Quais os principais componentes da flexibilidade?

Perguntado por: Catarina Mafalda de Simões  |  Última atualização: 10. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (37 avaliações)

Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular. Elementos endógenos como idade, sexo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, também alteram o nível de flexibilidade das pessoas.

Quais os fatores flexibilidade?

Os fatores endógenos influenciadores dos graus de flexibilidade são11: idade, sexo, somatótipo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, e os exógenos são a temperatura ambiente e a hora do dia.

Quais são as capacidades físicas de flexibilidade?

A flexibilidade é uma capacidade física onde o indivíduo pode realizar movimentos com maior amplitude articular, podendo realizar movimentos com um ângulo maior, com mais conforto na realização dos mesmos e proporcionando assim um bem-estar mais elevado.

Como a flexibilidade é classificada?

A flexibilidade pode ser classificada como geral e especifica, e ainda como balística, estática, dinâmica, e controlada (ARAÚJO, 2005).

Qual é o principal objetivo da flexibilidade?

A flexibilidade é uma capacidade física, importante para a vida do ser humano, especialmente para as crianças, pois auxilia no desenvolvimento das atividades cotidianas, como pegar um objeto do chão e é importante para a prática de atividades, exercícios físicos e esportes.

Tipos de Flexibilidade: quais são os principais?

24 questões relacionadas encontradas

Quais os principais pontos de um treinamento de flexibilidade?

O treino de flexibilidade consiste na realização de alongamentos corporais com o objectivo de aumentar o comprimento muscular e de preparar o músculo para o exercício físico. O uso do alongamento como meio de preparação para o exercício, aumenta o desempenho desportivo e diminui a incidência de lesões desportivas.

Qual a principal característica da flexibilidade muscular e do equilíbrio?

O equilíbrio postural permite ao indivíduo manter o sistema músculo esquelético em posição estática e dinâmica, possibilitando uma postura adequada para o funcionamento eficaz das atividades cotidianas. A flexibilidade pode ser caracterizada pela amplitude articular máxima sem promover risco de lesões.

O que define a flexibilidade?

Darido e Souza Júnior afirmam que “é a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimento articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções”. Isso significa que flexibilidade é qualquer forma de fazer com que seus movimentos – quaisquer que sejam – atinjam uma maior amplitude.

O que é flexibilidade Cite 3 exemplos?

Você pode, por exemplo, esticar as pernas e tentar tocar os dedos dos pés com os dedos das mãos. Já no alongamento dinâmico, a proposta é fazer movimentos repetitivos e, muitas vezes, pendulares. Por exemplo, fique em pé, com as pernas afastadas, e flexione o corpo, tentando tocar uma das mãos no pé do lado oposto.

Como podemos definir flexibilidade?

"É a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento"(BARBANTI,1994, p. 129).

O que limita a flexibilidade?

Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular. Elementos endógenos como idade, sexo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, também alteram o nível de flexibilidade das pessoas.

Como se desenvolve a flexibilidade?

O que fazer para melhorar a flexibilidade corporal?
  1. Alongue-se. Para manter uma boa movimentação dos membros e melhorar a sua flexibilidade é indispensável se alongar. ...
  2. Respire corretamente. Você sabia que a respiração correta é uma grande aliada da flexibilidade corporal? ...
  3. Beba água.

Quais são as 4 principais capacidades físicas?

A seguir apresentamos as definições das capacidades físicas condicionais: A resistência, velocidade, força muscular e flexibilidade. ROTEIRO DE AULA Conversa inicial As capacidades físicas são classificadas em condicional e coordenativa.

Quais são os dois fatores que limitam a nossa flexibilidade?

Esse conceito é influenciado por fatores internos e externos. No primeiro grupo, podemos incluir a extensibilidade de tendões, ligamentos e músculos. Já no segundo, entram aspectos como sexo, idade, hereditariedade, temperatura, condição física, respiração e concentração.

Por que a flexibilidade e uma capacidade?

A flexibilidade também é considerada uma capacidade física do ser humano que condiciona a obtenção de grande amplitude articular, durante a execução dos movimentos. Ou seja, o quanto que a sua articulação pode movimentar.

São considerados os principais fatores influenciadores da flexibilidade?

Segundo Werlang (1997) os fatores endógenos influenciadores nos graus de flexibilidade são: idade, sexo, somatótipo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração. E os exógenos são: temperatura ambiente e hora do dia.

Quais os quatro tipos de flexibilidade?

Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada. Assim podemos verificar que a dinâmica, devido ao pequeno lapso de tempo em que é mantida a amplitude máxima, ela é usada em grande variedade na prática desportiva.

Quais são os 4 tipos de condicionamento?

Quais são os tipos de condicionamento físico? O condicionamento físico integra 4 tipos: equilíbrio, flexibilidade, força e resistência. Vamos ver no detalhe o que cada um representa, exercícios adequados e seus benefícios.

Qual é a atividade física que mais representa a capacidade física de flexibilidade?

Yoga. O yoga, assim como as demais atividades, pode ser um grande aliado na busca pela flexibilidade. A prática conta com asanas (posturas) que trabalham os músculos e as articulações, contribuindo para um corpo mais flexível.

Quais as 5 principais capacidades físicas?

Antes de tudo, quando falamos em capacidades físicas, estamos falando em competências condicionantes da vida humana, ou seja, são qualidades físicas que utilizamos diariamente para realizar os mais diversos movimentos: resistência, força, flexibilidade, agilidade e velocidade.

Quais são as 7 capacidades motoras?

São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

O que ocorre com a falta de flexibilidade?

A flexibilidade do corpo humano está relacionada com a anatomia humana, com as possibilidades de movimentos das articulações. A falta de flexibilidade normal pode ser responsável pela má postura, compressão de nervos periféricos, dismenorréia e outras doenças.

Quais as consequências da flexibilidade?

A flexibilidade no trabalho possibilita melhorar muitas perspectivas e trazer impactos positivos na vida do trabalho e, como consequência, para a empresa. Ela consiste em dar maior autonomia para o profissional. Uma relação de confiança mútua.

Quanto tempo leva para ter uma boa flexibilidade?

A flexibilidade é uma das capacidades físicas em que se obtêm resultados mais rapidamente. Após um exercício de flexibilidade a Amplitude de Movimento (ADM) é melhorada imediatamente. Adaptações crônicas podem ser observadas com alongamento regular em 3 a 4 semanas (1).

Artigo anterior
Como empatia e cooperação podem ajudar nas relações humanas?
Artigo seguinte
Quantas guerras mundiais já teve?