Quais os parâmetros relevantes considerados na implantação de viveiros florestais?

Perguntado por: Violeta Silva Vicente  |  Última atualização: 17. Oktober 2024
Pontuação: 4.5/5 (50 avaliações)

escolher o local de construção do seu viveiro florestal[4].
  • Água: O local escolhido deve ter uma fonte permanente de. água de boa qualidade durante todo o ano. ...
  • Relevo: O relevo do local deve ser plano ou com leve. inclinação. ...
  • Drenagem: O solo do local deve ter boa drenagem, ou seja, deve absorver bem a água.

Quais são os principais fatores a serem considerados no momento da instalação de um viveiro de produção de mudas?

Aspectos observados na instalação de viveiros florestais

Local: a) disponibilidade de água em quantidade e qualidade; b) local de fácil obtenção de mão-de-obra; c) local de fácil acesso a área a ser reflorestada; d) evitar as baixadas e locais elevados; e) ser bem ensolarado e f) protegido de ventos fortes.

Quais são as principais práticas de manejo de mudas em viveiros florestais?

É importante contar com disponibilidade de água, livre de poluentes químicos e físicos, e em quantidade suficiente para irrigação em qualquer época do ano. O local escolhido deve oferecer boa drenagem, pois isto facilitará a produção das mudas e a movimentação de veículos e materiais.

Quais são as condições ideais para o cultivo de mudas em viveiros?

Várias condições devem ser observadas quanto ao local para a construção de viveiros, como: facilidade de manutenção (irrigação, insumos); áreas com condições climáticas amenas, sem muitos ventos e com iluminação solar; pouca inclinação do terreno, não podendo ultrapassar 3%; e ausência de plantas daninhas.

Como montar um viveiro florestal?

Para montar seu viveiro, é importante definir a localização adequada, e para isso você deve se atentar a alguns fatores, como: proximidade da área de comercialização ou plantio final; facilidade de acesso a insumos; proximidade e abundância de fontes de água para irrigação; ser uma área de condições climáticas ...

Implantação de viveiros e produção de mudas florestais

25 questões relacionadas encontradas

O que preciso para montar um viveiro?

O solo deve ter boa drenagem, estar livre de plantas invasoras, doenças e pragas. Quando o solo não for impermeabilizado, o chão do viveiro deve ser coberto por uma camada de brita, ou outro material que exerça a função de facilitar o escoamento das águas e o controle de plantas daninhas.

Como planejar um viveiro?

-Deve possuir boas condições climáticas: não ter ventos fortes, bom arejamento e ser ensolarado;
  1. -Deve possuir boa localização no relevo: estar à meia encosta e não ter mais de 3% de inclinação;
  2. -Também é importante que, na área, não haja plantas daninhas de difícil controle e que não façam sombra para as mudas.

Quais características as árvores devem ter para serem consideradas adequadas para plantio em cidades?

5.2.

Devem ser observados as condições do solo, grau de exposição à luz e ao vento, drenagem, restrições espaciais, tolerância ao clima e atividade humana. Geralmente as árvores urbanas em sua grande maioria são plantadas nas calçadas, portanto estas condições tornam-se fundamentais para o pegamento das mudas.

Quanto ao tipo de solo mais adequado à construção de viveiros Assinale a alternativa correta?

►d) Solos argilosos são os mais adequados para construção de viveiros, pois apresentam baixa permeabilidade e permitem a construção de diques e taludes.

Quanto ao tipo de solo mais adequado à construção de viveiros?

Solo argiloso-arenoso: melhor opção para iniciar a aquicultura. Todo solo é constituído por uma parte sólida e uma parte porosa. A parte sólida é formada pelos agregados do solo, constituídos pelos minerais e por outra parte porosa, que representa os espaços vazios do solo.

Quais são as normas para a produção e comércio de mudas de espécies florestais?

Todo o setor produtivo de sementes e mudas no Brasil foi regulamentado pelo Decreto n° 5.153, de 23 de julho de 2004, que aprovou o Regulamento da Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003.

Quais os tipos de propagação de mudas florestais?

