O que é uma pessoa que tem dupla personalidade?

Perguntado por: Laura Mara Nogueira  |  Última atualização: 14. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (50 avaliações)

Dupla personalidade ou TDI (transtorno dissociativo de personalidade) cientificamente falando, é um transtorno psicológico severo que se caracteriza por uma pessoa que apresenta duas ou mais personalidades, tais quais possuem suas próprias memórias, preferências, sentimentos, comportamentos e demais aspectos.

Qual é o comportamento de uma pessoa com dupla personalidade?

A pessoa tem duas ou mais identidades e ocorre uma perturbação no seu senso de ser e agir de acordo com a maneira que ela é. A pessoa tem lapsos de memória em relação a eventos diários, dados pessoais importantes e eventos traumáticos – informações importantes que normalmente não seriam esquecidas.

Qual é o nome da pessoa que tem dupla personalidade?

Embora seu nome oficial seja transtorno dissociativo de identidade, a maioria conhece apenas como o transtorno de dupla personalidade. Este, anteriormente chamado de transtorno de personalidades múltiplas, é um tipo de transtorno dissociativo caracterizado por cerca de 2 estados de personalidade que se alternam.

Como saber se uma pessoa tem transtorno de personalidade?

Os sintomas do transtorno de personalidade dependem do tipo de doença, geralmente aparecem em forma de:
  1. falta de identidade;
  2. dificuldade de se relacionar com outras pessoas;
  3. falta de respeito com outras pessoas;
  4. falta de empatia com os outros;
  5. atitudes abusivas;
  6. angústia;
  7. tristeza;
  8. solidão.

Como age uma pessoa com transtorno de personalidade?

Uma pessoa com transtorno de personalidade tem dificuldade em perceber e se relacionar com situações e pessoas. Isso causa problemas e limitações significativas nos relacionamentos, atividades sociais, trabalho e escola.

Transtorno de dupla personalidade: ansiedade é um dos sintomas | DTUP

31 questões relacionadas encontradas

O que leva a pessoa a ter transtorno de personalidade?

Causas de transtornos de personalidade

Ou seja, algumas pessoas nascem com uma tendência genética para o transtorno de personalidade e essa tendência pode ser, então, inibida ou ampliada por fatores ambientais tais como experiências ou fontes de estresse ou bem-estar.

Quais são os 3 transtornos de personalidade?

Tipos de transtornos de personalidade

Contempla os seguintes transtornos de personalidade e suas características distintivas: Paranoide: desconfiança e suspeita. Esquizoide: desinteresse em outras pessoas. Esquizotípico: ideias e comportamentos excêntricos.

Quais são os 10 tipos de transtornos de personalidade?

Tipos de transtorno de personalidade
  • Excêntrico ou esquisito: transtornos paranoide, esquizoide e esquizotípica;
  • Dramático ou emotivo: transtornos antissocial, borderline, histriônico e narcisista;
  • Medroso ou ansioso: transtornos evitativo, dependente e obsessivo-compulsivo.

Como lidar com uma pessoa que tem transtorno de personalidade?

Há algumas formas de ajudar quem sofre, como: - Compreendendo como a pessoa se sente e oferecendo suporte como rede de apoio; - Ressaltando a importância do tratamento psicoterápico e/ou medicamentoso com psiquiatra a depender do transtorno diagnosticado; - Escutar da própria pessoa como ela deseja ser ajudada.

Quais são os transtornos de personalidade mais comuns?

Em geral, podem ser: transtorno depressivo (depressão), transtorno bipolar (TAB), TOC (transtorno obsessivo compulsivo), TAG (transtorno de ansiedade generalizada) etc.

É perigoso viver com uma pessoa bipolar?

O portador de transtorno afetivo bipolar, quando ESTABILIZADO, pode levar uma vida inteiramente normal. Isso inclui dirigir, trabalhar, sair sozinho, namorar, viajar, etc... Para estabilizar as alterações entre depressão e mania e minimizar as crises é necessário que o tratamento seja feito de forma correta.

Qual a diferença entre transtorno bipolar e dupla personalidade?

