Quais os principais conceitos da administração?

Perguntado por: Soraia Verónica Lopes Garcia Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (51 avaliações)

É planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos, de forma eficiente e eficaz, para alcançar objetivos e metas definidas.

Quais são os conceitos da administração?

O conceito de administração pode ser definido como sendo o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos definidos para uma organização.

Quais os 4 princípios da administração?

A partir desta teoria criada por Fayol foi desenvolvida a ideia dos 4 pilares principais da administração. São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Qual é o conceito de administração Segundo Chiavenato?

Chiavenato (2000) parece concordar com o conceito de Stoner quando diz que a Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

O que Drucker 1998 afirmar sobre o administrador?

Ele afirma que administradores não exercem a quantificação, nem a ciência de comportamento, esses são os instrumentos dos administradores. Assim há características específicas à administração, que não existem em outra disciplina escolar.

Administração Geral - Conceitos Iniciais - O que é Administração

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 principais processos que regem a administração defina os e explique os?

São quatro funções básicas de administração: Planejamento, organização, controle e direção. Planejar – É simular o futuro desejado, estabelecendo de forma antecipada os objetivos da empresa e como seguirá esses caminhos. É preciso estudar o mercado por completo, e criar objetivos a partir desses estudos.

Quais são os 4 pilares do trabalho em equipe?

Quais são os principais pilares da gestão de pessoas?
  1. Treinamento e desenvolvimento. ...
  2. Motivação. ...
  3. Trabalho em equipe. ...
  4. Comunicação.

Quais são os 5 princípios da administração?

Os princípios administrativos

“A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (…).”

Quais são os tipos de administração?

Áreas de atuação de Administração
  • Administração de operações e produções. ...
  • Administração Financeira. ...
  • Administração Estratégica. ...
  • Administrador Consultor. ...
  • Logística. ...
  • Administração de Recursos Humanos. ...
  • Marketing. ...
  • Relacionamento com o Cliente.

Qual tipo de administração ganha mais?

Onde estão os melhores salários de Administração

Diretor Executivo de Fusões e Aquisições: R$ 35.000 a R$ 50.000. Diretor de Operações Estruturadas e Financiamento de Projetos: R$ 25.000 a R$ 37.000. Superintendente de Operações: R$ 18.000 a R$ 25.000. Gerente de Informações Gerenciais: R$ 11.000 a R$ 17.000.

Qual a melhor área de administração?

Confira áreas da Administração que estão em destaque.
  • Auditoria. Uma auditoria de qualidade significa ter uma empresa mais rentável e que atua de acordo com a legislação vigente. ...
  • Consultoria. ...
  • Planejamento estratégico. ...
  • Finanças. ...
  • Comércio exterior.

Quais são as 3 abordagens da administração?

Este texto fala sobre: ABORDAGEM CLÁSSICA. ABORDAGEM COMPORTAMENTAL. ABORDAGEM ESTRUTURALISTA.

São princípios básicos da Administração Pública?

Os 5 princípios da Gestão Pública brasileira são popularmente conhecidos como LIMPE, que é a sigla que reúne as iniciais de cada princípio: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Quais são os 19 princípios do Direito Administrativo?

“ Art. 2º. A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.”

São princípios?

O que são Princípios:

Princípios são um conjunto de normas ou padrões de conduta a serem seguidos por uma pessoa ou instituição. A conceituação dos princípios está relacionada ao começo ou início de algo.

Quais são os principais pilares de uma empresa?

Quais são os principais pilares de um negócio
  • Os pilares de um negócio. Ter controle sobre eles não irá fazer seus negócios triplicarem a receita em pouco tempo, mas eles são o caminho para atingir essa meta. ...
  • Processos. ...
  • Pessoas. ...
  • Grupo Ideal Trends, pessoas e sua cultura. ...
  • Produtos.

Quais são os pilares da motivação?

5 Pilares para Sua Motivação
  1. Primeiro pilar da motivação: saúde. Ninguém consegue se manter motivado se a saúde não está em dia. ...
  2. Segundo pilar da motivação: família. Todos sabemos que a família é a nossa maior base. ...
  3. Terceiro pilar da motivação: trabalho. ...
  4. Quarto pilar da motivação: amigos. ...
  5. Quinto pilar da motivação: fé

Quais são os quatro pilares para uma oratória de alta performance?

Os quatro pilares de uma equipe de alta performance
  • Primeiro pilar: Aposte na liderança. Segundo John Maxwell, tudo cresce e desmorona com a liderança. ...
  • Segundo pilar: Trabalhe em unidade. ...
  • Terceiro pilar: Ganhe o coração. ...
  • Quarto pilar: Excelência em execução. ...
  • Fonte: Maxpress.

Quais são as 4 etapas do processo administrativo?

Planejamento, organização, direção e controle (PODC) são as ações que compõem o ciclo do processo administrativo. De maneira ampla, essas são as quatro grandes funções administrativas de uma empresa.

Quais são as 4 funções do administrador explique as?

As quatro funções do administrador pelo modelo PODC são:

P = Planejar; O = Organizar; D = Dirigir; C = Controlar.

O que são princípios básicos?

É o conjunto de características e traços particulares que caracterizam um indivíduo, e não sofre influência do meio.

Quais os princípios básicos do serviço público?

E estes princípios dos serviços públicos são, a saber: a continuidade, a generalidade, a atualidade, a modicidade tarifária, a cortesia e a segurança.

Quais são os 3 principais pilares da teoria humanista da ADM?

Os três pontos basilares para desenvolvimento da Teoria das Relações Humanas foram:
  • Humanização e democratização da administração, deixando de lado a rigidez existente até então.
  • Desenvolvimento das ciências humanas, notadamente, da psicologia.

Quais são as novas abordagens da administração?

O CARÁTER EXPANSIVO DA TEORIA ADMINISTRATIVA

A abordagem comportamental procura reabilitar o conceito de homem e incluir estilos e sistemas de administração mais democráticos e flexíveis. A abordagem sistêmica marca um passo adiante, que, mais tarde, a abordagem contingencial ratifica e amplia.

Quais são as abordagens contemporâneas da administração?

Abordagens contemporâneas da administração: o poder da teoria em prática. A administração contempla uma das mais diversas e amplas áreas do conhecimento que nos permite desenvolver visões e reúne percepções heterogêneas sobre o ambiente de trabalho e o cotidiano dos indivíduos.

Artigo anterior
Quanto tempo vale um prontuário?
Artigo seguinte
Como voltar no tempo no Google Maps?