Quais os principais problemas filosóficos gerais trabalhados pela modernidade?

Perguntado por: Mauro Luís Miranda Henriques  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos:
  • Antropocentrismo e Humanismo.
  • Cientificismo.
  • Valorização da natureza.
  • Racionalismo (razão)
  • Empirismo (experiências)
  • Liberdade e idealismo.
  • Renascimento e iluminismo.
  • Filosofia laica (não religiosa)

Quais os principais problemas filosóficos da filosofia moderna?

Estão entre as principais características da Filosofia Moderna o ceticismo em relação às crenças antigas e às crenças costumeiras, a valorização da razão, a tentativa de estabelecer os limites do conhecimento humano e do modo como podemos conhecer o mundo verdadeiramente e a valorização de uma vida política que entende ...

Qual era o problema da filosofia moderna?

É, também durante a filosofia moderna, que são levantadas questões ligadas às novas relações sociais e econômicas, principalmente no período Pós-Revolução Industrial, e ao papel da burguesia nesse novo modelo social.

Quais as principais características da modernidade na filosofia?

A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.

Quais são os principais problemas da filosofia?

Um problema é filosófico quando ele só pode ser estudado ou resolvido exclusivamente pelo pensamento — ou seja: não recorrendo à experimentação científica, autoridade, observação ou cálculo matemático.

Filosofia Moderna | Períodos da História da Filosofia - Brasil Escola

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais problemas da filosofia antiga?

Também chamado de período clássico, ocupou-se de questões relacionadas ao ser humano, preocupando-se com questões relacionadas à alma, vícios e virtudes. Foi durante esse período que a democracia se estabeleceu na Grécia. Os destaques da época foram Sócrates, Aristóteles e Platão.

O que são problemas não Filosoficos?

Os problemas científicos não são filosóficos porque não podem ser resolvidos recorrendo exclusivamente ao pensamento. Ao contrário, os problemas filosóficos não podem ser resolvidos recorrendo à experimentação científica, à observação, à autoridade ou ao cálculo matemático.

O que é a modernidade na filosofia?

O que é modernidade? Do ponto de vista filosófico, “modernidade” à consolidação de uma sociedade que não se vale mais da Religião como sistema de organização social. O conhecimento científico e a racionalidade renascentistas vai de forma crescente abalando a sociedade tradicional.

Quais são as principais características da filosofia moderna e em quais pontos são contrários à filosofia medieval?

O racionalismo tinha como base a razão e o empirismo, por sua vez, se baseava na experiência. Devemos destacar que ao contrário das teorias dos pensadores das correntes filosóficas medievais, que se baseavam nas relações entre o homem e Deus, a filosofia moderna tem como objeto de estudo o próprio ser humano.

Quais são as principais características da filosofia?

A Filosofia lida com o conhecimento e com o pensamento de maneira abstrata, crítica e conceitual. ... A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico.

Qual é a importância do contexto da filosofia moderna?

A filosofia moderna contribuiu em muito na construção dos modelos morais que hoje estão presentes na sociedade, sem essa profunda reflexão acerca dos direitos e deveres do indivíduo na sociedade certamente teríamos um modelo social desequilibrado e injusto com populações vulneráveis ou minorias.

Qual a razão da crise da filosofia moderna da educação?

A grande crise surge com o relativismo que provoca um movimento contrário à tradição secular. Movimento este em direção a uma fragmentariedade que se contrapõe a qualquer projeto de unidade. O que valia para o mundo dos sentidos passa a igualmente valer para o mundo da razão humana.

Qual é a preocupação da filosofia contemporânea?

A Filosofia Contemporânea inicia-se no século XIX e perdura até os dias atuais, tendo como marca principal a crítica ao cientificismo moderno e às estruturas racionais.

Quais os principais períodos da filosofia moderna?

A filosofia moderna é toda a filosofia desenvolvida na chamada Era Moderna, entre o século XV (englobando os períodos finais da Renascença) e o século XIX. ... Os filósofos que inauguraram esse novo período da filosofia foram Nicolau Maquiavel (1469-1527) e René Descartes (1596-1650).

Quais são as duas correntes filosóficas da idade moderna?

Por não possuir uma escola única, a filosofia moderna é normalmente dividida pelas correntes filosóficas que exploraram os principais temas desta época. Os principais nomes desta época foram organizados posteriormente em dois grupos, os racionalistas e os empiristas.

Quais são as principais correntes filosóficas?

Correntes filosóficas: veja as linhas de pensamento ao longo da...
  • Principais correntes filosóficas. ...
  • Idealismo. ...
  • Materialismo. ...
  • Escolástica. ...
  • Racionalismo. ...
  • Empirismo. ...
  • Pragmatismo. ...
  • Existencialismo.

O que é a modernidade?

Modernidade é algo que está inevitavelmente ligado a tudo aquilo que é recente e atual, é a expressão daquilo que é "moderno". De um ponto de vista histórico, modernidade refere-se à história dos "Tempos Modernos", desde o Renascimento até à atualidade.

Qual filósofo definiu a modernidade?

Max Weber e o projeto da modernidade.

O que é o conceito de moderno?

Significado de Moderno

adjetivo Que pertence ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; hodierno, atual. Que tem pouco tempo, por oposição ao que é velho novo, recente: comprei um carro moderno.

O que são os problemas filosóficos?

Um problema filosófico está constituído fundamentalmente por questões abertas que podem encerrar uma variedade de respostas e essas respostas nunca se apresentam como definitivas, mas sempre podem apresentar novas possibilidades. Os problemas filosóficos são conceituais, não empíricos.

Por que a palavra problema está no centro da filosofia?

O problema é essencialmente dialético e, por essa razão, bastante útil para a filosofia, porque “a possibilidade de acrescentar aos problemas argumentos nos dois sentidos, dar-nos-á a possibilidade de descobrir, de modo mais fácil, a verdade e o erro em cada caso”.

Qual relação a filosofia pode ter com nossa vida?

A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.

Quais são as principais ideias da filosofia antiga?

Principais escolas do período

Foram muitos e diferentes pensamentos na época da Filosofia Antiga. ... Platonismo – corrente filosófica baseada em Platão (427 à 347 a.C.). A escola reúne as principais teorias do filósofo como: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma).

Quais são os principais períodos da filosofia antiga?

Voltar
  1. período pré-socrático - do século VII a.C. ao século V a.C. ...
  2. período socrático ou antropológico - do século V a.C. ao século IV a.C. ...
  3. período sistemático - do século IV a.C. ao século III a.C. ...
  4. período helenístico ou greco-romano - do século III a.C. ao século VI d.C.

Artigo anterior
Qual a importância da qualidade total?
Artigo seguinte
Qual o melhor dia da semana para acender vela pra São Jorge?