Vale lembrar que os sintomas do transtorno bipolar não caracterizam necessariamente uma dupla personalidade. Enquanto a bipolaridade afeta o humor, oscilando entre momento de euforia e depressão, o transtorno de personalidade afeta a identidade de alguém, esta que acaba por controlar o seu comportamento.

Como é o amor de uma pessoa bipolar?

TRANSTORNO BIPOLAR: UM PROBLEMA QUE AFETA OS RELACIONAMENTOS. Parceiros ansiosos e irritáveis, com foco no imediato e que sofrem com seus atos impulsivos. Um ciclo que passa pela depressão de maneira prolongada, pela culpa projetada em terceiros e finalmente na reincidência do mesmo tipo de comportamento.

Quem tem transtorno de personalidade pode trabalhar?

Sim, as pessoas com transtorno de personalidade podem ter um emprego e serem bem sucedidas, as questões relacionadas à patologia podem causar problemas nas relações de trabalho, bem como um sofrimento para a pessoa, por isso sempre é indicado o tratamento para melhorar a qualidade de vida.

Tem cura despersonalização?

Muitas pessoas com transtorno de despersonalização/desrealização conseguem se recuperar por completo, sobretudo se os sintomas resultarem de estresse que possa ser controlado durante o tratamento. Outras pessoas não respondem muito bem ao tratamento e o transtorno se torna crônico.

Como se chama uma pessoa que muda de humor rapidamente?

Alguns raros pacientes com transtorno bipolar são chamados de “cicladores rápidos”. Infelizmente observamos muitas pessoas sendo vistas por familiares, amigos e até profissionais da saúde como “fulano é bipolar” somente baseado na impressão de que “oscilou de um polo a outro”.

Como se chama uma pessoa que acha que tem sempre razão?

Sintomas do transtorno de personalidade histriônica

A pessoa com transtorno de personalidade histriônica fica tentando continuamente ser o centro das atenções e com frequência fica deprimida quando não é.

Tem remédio para transtorno de personalidade?

Para o tratamento de sintomas cognitivos e perceptuais, antipsicóticos são os agentes de escolha. Estabilizadores do humor, como o divalproato, também são efetivos para o tratamento de sintomas afetivos e impulsivos.

O que um Borderline é capaz de fazer?

São rancorosos e não sabem perdoar ou reparar os conflitos. Além disso, apresentam dificuldade de perceber a si mesmos e seus estados emocionais internos. As coisas que não toleram em si, projetam e buscam no outro. Para isso, usam o mecanismo de defesa que se chama “Identificação Projetiva”.

Qual a diferença entre doença mental e transtorno de personalidade?

Os transtornos de personalidade são agrupados como transtornos mentais. Porém, existem muitos tipos de transtornos mentais e nem todos são transtornos de personalidade. "Transtornos mentais" se refere a quadros com alterações psicológicas, emocionais, cognitivas e comportamentais graves e que requerem tratamento.

Quando a personalidade é preocupante?

Quando a personalidade é preocupante

Pessoas com essas condições são caracterizadas por serem inflexíveis, acentuadas, mal adaptativas e carentes de autorreflexão, prejudicando relações e causando sofrimento.

É possível ter dois transtornos de personalidade?

Sim, é possível uma pessoa apresentar mais de um transtorno.

O que é crise de personalidade?

Um transtorno é diagnosticado quando esses traços de personalidade apresentam um “desvio” significativo em relação aos outros e são muito inflexíveis, prejudicando a adaptação da pessoa a situações do dia-a-dia e causando sofrimento e incômodo em seus relacionamentos pessoais e outras áreas de sua vida.

Quem pode diagnosticar transtorno de personalidade?

O diagnóstico do transtorno de personalidade borderline pode ser realizado pelo psicólogo em conjunto com o psiquiatra, assim como o tratamento e a contenção dos sintomas.

Como é feito o diagnóstico de transtorno de personalidade?

O diagnóstico de transtorno geral de personalidade se baseia em dois entre os quatro padrões de acordo com o Critério C: cognição, afetividade, relacionamento interpessoal e controle de impulsos. Além disso, as pessoas poderão apresentar comportamentos ou padrões em uma ampla gama de áreas e situações (Critério B).

Artigo anterior
Quanto tempo dura um fio de cabelo fora da cabeça?
Artigo seguinte
Pode podar a dracena?