Quais os principais conceitos de aprendizagem?

Perguntado por: Ariana Azevedo de Cardoso  |  Última atualização: 17. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (73 avaliações)

A aprendizagem depende de quatro fatores fundamentais: maturação do sistema nervoso central, experiências, transmissão social e equilíbrio das estruturas cognitivas. Esses fatores permitem a aquisição de conhecimento com base na adaptação, na acomodação e na assimilação.

Quais são os principais conceitos de aprendizagem?

Os objetivos da aprendizagem são classificados em: domínio cognitivo (ligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); domínio afetivo, (relacionados a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); domínio psicomotor (que ressaltam o uso e a coordenação dos músculos).

Quais são os conceitos utilizados na aprendizagem significativa?

As condições para que ocorram a aprendizagem significativa são a adoção de materiais e estratégias potencialmente criativas, por parte do docente, e a predisposição para aprender, por parte do estudante. Os conhecimentos prévios e as atribuições de sentido dependem das interações sociais.

Quais são as principais concepções de aprendizagem?

As concepções de aprendizagem podem ser definidas como o significado que o fenômeno da aprendizagem possui para os alunos. A concepção quantitativa é caracterizada como uma atividade estereotipada, pela aquisição (recolha e acumulação) mecânica de conhecimentos com o objetivo de retratá-los nas avaliações.

Quais são os principais elementos de aprendizagem?

  • OS ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM.
  • Identifique o tema de verdadeiro interesse.
  • Verifique se a motivação é adequada e duradoura.
  • Planeje-se e mapeie o trajeto.
  • Entendi. ...
  • Ajustar as sessões de estudo à capacidade de manter o foco.
  • Realizar sessões de repouso estratégico pode potencializar os estudos.

10 Curiosidades sobre a Língua Portuguesa

21 questões relacionadas encontradas

Quais as 4 fases do processo de aprendizagem?

Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensorial, simbólico, concreto e formal.

Quais são as três fases de aprendizagem?

O ciclo de aprendizado esta dividido em 3 fases, entender, aprender e fixar e é muito importante compreender a diferença entre ENTENDER E APRENDER.

O que é o conceito de aprendizagem?

Um conceito generalista de aprendizagem a define como um processo de aquisição ou modificação de conhecimentos, competências, habilidades e comportamentos.

O que diz a teoria da aprendizagem?

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.

Como a aprendizagem é descrita?

Entende-se a aprendizagem como um processo dinâmico e interativo da criança com o mundo que a cerca, garantindo-lhe a apropriação de conhecimentos e estratégias adaptativas a partir de suas iniciativas e interesses e dos estímulos que recebe de seu meio social.

O que é o contexto da aprendizagem?

Nos modelos das PEDAGOGIAS TRANSMISSIVAS os contextos de aprendizagem são compostos sobretudo pelas atividades que decorrem na aula, pelo ambiente da sala de aula (com as suas mesas, cadeiras, quadro e outros equipamentos), os alunos, o professor, o currículo e as estratégias e regras definidas.

Como ocorre o processo de aprendizagem segundo Piaget?

Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento. Palavras-chave: aprendizagem, construção do conhecimento, teoria piagetiana.

O que é teoria cognitiva da aprendizagem?

Em síntese, a aprendizagem cognitiva consiste em um estilo de aprendizagem que se concentra no uso mais eficaz do cérebro com o objetivo de incentivar os alunos a se envolverem de forma ativa e completa no processo de aprendizagem.

Quais são os 7 tipos de aprendizagem?

Tipos de aprendizagem: conheças os 7 existentes e identifique o seu
  1. Espacial. Nessa aprendizagem, os estímulos visuais são fundamentais para a absorção dos conteúdos. ...
  2. Físico-cinestésica. ...
  3. Interpessoal. ...
  4. Intrapessoal. ...
  5. Linguística. ...
  6. Lógico-matemática. ...
  7. Musical.

Quais são os conceitos de aprendizagem para a Bncc da educação infantil?

A BNCC da Educação Infantilapresenta seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que asseguram as condições para que as crianças aprendam e se desenvolvam integralmente: CONVIVER; BRINCAR; PARTICIPAR; EXPLORAR; EXPRESSAR; e CONHECER-SE.

Quais são as 5 abordagens da teoria da aprendizagem?

As abordagens educacionais objeto de análise são: abordagem tradicional, abordagem comportamentalista, abordagem humanista, abordagem c ognitivista e abordagem sociocultur al.

Quais são os principais conceitos da teoria de Vygotsky artigo?

As ideias de Lev Vygostky possuem quatro conceitos elementares: interação, mediação, internalização e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). O teórico defendia que, para melhorar o nível da aprendizagem, mais do que o indivíduo agir sobre o meio, ele precisava interagir com o meio.

O que diz Vygotsky sobre a aprendizagem?

O aprendizado não é passivo, mas ativo! De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Qual é o objetivo da aprendizagem?

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

O que é aprendizagem e suas características?

"Aprendizagem é o processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada pela reação a uma situação encontrada, desde que as características da mudança de atividade não possam ser explicadas por tendências inatas de respostas, maturação ou estados temporários do organismo (por exemplo, fadiga, drogas, etc.)'

Qual é a função da aprendizagem?

A aprendizagem capacita os indivíduos a compreenderem o ambiente que os cerca e a se adaptarem às mudanças constantes. Assim, a aprendizagem permite a assimilação de informações, construção de habilidades e desenvolvimento de competências que são essenciais para enfrentar desafios pessoais e profissionais.

Como é chamado o processo de aprendizagem?

O Processo de Aprendizagem, também chamado de Processo de Aprendizado, diz respeito ao método através do qual o conhecimento, os princípios e a competência de cada indivíduo são adquiridos.

Como é o processo de aprendizagem?

Quais são as etapas do processo de aprendizagem? O processo de aprendizagem é amplamente estudado e possui diversas teorias acerca de sua realização. Aqui, iremos abordar a teoria de Victor Hugo Ferreira Jr, que possui 5 etapas: compreensão, retenção, prática, disseminação e criação.

Quais são os níveis de aprendizagem?

Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico. A partir de uma pesquisa desenvolvida no decorrer de dois anos e de um trabalho experimental com crianças entre quatro e seis anos de idade.

O que é o ciclo de aprendizagem?

De forma geral, concebe-se como Ciclo de Aprendizagem o percurso formativo escolar, ou também chamado tempo de integralização. Ou seja, são ciclos disciplinares que ordenam com certa linearidade os conteúdos a serem apreendidos num dado tempo.

Artigo anterior
O que as empresas esperam de um candidato?
Artigo seguinte
Quais são os recursos extraordinários estão previstos em quais artigos do CPC?