Quais os passos do planejamento estratégico situacional?
Perguntado por: Joaquim Davi Loureiro | Última atualização: 6. Mai 2025Pontuação: 4.9/5 (66 avaliações)
- Determine sua posição estratégica.
- Priorize seus objetivos.
- Elabore um plano estratégico.
- Execute e gerencie seu plano.
- Avalie e ajuste o plano.
Quais são as etapas do planejamento estratégico Situacional?
- Passo 1 – Momento Explicativo. Este primeiro passo é o momento de selecionar e analisar os problemas que precisam ser solucionados. ...
- Passo 2 – Momento Normativo. ...
- Passo 3 – Momento Estratégico. ...
- Passo 4 – Momento Tático-Operacional.
Quais os 4 momentos do PES?
- Explicativo. ...
- Normativo. ...
- Estratégico. ...
- Tático-operacional. ...
O que é um planejamento estratégico situacional?
Como citamos anteriormente, o planejamento estratégico situacional também é conhecido pela sigla PES e consiste em um plano de atividades que leva em consideração o momento em que a empresa se encontra atualmente, mas se adequando às constantes mudanças de uma situação real organizacional.
Quais são as 4 etapas do planejamento estratégico?
Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano. A Figura 2 representa o processo de planejamento estratégico.
Como se faz um Planejamento Estratégico? O que é o planejamento estratégico situacional?
Quais são as 5 etapas do planejamento estratégico?
- Avaliação de ambiente.
- Elaboração da estratégia.
- Desenvolvimento do plano de execução.
- Envolvimento das pessoas.
São etapas do processo no planejamento?
As cinco etapas do processo são: o estabelecimento de metas ou objetivos, a análise, a formação de estratégias, a implementação e o monitoramento de estratégias.
Quem elabora o planejamento estratégico situacional?
O Planejamento Estratégico Situacional - PES - foi desenvolvido pelo economista chi- leno Carlos Matus, a partir da década de 70, como um método mais flexível, permitindo 114 Page 3 trabalhar com a complexidade dos problemas sociais.
Qual a importância do planejamento estratégico situacional?
O Planejamento Estratégico Situacional de Carlos Matus contribuirá na identificação desse possível entrave (e a ocorrência de outros mais) já que o mesmo enfatiza na análise da ambiência que circunda o local onde se almeja a implantação de um plano de trabalho.
Como surgiu o planejamento estratégico Situacional?
O Planejamento Estratégico Situacional de Carlos Matus surgiu da reflexão sobre a necessidade de aumentar a capacidade de governar. Ele concebeu o planejamento como um processo dinâmico e contínuo que precede e preside a ação, e que envolve aprendizagem-correção-aprendizagem.
Qual o objetivo do PES?
Idealizado e desenvolvido pelo economista chileno Carlos Matus no início da década de 1970, o Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma metodologia criada, inicialmente, para lidar enfrentando os desafios da administração pública.
Como funciona o planejamento estratégico?
O Planejamento estratégico é o roteiro que guia uma empresa na definição de metas e ações necessárias para alcançá-las. Analisa cenários e recursos disponíveis, servindo como base para inovação e adaptação em um mercado em constante mudança. É um conceito básico da gestão e administração empresarial.
Qual a metodologia do planejamento estratégico?
Essas quatro atividades são (1) análise dos aspectos internos da organização; (2) análise do ambiente; (3) comparação da missão com o campo de atuação e (4) estabelecimento da estratégia vigente.
Quais são as três etapas do planejamento estratégico?
- 1 – Missão, Visão e Valores. ...
- 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
- 3 – Definição de metas e objetivos. ...
- 4 – Definição do plano de ação. ...
- 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.
Quais são as seis etapas de construção do planejamento estratégico?
- Definição das diretrizes estratégicas – propósito, visão, missão e valores. ...
- Análise dos ambientes externo e interno. ...
- Construção do mapa estratégico. ...
- Estabelecer os marcos da estratégia. ...
- Colocar a estratégia em prática. ...
- Acompanhamento de indicadores.
Qual a diferença entre planejamento normativo e planejamento estratégico situacional?
No Planejamento Estratégico Situacional (PES) o sujeito está inserido no objeto, isto é, faz parte da realidade planejada, que, por sua vez, contém outros sujeitos que também planejam (MATUS, 1993). ele é parcial e múltiplo. Já no planejamento normativo é possível um conhecimento único e objetivo da realidade.
O que é um momento tático-operacional?
O momento tático-operacional é "o fazer" — é o momento decisivo do planejamento situacional. Já que o planejamento é concebido como cálculo que precede e preside a ação, as possibilidades ou o alcance do processo de planejamento se darão pela capacidade desse cálculo alterar, conduzir, orientar as ações presentes.
O que é momento tático-Operacional?
no planejamento estratégico-situacional, o momento de executar o plano é chamado de momento tático-operacional. Este é momento que coroa todo o esforço1 desenvolvido nos demais momentos e atividades já realizadas. pode-se considerar este momento como o de gestão da mudança pen- sada.
O que é o momento explicativo?
O Momento Explicativo
Este fluxo deve ser seguido na descrição das consequências. Se imaginarmos que a construção de uma árvore explicativa é uma estratégia: o problema seria o caule, suas causas a raiz, e suas consequências a copa.
Como pode ser conceituado planejamento situacional?
é o cálculo que precede e preside a ação" (Matus, 1996:17). Definindo o planejamento como: “... o cálculo situacional sistemático que relaciona o presente com o futuro e o conhecimento com a ação.
Onde deve ser realizado o planejamento estratégico?
Geralmente a Diretoria é a responsável pela definição do Planejamento Estratégico, visto seu posicionamento mais estratégico e por serem pessoas com alto poder de decisão dentro da organização. Em empresas com um modelo de gestão participativo, a tendência é se levar cada vez mais pessoas.
Onde se aplica o planejamento estratégico?
O planejamento estratégico permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, desde a definição das metas até às tomadas de decisão e distribuição de seus recursos no período que virá a seguir. Isso faz as ações serem mais efetivas e atingirem o sucesso empresarial.
Quais são as 7 fases do planejamento?
- 1 – Defina a identidade organizacional. ...
- 2 – Conheça o seu público-alvo. ...
- 3 – Analise os ambientes internos e externos. ...
- 4 – Estabeleça metas e objetivos. ...
- 5 – Defina as estratégias. ...
- 6 – Elabore planos Plano de Ação. ...
- 7 – Monitore e avalie os resultados.
Qual é o primeiro passo no processo de planejamento estratégico?
Para fazer o planejamento estratégico é preciso, em primeiro lugar, entender a situação atual da empresa. Nesta etapa, empregam-se ferramentas como a análise SWOT, em que se descobrem as forças e as fraquezas da empresa e também as oportunidades e ameaças do ambiente externo.
Qual é a última etapa do planejamento estratégico?
Avalie e ajuste o plano. A etapa final do plano, de avaliar e ajustar, é uma oportunidade para reavaliar suas prioridades e fazer ajustes com base nos sucessos ou fracassos anteriores.
Quais as desvantagens de antecipar o saque aniversário?
Como resolver Infiltracao de chuva na parede?