herdeiros?

Quem tiver qualificação jurídica será habilitado, permanecendo com total responsabilidade diante dos demais herdeiros, seja antes do inventário, seja durante, seja depois. De se lembrar que a transferência da propriedade se dá com a morte. Quem se achar prejudicado, deverá promover a ação cabível.

Qual o prazo para se habilitar como herdeiro?

Prazo prescricional de 10 anos para ajuizar petição de herança corre a partir da abertura da sucessão.

O que é pedido de habilitação de herdeiros?

O que é: A habilitação de herdeiros é um documento que referencia os herdeiros ao património deixado pelo falecido(a). Atenção: Caso não tenha realizado a Transcrição do Óbito deverá enviar a certidão junto com a solicitação de habilitação de herdeiros.

Como citar uma pessoa falecida em documento?

In memoriam, com m no final, é a forma correta de escrita desta locução latina. A forma in memorian, com n no final, está errada. In memoriam significa em memória ou em lembrança. É usada para homenagear alguém que já faleceu, sendo muito utilizada em obituários, epitáfios e monumentos mortuários.

O que é o princípio da saisine?

Trata-se de princípio fundamental do Direito Sucessório, em que a morte opera a imediata transferência da herança aos seus sucessores legítimos e testamentários, visando impedir que o patrimônio deixado fique sem titular, enquanto se aguarda a transferência definitiva dos bens aos sucessores do falecido.

É possível fazer usucapião entre herdeiros?

Assim, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) chegou à conclusão de que é possível, sim, a usucapião por herdeiro sobre o imóvel que é objeto de herança, ou seja, que foi deixado pelo falecido. Essa decisão ocorreu no julgamento do Resp 1.631.859, quando decidiu que é possível haver usucapião entre herdeiros.

Quem é o representante legal do falecido?

O inventariante é o responsável legal por representar o espólio em juízo, ativa ou passivamente, e zelando pelos bens daquele que faleceu (CPC, art.

Quem é a pessoa inventariada?

O que é Inventariado:

"De cujus" que tem o espólio como objeto em ação de inventário.

Quem representa o herdeiro falecido?

O direito de representação dá-se na linha reta descendente, mas nunca na ascendente.” No primeiro caso, somente os filhos, netos e bisnetos representam o falecido. Os pais, avós e bisavós não são contemplados com este direito. Por exclusão, verifica-se também que o cônjuge sobrevivente não herda por representação.

Pode fazer inventário de um único bem?

Essa conduta se chama sobrepartilha, que nada mais é do que realizar a partilha de um bem, e deixar os demais bens a serem partilhados em momentos posteriores, a partilha em momento posterior, é chamada de sobrepartilha, essa conduta pode sim ser realizada, no entanto, deverá ser observado os requisitos para tanto, ...

Artigo anterior
Como saber se a tecla Alt está funcionando?
Artigo seguinte
Como as atividades industriais poluem o ar?