Métodos de propagação vegetativa de espécies florestais

Atualmente, os principais métodos usados e, ou, com potencial de utilização futura, em nível comercial, são: estaquia, micropropagação, microestaquia e miniestaquia.

Como evitar o desenvolvimento de doenças em um viveiro?

A drenagem do viveiro é, tanto quanto a irrigação, de fundamental importância, pois a retenção de água na superfície do viveiro favorece o desenvolvimento de doenças. O sistema de drenagem deverá ser instalado, preferencialmente, antes da confecção dos canteiros.

Quais as principais estruturas do viveiro e quais suas características?

São elas: área de semeio, área de enraizamento, área de estoque e área de espera. Um viveiro de mudas ornamentais deverá possuir quatro áreas para a produção. Área de semeio, área de enraizamento, área de estoque e área de espera. Um viveiro de mudas ornamentais deverá possuir, pelo menos, quatro áreas para a produção.

Qual a legislação que orienta e regulamenta os viveiros de mudas?

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DE SEMENTES E MUDAS

Dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas e dá outras providências. Regulamenta a Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas.

Qual a importância de um viveiro de mudas?

Viveiro de mudas nativas

A germinação de mudas nativas exerce um papel fundamental na manutenção das matas ciliares, bem como, na reconstrução de áreas e ecossistemas degradados. Cabeludinha, Maranta, Ipê, Guatambú e Mutambo são algumas das espécies nativas que podem ser cultivadas nesses viveiros.

Quais as estruturas existentes no viveiro?

Conheça as estruturas do viveiro

Os viveiros são escavados na terra, com entrada e saída de água independente e o fundo tem leve inclinação em direção à saída de água para facilitar sua drenagem. As paredes do tanque são denomi- nadas de taludes e o seu topo é chamado de crista.

Quais os principais tipos de solos encontrados e qual o melhor solo para construção de viveiros?

Os solos ideais para a construção de tanques ou viveiros são os argilosos e de baixa permeabilidade, pois permitem a construção de diques mais estáveis. Já os solos arenosos ou com grande quantidade de cascalho geralmente apresentam alta infiltração, o que gera um maior uso de água.

São considerados viveiros permanentes geralmente possuem a estrutura de metal?

As estufas ou casas de vegetação são consideradas viveiros permanentes, geralmente possuem a estrutura de metal (Figura 1.1), porém muitas são as estufas construídas com madeira para reduzir os custos.

Qual espécie florestal prevalece no plantio de florestas?

O eucalipto soma aproximadamente 70,8% das florestas plantadas e o pinus 22%.

Quais os fatores básicos a se considerar para a arborização?

Nesse caso, as principais características são a localização do indivíduo, identificação das espécies, altura total e da primeira bifurcação, diâmetro do tronco e da copa, fitossanidade da árvore, condição das raízes, características do ambiente, informações de manejo da árvore.

Como fazer um projeto de plantio de árvores?

  1. Princípio 1: plante primeiro nos locais mais fáceis de serem plantados.
  2. Princípio 2: crie locais de plantio maiores.
  3. Princípio 3: preserve e reutilize o solo natural existente.
  4. Princípio 4: melhore as condições do solo, principalmente eliminando ou reduzindo a compactação.
  5. Princípio 5: respeite a base da árvore.

O que é um viveiro florestal?

Viveiro florestal É uma área destinada à produção de mudas florestais, permanecendo até o momento definitivo de ida ao campo. 2.1. Temporários: são feitos para produzir mudas para uma determinada área e durante certo período. As Instalações são provisórias e muito rústicas.

Qual o tamanho ideal de um viveiro?

Um viveiro de 7m x 6m é um bom tamanho para um módulo familiar (Foto 1), onde a mão de obra é da própria família e a produção de mudas não é a principal fonte de renda.

Qual o tamanho ideal para um viveiro?

Os viveiros devem dar liberdade para pequenos voos. Assim, é preciso considerar tanto o espaço vertical como horizontal. Com a seguinte regra não há erro: para a altura do viveiro, devemos calcular seis vezes o tamanho da maior ave que vai viver no local. Para a largura, três vezes o tamanho total de sua envergadura.

Artigo anterior
Quem determina a norma culta?
Artigo seguinte
Onde fica a nota fiscal no boleto?