Quais os principais cuidados que o dentista da Atenção Básica deve ter durante o atendimento a pacientes com comprometimento cardiovascular?

Perguntado por: Soraia Rafaela Costa  |  Última atualização: 21. März 2025
Pontuação: 5/5 (7 avaliações)

Quais os principais cuidados que o dentista da atenção básica deve ter, durante o atendimento a pacientes com comprometimento cardiovascular? -Realizar anamnese detalhada colhendo informações, tais como: queixa principal? ; como, quando e onde começou? ; qual o tratamento já realizado? ; que medicamentos tomou? […]

Como tratar um paciente cardiopata em odontologia?

Caso um paciente com arritmia cardíaca tenha uma queda dos batimentos, deve-se suspender o atendimento, monitorá-lo e no caso desta queda abaixo dos 50 bpm, deve-se solicitar atendimento médico. O estresse e outros componentes do atendimento odontológico podem provocar um aumento do batimento cardíaco (taquicardia).

Quais os cuidados de proteção que o cirurgião-dentista deve ter para atender um paciente soro positivo?

Além da utilização dos EPI, o controle da infecção cruzada também é realizado através da esterilização do instrumental odontológico; desinfecção do equipamento e ambiente; e antissepsia (eliminação de bactérias do tecido vivo) da boca do paciente. Essas medidas de prevenção devem ser realizadas em conjunto2,3,4.

Quais são as principais complicações possíveis no manejo odontológico de pacientes cardiopatas?

A endocardite bacteriana é umas das complicações mais temidas pelo cirurgião-dentista ao tratar um indivíduo portador de cardiopatia. Caracteriza-se pela inflamação do endocárdio causada por bactérias que entraram na circulação sanguínea, contaminando a superfície do endotélio, em especial nas valvas cardíacas.

Qual a conduta que se deve ter com o paciente na odontologia?

Relação com o paciente

O relacionamento entre profissional e paciente deve ser bem transparente em todas as etapas do atendimento. O cirurgião-dentista precisa deixar bem claro para o paciente os riscos, objetivos, custos e alternativas ao tratamento proposto.

WebPalestra: Atendimento na saúde bucal a pacientes sistematicamente comprometidos

43 questões relacionadas encontradas

Quem teve AVC pode tomar anestesia no dentista?

Pacientes com Angina, Infarto Agudo do Miocárdio recente (ou até 6 meses após), AVC recente, submetidos a Cirurgia de Revascularização, Arritmias, Insuficiência Cardíaca, entre outras alterações cardiovasculares não devem fazer uso de vasoconstritor associado de anestésico em procedimentos odontológicos(2).

Quem teve AVC pode fazer extração de dente?

É possivel sim fazer a retirada deste dente. É necessário que seu médico, avalie o risco X benefício da anticoagulação em seu caso (não sei se tem troca de valva cardíaca, qual o tipo de valva afetada, se o uso o marevan é preventivo ou se já teve algum evento tromboembólico, ex: AVC, etc).

Quais os principais cuidados que o dentista tem de ter com o paciente hipertenso?

O indivíduo hipertenso deve conhecer e estar atento aos sinais e sintomas da hipertensão. O cirurgião-dentista precisa realizar o monitoramento ambulatorial da pressão arterial do paciente, acompanhando qualquer alteração que venha a acontecer.

Quem tem problema de coração pode fazer tratamento dentário?

Pacientes sem complicações pós-infarto nem fatores de risco adicionais (hipertensão, arritmias, insuficiência cardíaca congestiva) podem ser tratados no consultório odontológico, desde que alguns cuidados sejam tomados(4).

Quais são os riscos de realizar um procedimento odontológico em um paciente hipertenso?

Complicações no tratamento odontológico devem ser evitadas como: aumento do sangramento, angina, insuficiência cardíaca congestiva, AVC. 180/110 mmHg é o valor limite: urgência​. Acima disso, são casos de urgência médica e devem ser encaminhados ao hospital.

Quais são os cuidados odontológicos prévios que devemos ter com um paciente que irá passar por um tratamento oncológico?

odontológico prévio ao tratamento oncológico

O foco dos cuidados bu- cais deve ser na remoção das lesões de cáries e restaurações extensas, bem como no tratamento da doença periodontal. Para os dentes que necessitem de tempo mais prolongado de tratamento, está indicada a exodontia6.

