Quais os principais tipos de resíduos?

Perguntado por: Soraia Ana Matias Jesus  |  Última atualização: 7. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

Tipos de Resíduos
  • resíduos domiciliares.
  • resíduos de limpeza urbana.
  • resíduos sólidos urbanos.
  • resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.
  • resíduos dos serviços públicos de saneamento básico.
  • resíduos industriais.
  • resíduos de serviços de saúde.
  • resíduos da construção civil.

Quais são os principais resíduos?

- Plásticos: Garrafas, garrafões, frascos, embalagens, boiões, etc; - Vidro: Garrafas, frascos, copos, etc; - Metais: Latas; - Outros: Roupas, óleos de cozinha e óleos de motor, resíduos informáticos etc.

Quais são os cinco tipos de resíduos?

Eles podem ser classificados em:
  • Orgânicos: Restos de alimentos, folhas, galhos e esterco.
  • Recicláveis: Papel, plástico, metal e vidro.
  • Rejeitos: Materiais que não podem ser reciclados ou reutilizados.
  • Perigosos: Que apresentam riscos à saúde ou ao meio ambiente, como pilhas, baterias e resíduos hospitalares.

Quais os tipos de resíduos comum?

Resíduos Comuns (Não Recicláveis)

Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde pública ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares (podas e folhas de jardim, papel higiênico, papel toalha, fraldas descartáveis, papel carbono).

Quais são os tipos de resíduos especiais?

Os principais exemplos de resíduos especiais são os aparelhos eletrônicos, os medicamentos, as lâmpadas, as pilhas e baterias, o óleo de cozinha e os pneus.

RESÍDUOS SÓLIDOS

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de resíduos e como são classificados?

Os resíduos podem ser classificados quanto: à natureza física, a composição química, aos riscos potenciais ao meio ambiente e ainda quanto à origem. A legislação vigente de classificação de resíduos é aplicada, por exemplo, aos resíduos industriais, de saúde, de construção civil e os radioativos.

Quais são os tipos de resíduos químicos?

Classificação de Resíduos Químicos

Prata, chumbo, mercúrio, cromo, ósmio, etc. Solventes orgânicos não halogenados. Álcoois, fenóis, acetona e hidrocarbonetos, como hexano, ciclo-hexano, pentano e outros, éteres, benzeno (benzol), tolueno (toluol), xileno (xilol) e derivados. e iodeto de propídio em solução aquosa.

Quais são os tipos de resíduos perigosos?

Resíduos Perigosos: Exemplos

Lodo de tratamento de efluentes. Resíduos e lodos de tinta provenientes de pintura industrial. Pilhas e baterias. Agrotóxicos e suas embalagens.

Quais são os 7 tipos de lixo?

Conheça alguns tipos de lixo:
  • Lixo orgânico. Descartado principalmente em residências e estabelecimentos comerciais, o lixo orgânico é composto basicamente por restos de alimento. ...
  • Lixo reciclável. ...
  • Lixo doméstico. ...
  • Lixo comercial. ...
  • Lixo industrial. ...
  • Lixo hospitalar. ...
  • Lixo verde. ...
  • Lixo eletrônico.

Quais são os resíduos não perigosos?

A NBR 10.004/2004 classifica os resíduos entre Não Perigosos e Perigosos. Os não perigosos são aqueles comuns ao nosso cotidiano (papel, vidro, etc.), já os perigosos são aqueles que oferecem riscos potenciais ao meio ambiente.

Qual a importância de classificar os tipos de resíduos?

É por meio da classificação que se determina o quão nocivo é o resíduo, esse processo ajuda a indicar qual o tipo de descarte mais apropriado, tendo em vista o objetivo de dar a esses materiais a destinação que seja menos agressiva ao planeta.

O que é um resíduo contaminado?

Resíduos potencialmente infectantes, ou resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico (infectantes), são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas.

Quais são os tipos de lixo reciclável?

Reciclável: Garrafas, Copos, Embalagens Pet (Refrigerantes, Vinagre, Óleo…), Sacos/Sacolas, Tampas, Frascos de produtos, Caneta (Sem a tinta), Canos e Tubos de PVC, Embalagens de produto de limpeza, Embalagens tipo Tupperware, Brinquedos de plástico, Baldes.

Qual é o tipo de lixo que mais produzimos?

Segundo dados de Organizações Não Governamentais que trabalham com reciclagem, o lixo mais comum nas cidades é o orgânico, que corresponde a cerca de 52% de todo o montante de resíduos.

Quais são os 10 tipos de lixo?

Tipos de lixo: quais são os principais existentes e como descartá...
  1. Lixo doméstico. ...
  2. Lixo comercial. ...
  3. Lixo público. ...
  4. Lixo orgânico. ...
  5. Lixo hospitalar. ...
  6. Lixo eletrônico. ...
  7. Lixo radioativo.

Quais são os 4 lixos?

Para isso, conheça abaixo 4 tipos de lixo desta categoria:
  • Restos de alimentos. A categoria de resíduos mais produzidos pela população é a de restos de comida. ...
  • Lixo de uso pessoal. ...
  • Plantas. ...
  • Dejetos.

Quais são os resíduos sólidos?

O que são resíduos sólidos

Ou seja, toda matéria sólida ou semissólida que é descartada, como galhos, produtos eletroeletrônicos, plástico, embalagem, papelão, galhos, entre outros. Normalmente, eles são gerados a partir de diferentes atividades, como doméstica, hospitalar, industrial, agrícola, comercial e varrição.

Quais são os resíduos tipo C?

Grupo C: resíduos contaminados com radionuclídeos, provenientes de laboratório de análises clínicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia. Esses não são gerados pelo Demed.

Qual é o tipo de lixo mais perigoso?

Lixo radioativo: é um tipo bastante particular de lixo, oriundo de materiais radioativos, que é considerado perigoso em razão da sua toxicidade.

O que são resíduos tipo B?

Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...

O que é considerado resíduo perigoso?

De acordo com esta norma, resíduos perigosos (também chamados resíduos classe I) são aqueles que apresentam periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, ou uma das características que constem nos anexos A ou B da norma.

Quais são os resíduos infectantes?

Resíduos infectantes

Os resíduos do Grupo A, denominados Resí- duos Infectantes, são resíduos sólidos ou líquidos com a possível presença de agentes biológicos, tais como: bactéria, fungo, vírus, micoplasma, príon, parasita, toxina e linha- gens celulares.

Como são chamados os resíduos que não são orgânicos?

O material que compõem o lixo inorgânico não possui origem biológica, ele é produzido por meios não-naturais, ou seja, produzidos pelo homem, como o plástico, alumínio, vidro e outros materiais. O grande problema desse tipo de resíduo é seu longo tempo de decomposição na natureza.

O que é um resíduo biológico?

Os resíduos biológicos são aqueles que apresentam produtos biológicos que podem ou não representar risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente, devido à presença de microrganismos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.

Artigo anterior
O que e islamismo?
Artigo seguinte
O que se comemora no dia 05 de janeiro?