Como fazer planos de aula de acordo com a Bncc?

Perguntado por: Iris Martins Gaspar  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (59 avaliações)

Como fazer um plano de aula de acordo com a BNCC
  1. Selecione a temática geral do projeto. ...
  2. Estabeleça os objetivos. ...
  3. Informe o tema de estudo. ...
  4. Estabeleça a duração. ...
  5. Pense nos recursos didáticos. ...
  6. Defina a metodologia. ...
  7. Informe a avaliação.

Como fazer um plano de aula passo a passo de acordo com a BNCC para educação infantil?

Planeje as aulas com base nos campos de experiências
  1. O eu, o outro e o nós;
  2. Corpo, gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O que deve conter em um plano de aula segundo a Bncc?

Em um plano de aula deve estar registrado o que será lecionado, os temas das aulas e o objetivo de cada uma delas. Também deve constar qual é o objetivo geral daquele curso, e qual será a metodologia e a forma de avaliação aplicada nas turmas.

Como se elabora um plano de aula?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

Como fazer um plano de aula rápido?

Confira o passo a passo para elaborar um bom plano de aula:
  1. Diagnóstico. O primeiro passo é conhecer a realidade em que a aula será desenvolvida, assim como o contexto dos alunos para os quais se vai lecionar. ...
  2. Definição dos objetivos. ...
  3. Seleção dos conteúdos. ...
  4. Use a tecnologia a seu favor.

COMO FAZER UM PLANO DE AULA / BNCC (PASSO A PASSO) COMPLETO

39 questões relacionadas encontradas

Como elaborar um plano de aula na educação infantil?

9 dicas para preparar uma aula atrativa na educação infantil
  1. Invista em capacitação profissional. ...
  2. Utilize a tecnologia a seu favor. ...
  3. Utilize plenamente o espaço escolar. ...
  4. Fique atento ao tipo de interação que quer criar em suas aulas. ...
  5. Planeje atividades que desenvolvam a disciplina nos alunos.

O que não pode faltar em um plano de aula?

Por isso, compartilho algumas dicas para garantir a boa elaboração desse instrumento:
  • Use as informações e reflexões sobre sua turma. ...
  • Articule o planejamento. ...
  • Estruture o plano. ...
  • Tenha objetivos claros. ...
  • Seja flexível. ...
  • Ao reutilizar o plano, faça uma revisão profunda.

Quais são os elementos que compõem um plano de aula?

Os elementos mais importantes de um plano de aula
  • Metas. Um bom plano de aula deve incluir um conjunto de metas. ...
  • Objetivos. A parte dos objetivos de um plano de aula detalha o que os alunos devem aprender durante a aula e por quê. ...
  • Procedimentos. ...
  • Tarefas e avaliações.

Quais as etapas e os aspectos considerados na elaboração do plano de aula?

São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno.

Como fazer um plano de aula com competências e habilidades?

Orientação: Os objetivos de aprendizagem definidos pelo professor são o ponto principal do plano de aula. Eles estruturam os conhecimentos que serão construídos. É importante que esteja sintonizados, principalmente, com as habilidades a serem trabalhadas, considerando as competências que seja deseja alcançar.

Como colocar as habilidades da Bncc no plano de aula?

As habilidades também deverão aparecer em seu plano de aula. Para escolhê-las, analise os objetos de conhecimento, a área do conhecimento e a unidade temática que você selecionou anteriormente. Perceba como tudo se conecta de maneira bastante clara quando você segue as diretrizes estipuladas pela BNCC.

Quais são os objetivos de um plano de aula?

O plano de aula é um documento no qual o professor, ao planejar o que será lecionado, registra qual o tema da aula, qual objetivo dela, a metodologia que será utilizada, como irá avaliar o aprendizado dos alunos, as referências bibliográficas e muitas outras informações.

O que trabalhar na educação infantil de acordo com a Bncc?

BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
  • O eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gestos e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O que colocar na introdução de um plano de aula?

INTRODUÇÃO: Pressupõem-se no plano e na ação da aula iniciá-los apresentando o con- texto, o conteúdo e os conceitos centrais a serem trabalhados.

Quais itens deve contemplar um bom plano de aula?

Em geral, um bom plano de atividades, deve contemplar os seguintes itens:
  • Objetivo geral a ser alcançando com o plano de ações;
  • Lista de ações e atividades a serem executadas;
  • Data de início e fim previsto para cada ação ou atividade;
  • Orçamento alocado para cada ação ou atividade;
  • Responsável pela execução de cada ação;

O que é o conteúdo programático no plano de aula?

5. Conteúdo programático. São os conteúdos contemplados durante as aulas que compõem as diretrizes curriculares e são determinados para o estudo durante o ano. Deve ser detalhado juntamente com os pontos principais a serem abordados (objetivos, metodologia, avaliação, entre outros).

O que fazer no primeiro dia de aula na educação infantil?

7 Dicas para o 1º dia de aula na Educação Infantil
  1. Invista na preparação. ...
  2. Mostre empatia. ...
  3. Evite rupturas. ...
  4. Redobre a atenção. ...
  5. Enfatize brincadeiras. ...
  6. Conte historinhas. ...
  7. Registre o momento.

Como deve ser o planejamento da educação infantil?

O planejamento na Educação Infantil é um momento que possibilita o professor encontrar soluções para obter avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, por isso deve ser uma atividade contínua, onde o professor não somente escolhe os conteúdos a serem passados, mas faz todo um processo de ...

Como montar um plano de aula para o maternal 1?

Planejamento Anual para Maternal 1 para trabalhar Linguagem Oral
  1. Interessar-se por histórias e trabalhar a imaginação da criança;
  2. Participar de várias situações de comunicação oral;
  3. Estimular a fala por meio da interação com outro; através de gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal;

Qual a importância de um plano de aula?

O plano de aula é importante pois explicita o que são os objetivos da aula, como serão atingidos e em quanto tempo. Ele funciona como uma guia que orienta o professor sobre seus objetivos e abre um leque de opções criativas a fim de alcançá-los.

Como iniciar objetivos específicos?

Para a definição de objetivos específicos, é recomendado o uso de verbos com significado mais restrito e direcionado.
...
Verbos usados em objetivos específicos para indicar conhecimento
  1. registrar;
  2. definir;
  3. identificar;
  4. nomear;
  5. especificar;
  6. exemplificar;
  7. enumerar;
  8. citar.

O que é um objetivo geral?

O objetivo geral demonstra a mudança na realidade que o projeto pretende contribuir, ou seja, visa dar resposta ao principal problema apontado pela comunidade. Tem uma perspectiva de médio e longo prazos e não necessariamente é atingido durante a execução do projeto.

Como as competências e habilidades descritas na BNCC se relaciona com o conteúdo do plano de aula?

Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.

Como a BNCC apresenta as competências e as habilidades e para quê?

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

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