Quais as medidas de prevenção o cirurgião dentista deve lançar mão para proteger o paciente da radiação ionizante e quais as medidas para se proteger?

Para proteção do paciente, a maioria relatou utilizar avental de chumbo, incluindo protetor de tireóide, além de reduzir o tempo de exposição. Acerca da proteção própria, a maior parte afirmou possuir paredes com revestimento de chumbo.

Como devemos utilizar a Biossegurança no consultório odontológico?

Essas normas incluem: correta lavagem das mãos; proteção pessoal do usuário; uso do equipamento de proteção individual em todos da equipe; adequadas limpeza de superfícies, desinfecção e esterilização; imunização dos profissionais e correto manuseio dos resíduos de saúde para conseguimos reduzir significativamente o ...

Qual o possível risco de infecção dental para o coração?

Com relação aos problemas cardiovasculares, existe uma associação maior dessas doenças com a gengivite e com a periodontite que, segundo o professor, podem agravar males cardíacos, aumentando o risco de surgimento no paciente.

É verdade que um problema dental pode provocar doenças cardíacas?

As bactérias da boca entram na corrente sanguínea por meio dessas aberturas e podem alcançar o coração, se instalar em válvulas lesionadas e provocar doenças como a endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Qual anestésico usar em pacientes cardiopatas?

4- Atualmente podemos encontrar no mercado brasileiro a epinefrina na concentração de 1:200.000 em associação com a Articaína 4%, sendo esta uma excelente indicação para anestesia de pacientes cardiopatas, desde que respeitadas as doses máximas indicadas para estes pacientes.

Quais os riscos de ser dentista?

Os principais riscos do cirurgião-dentista são relacionados a agentes físicos (ruído, iluminação, e radiação), químicos (por exposição a produtos químicos em geral e mercúrio), biológicos (exposição principalmente ao HBV e HIV) e ergonômicos (hábitos, posturas inadequadas e movimentos repetitivos em excesso).

Quem tem problema de coração pode tomar anestesia local?

“Em pacientes cardiopatas, o uso de pequena quantidade de anestésicos locais com vasoconstritor (dois a três tubetes de lidocaína a 2,0% com 1:100.000 de epinefrina) para procedimentos odontológicos é seguro e deve ser feito preferencialmente”

Qual a relação entre saúde bucal e problemas cardíacos?

A saúde bucal e a doença cardíaca estão conectadas pela disseminação de bactérias - e outros germes - a partir de sua boca para outras partes do seu corpo através da corrente sanguínea. Quando essas bactérias alcançam o coração elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação.

Quem tem pressão alta pode fazer canal no dente?

Todo e qualquer procedimento odontológico está contraindicado. No caso das urgências odontológicas, o atendimento deverá ser feito em ambiente hospitalar, após avaliação médica e redução da pressão arterial para níveis mais seguros.

Pode Fazer canal com a pressão alta?

Sim, não há problemas em fazer o tratamento odontológico, desde que a sua hipertensão esteja controlada.

Quem tem pressão alta pode tomar anestesia no dentista?

Quando o paciente se encontra em tratamento ou possui sua hipertensão/diabetes controladas, o uso de anestésicos locais não é contraindicado(4).

Quem não pode arrancar dente?

“As doenças sistêmicas e medicamentos que esse paciente carrega consigo podem influenciar na hora da cirurgia”, ressalta a dentista. Para completar, a odontologista destaca os casos de pacientes que demandam uma maior atenção, como os que apresentam risco de trombose e AVC.

Quem é cardiopata pode arrancar dente?

Os pacientes que sofreram um ataque cardíaco devem aguardar no mínimo 6 meses para realizar tratamento odontológico, mas podem comparecer a consultas de rotina para avaliações.

Porque não pode abaixar a cabeça depois de extrair dente?

Não realizar atividades de esforço físico como abaixar a cabeça e pegar peso durante 72 horas após a extração, pois este esforço pode gerar sangramentos, ruptura de pontos e dor a região operada.

Artigo anterior
Quais são as forças de caráter?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre treinamento supervisionado e não supervisionado?