Quais os prazos de envio dos eventos do eSocial?

Perguntado por: Matias Matias Castro Monteiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

Na regra geral, o prazo de envio do evento é até o dia 15 do mês subsequente ao da realização do exame (ASO). Assim, o Evento 1 seria enviado até o dia 15 de julho de 2021 e o Evento 2 seria enviado até o dia 15 de setembro de 2021.

Qual o prazo de entrega dos eventos do eSocial?

O prazo para envio é até o dia 15 do mês seguinte para a folha mensal, e até o dia 20 de dezembro para a folha de 13º salário.

Qual o novo cronograma de envio de eventos do eSocial em relação aos eventos de SST?

Ela vai alterar o prazo de envio dos eventos SST para as empresas dos grupos 2 e 3. O cronograma de implantação do eSocial foi dividido em grupos, e hoje, dia 10 de janeiro de 2022, as empresas do grupo 2 e do grupo 3 devem começar a enviar os eventos SST pelo eSocial, mas isso pode mudar.

Qual o prazo para envio do evento S-2240?

Estão dispensados do envio dos eventos S-2220 e S-2240 até dezembro de 2022 os empregadores sem empregados expostos a agentes nocivos (químicos, físicos, biológicos ou a associação desses agentes) previstos na Tabela 24 do eSocial, ou seja, até que ocorra a implantação do PPP eletrônico em 01/01/2023.

Qual é o evento 2240 eSocial?

Segundo o manual de orientação do esocial, conhecido como MOS, o evento S-2240 também é usado para informar a existência de exposição aos fatores de risco. E estes são descritos na Tabela 23 – fatores de risco ambientais. Assim também ele deve comunicar mudança dos ambientes em que o trabalhador exerce suas atividades.

Prazo de Envio dos eventos de E-Social SST

33 questões relacionadas encontradas

Como enviar evento 2240 eSocial?

Para enviar as informações sobre o local de trabalho no evento S-2240, o campo {dscSetor} deve ser preenchido com a descrição do lugar administrativo na estrutura organizacional do declarante ao qual o trabalhador está vinculado.

Foi prorrogado o envio do SST eSocial?

? Resumindo: quem sempre teve obrigatoriedade do PPP papel continua com esta obrigatoriedade e também aos eventos de SST no eSocial já ao longo do ano de 2022, e quem nunca teve obrigatoriedade do PPP papel, só terá obrigatoriedade dos eventos de SST no eSocial a partir de 01/01/2023.

Foi prorrogado o SST eSocial?

Contudo, o período de convivência foi prorrogado até 22/05/2022, dando mais tempo para os usuários que ainda não atualizaram seus sistemas para a nova versão. A partir de 23/05/2022, apenas eventos enviados na versão S-1.0 serão recebidos pelo eSocial.

Foi prorrogado o SST eSocial do Grupo 3?

E para os Grupos 2 e 3 será a partir de 10/01/2022, pois a Portaria 671, alterada pela 895 diz que a CAT substitui desde a obrigatoriedade dos eventos no eSocial previsto na Portaria 71.

Qual o prazo de envio do layout S 1000?

Deve ser transmitido até o dia 07 do mês subsequente ao mês de referência do evento, exceto o referente a período de apuração anual (13º salário, gratificação natalina etc.), caso em que deve ser transmitido até o dia 20 do mês de dezembro do ano a que se refere.

Quando enviar o evento S 2300?

Deve ser enviado até o dia 7 do mês subsequente ao da sua ocorrência, desde que não ultrapasse a data do envio do evento “S-1200 – Remuneração de Trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social vinculado ao Regime Geral de Previdência Social”, ou antes da transmissão de qualquer outro evento relativo a esse ...

Qual o prazo de envio do evento S-2200?

PRAZO DE ENVIO

S-2200 – Cadastramento Inicial / Admissão / Ingresso de Trabalhador. Deve ser enviado até o final do dia imediatamente anterior ao do início da prestação do serviço pelo trabalhador admitido.

Foi prorrogado SST 2022?

Empregadores que não possuem empregados expostos a agentes nocivos (químicos, físicos, biológicos ou a associação desses agentes) previstos na Tabela 24 do eSocial, não estão obrigados ao envio dos eventos S-2220 e S-2240 até dezembro de 2022, ou seja, até que ocorra a implantação do PPP eletrônico em 01/01/2023.

