Quais os principais requisitos para que uma pessoa seja considerada moralmente responsável pelos seus atos?

Perguntado por: Nicole Reis  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (47 avaliações)

Para que o ato possa ser considerado moralmente bom deve partir de um princípio bom, ser executado com instrumentos (meio) bons e direcionar-se para um fim bom. Portanto o começo o meio e o fim devem ser mantidos pelo mesmo norte: o bem.

O que vem a ser uma pessoa responsável moralmente?

Em linhas bastante gerais, diz-se que um agente é moralmente responsável por algo quando é apropriado responder de certas maneiras ao que ele fez. Por exemplo, se um agente moralmente responsável fez algo bom (por exemplo, ajudou uma pessoa caída a levantar) pode ser apropriado agradecer-lhe ou elogiá-lo por isso.

Quando alguém pode ser responsabilizado moralmente pelos seus atos?

O indivíduo só pode ser moralmente responsável pelos atos cuja natureza conhece e cujas conseqências pode prever, além dos que, por se realizarem na ausência de uma coação extrema, estão sob seu domínio e controle.

O que é necessário para ser responsabilizado moralmente pela ação?

Assim o conhecimento e a liberdade é que permitem legitimar a responsabilidade moral, caso contrário, se há falta de liberdade e conhecimento, o indivíduo não possui responsabilidade moral. Pois, quem não possui consciência para agir, não pode ser responsável pelos seus atos.

Quais são os elementos fundamentais de uma ação moral?

As qualidades constitutivas da agência moral são a liberdade, a consciência e a responsabilidade. É com base nesses três conceitos que se qualificam as pessoas em agentes morais.

Conceitos Fundamentais da Ética: Dever, Responsabilidade e Liberdade.

32 questões relacionadas encontradas

O que são elementos morais?

Valores morais são os princípios e normas que determinam o comportamento de uma pessoa e a sua interação com a sociedade. Esses comportamentos são classificados como “certos” ou “errados” por determinada pessoa ou sociedade.

O que são ações morais?

61), “é um conjunto de normas, prescrições e valores que regulamentam o comportamento dos indivíduos na sociedade”, é a prática das normas ou dos valores morais.

Como o indivíduo consegue tomar decisões morais?

A sensação de certo ou errado de um indivíduo pode mudar dependendo das atividades que ele está desempenhando no momento da consideração de uma questão. E isto é feito sem que as pessoas estejam cientes da mudança de sua própria integridade moral.

Qual é o fundamento da moral?

Um ato para ser moral deve possuir motivação aceita pela coletividade, considerando o motivo, fins, meios utilizados para obtenção dos resultados, bem como a liberdade e a consciência para agir são predicativos imprescindíveis do ato moral. ...

O que é a consciência moral?

Ela afirma: “Consciência moral é o sentir no interior do qual a hierarquia de nossos impulsos nos vem à consciência”. (Nachlass/FP 1883, 15 [51], KSA 10.493). A definição se assenta sobre a ideia de que alguma coisa “vem à consciência [Bewusstsein]“ no interior de um “sentir”.

O que é consciência e responsabilidade moral?

A consciência, presente no íntimo de qualquer pessoa e indissociável à dignidade humana, permite a qualquer pessoa avaliar a qualidade moral dos actos realizados ou ainda por realizar, permitindo-lhes assim assumir a responsabilidade porque possuem liberdade para escolher entre o bem e o mal.

Quais são os 4 princípios éticos?

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça.

Em que condições uma pessoa pode assumir a responsabilidade pelas ações que praticou?

O sujeito da moral é responsável por suas ações quando age de forma livre e consciente. ... A ação egoísta não é imoral em si mesma, mas se torna imoral quando se choca com valores morais como o direito à vida, o respeito a diferentes culturas, entre outros.

Quem pode ser responsável por um ato moral?

A Responsabilidade da moral A responsabilidade por nossas ações está ligada ao ato moral. ... Isso por que, um individuo só pode ser responsabilizado quando suas ações possuem caráter consciente e conduta livre. Sendo responsável por seus atos cuja natureza conhece, considerado também as consequências destes.

O que é ser uma pessoa responsável?

Ser responsável é agir de modo a cumprir todas as obrigações que são inerentes a um indivíduo, como por exemplo pagar as contas do mês, fazer a lição de casa, finalizar todas as tarefas do trabalho e etc.

Qual é a diferença entre responsabilidade social e responsabilidade moral?

Moral vem do latin mores, que significa costume, conduta, modo de agir; e ética vem do grego ”ethos” e, do mesmo modo quer dizer costume, modo de agir. ... O conceito de responsabilidade social está relacionado ao conceito de investimento social, porém tem significados e práticas distintas.

Quais são os fundamentos da moral na visão de Nietzsche?

Contra toda essa dominação, Nietzsche defende que a Moral deve nascer imparcialmente. Não há necessidade de se levar em consideração os valores trazidos pela classe dos sacerdotes nem tampouco pela classe dos nobres.

Qual é o fundamento da moral para Arthur Schopenhauer?

a visão da verdadeira essência da moral, como acima vimos, Schopenhauer apresentará aquilo que ele considera o verdadeiro fundamento da moral: a compaixão.

Quais são os fundamentos básicos da ética?

Ao pensar em ética é importante destacar quatro princípios fundamentais que se encontram intrinsecamente ligados a ela: consciência, responsabilidade, liberdade e autonomia.

O que são decisões morais?

São as decisões que o ser humano, no exercício de sua liberdade, toma sobre o que deve fazer ou não para manter o bem-estar social.

O que é decisão moral?

O termo dilema moral se refere a uma circunstância particular onde qualquer decisão tomada possa evitar um mal que pode causar outros problemas.

Como tomar decisões éticas?

2Tomada de decisão ética
  1. Identificar e reconhecer um problema ético naquela situação;
  2. Após reconhecer o problema, iniciar processos de julgamento da situação;
  3. Apresentar uma intenção e motivação para agir de modo ético;
  4. E, por fim, agir moralmente;

Quais são os exemplos de moral?

Exemplos de valores morais
  • Justiça. A justiça é um dos pilares da vida em sociedade e diz respeito àquilo que é devido a cada pessoa por direito. ...
  • Honestidade. Honestidade é agir de acordo com a verdade e com a sinceridade. ...
  • Igualdade. ...
  • Tolerância. ...
  • Solidariedade.

Quais são os tipos de práticas morais?

Encontramos na moral dois planos: o normativo: constituído pelas normas ou regras de ação e pelos imperativos que enunciam algo que deve ser. E o fatual: que é o plano dos fatos morais, constituído por certos atos humanos que se realizam efetivamente.

Quais são os nossos valores morais?

Valores morais universais

Apesar das variações de valores entre os grupos sociais, alguns valores são frequentemente tidos como globais em virtude de sua presença em quase todas as nações. Podemos citar como exemplos de valores que são apresentados como universais os seguintes: igualdade, justiça, liberdade e respeito.

Artigo anterior
Qual o tratamento para VHS alto?
Artigo seguinte
Quantos watts tem o Carregador do Redmi Note 8 2021?