Como será o envio do SST para o eSocial?

A obrigação de enviar os eventos de SST ao eSocial é da empresa. Para que a assessoria SST ou clínica do trabalho possa transmitir os eventos em nome da empresa, é necessário uma procuração eletrônica da mesma. A assessoria precisa também ter o Certificado Digital A1 próprio.

Quando entra em vigor o eSocial SST?

O novo cronograma e o leiaute do eSocial SST publicados pela Portarias nº 76, em 23 de outubro de 2020, e Manual de Orientação do eSocial S-1.0 (MOS S-1.0), em 27 de abril de 2021, confirmam a entrada do eSocial para a Saúde e Segurança do Trabalho em 2021 e apresentam seu novo leiaute.

Quando entra em vigor o SST?

A partir do dia 10 de janeiro deste mês os integrantes do grupo 2 e grupo 3 (pessoas físicas e jurídicas) do eSocial iniciam o envio dos eventos de SST.

O que mudou no eSocial 2022?

O eSocial 2022 trouxe algumas mudanças, relacionadas com a maneira como ele deve ser entregue, às quais as empresas devem se adaptar. De acordo com a Portaria MTP nº 313/21, as empresas estarão obrigadas a enviar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) por meio do eSocial.

Quem envia o SST no eSocial?

Quem é o responsável por enviar os eventos do SST? As empresas juntamente com as clínicas de medicina do trabalho, devem acordar quem será deverá enviar das informações dos eventos referente ao SST, ao eSocial, mas a responsabilidade é sempre da empresa.

Como enviar CAT eSocial?

Como emitir CAT pelo eSocial doméstico?
  1. Faça o login no eSocial;
  2. Clique em gestão de empregados;
  3. Selecione a empregada sobre a qual será feito o CAT;
  4. Clique em “Afastamento Temporário/CAT” e, em seguida, “Comunicação de CAT”;
  5. Preencha a “Comunicação do Acidente de Trabalho” – tipos, data, situações e etc;

Como enviar Aso para o eSocial?

Como cadastrar Monitoramento da Saúde do Trabalhador e enviar o S-2220 ao eSocial - ASO?
  1. 1 - Clique no botão [Novo];
  2. 2 - Na guia GERAL, no quadro DADOS DO ATESTADO, no campo:
  3. 3 - No quadro DADOS DO MÉDICO EMITENTE DO ASO, informe o médico que consta no atestado;

Como enviar evento s2200?

Preencher com o número do CPF do trabalhador. Informar o nome do trabalhador. Busca a informação da Ficha Complementar, campo Nome Completo. Caso este campo esteja vazio, leva a informação do campo Nome Colaborador, informado em Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados, guia Básica.

Como enviar o evento s2200?

S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador
  1. Razão Social.
  2. CNPJ/CPF do EMPREGADOR com problemas Colocar exatamente o CNPJ ou o CPF do empregador. Não colocar dados da contabilidade ou do trabalhador neste campo.
  3. E-mail.
  4. Nome do responsável.
  5. Telefone de contato.

Como enviar s2200?

Acesse: Central eSocial aba Agendados para envio, localize o S-2200 do funcionário cadastrado e clique em: "Opções - Enviar agora". Para acompanhar o retorno deste envio, acesse a aba Andamento dos eventos e aguarde o retorno do portal eSocial.

Quando enviar o evento S 2230?

Afastamento por acidente ou doença do trabalho deve ser enviado ao eSocial até o dia 15 do mês seguinte, se inferior a 15 dias, e no 16° dia se superior. Mesmo um dia deve ser informado.

O que é o evento S 2230?

Evento utilizado para informar os afastamentos temporários dos trabalhadores, por quaisquer dos motivos elencados na “Tabela 18 – Motivos de Afastamento” do eSocial, bem como eventuais alterações e prorrogações. Caso o empregado/servidor possua mais de um vínculo, é necessário o envio do evento para cada um deles.

Artigo anterior
Quais livros espíritas devo ler?
Artigo seguinte
Qual a ordem de criação dos estados brasileiros?