Quais os órgãos mais sensíveis à radiação?

Perguntado por: Andreia Paiva  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (12 avaliações)

"Os tecidos e órgãos mais sensíveis à radiação são o aparelho digestivo, a pele e a medula óssea. Os danos à medula óssea, que produz as células do sangue, podem causar anemia, baixa resistência imunológica e hemorragias.

Qual o órgão mais Radiossensíveis?

As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula, que são mais radiossensíveis", explica Giuseppe d´Ippólito, professor do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal Paulista (Unifesp).

Quais são os órgãos mais sensíveis e menos sensíveis à radiação?

Por exemplo, se as células formadoras do sangue são as mais sensíveis devido a sua taxa de reprodução ser rápida, os órgãos formadores do sangue são os mais sensíveis à radiação. As células musculares e nervosas são relativamente mais resistentes à radiação e, portanto, os músculos e o cérebro são menos afetados.

Qual radiação é mais prejudicial?

Os raios gama possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem dezenas de metros no ar e são mais perigosas quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células.

Quais são os tecidos mais Radiossensíveis?

RADIOSSENSÍVEIS: células do tecido linfóide, do tecido hematopoiético, do tecido gastrointestinal e células germinativas (ovários e testículos) 2.

Os EFEITOS da RADIAÇÃO em nosso corpo

33 questões relacionadas encontradas

Quais radiação faz mal à saúde?

Por sua vez, radiações como os raios ultravioleta, raios-x e até os raios gama, que são radiações de altíssima energia emitidos em tragédias nucleares tem grande potencial prejudicial para o corpo humano se não forem devidamente controladas.

Qual radiação causa câncer?

Radiações de certos comprimentos de onda, chamadas de radiações ionizantes, têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer. Elas podem ser classificadas com não evitáveis (naturais) e evitáveis (não naturais).

Como a radiação pode matar uma pessoa?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

Qual tipo de tecido menos Radiossensíveis?

Testículos, ovários, cristalino e medula óssea são exemplos de tecidos menos radiossensíveis à radiação, ou seja, que apresentam maior resistência celular à irradiação.

Quais os tecidos ou órgãos mais sensíveis à radiação ionizante?

A sensibilidade à radiação do corpo inteiro depende dos órgãos mais sensíveis, que por sua vez, depende das células mais sensíveis. Como já visto, os órgãos mais sensíveis são aqueles envolvidos com a formação do sangue e o sistema gastrointestinal.

Quanto mais Radiossensíveis é uma célula?

Quanto mais diferenciada for a célula, maior é sua resistência à radiação; • Quanto mais jovem for o tecido ou órgão, mais radiossensível ele será; • Quanto maior a atividade metabólica, maior a radiossensibilidade; Quando a taxa de proliferação celular e a taxa de crescimento tecidual aumentam, a radiossensibilidade ...

Quando a radiação é prejudicial?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Qual a coisa mais letal do mundo?

O Calcanhar de Elefante é o nome concedido a uma grande massa de corium, material semelhante à lava criado no núcleo de um reator nuclear após um acidente, formada logo após o desastre de Chernobil. Atualmente, está enterrado em um corredor de distribuição de vapor sob o reator, sendo ainda hoje mortalmente radioativo.

O que é radiação alfa gama é beta?

Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

Quais são os sintomas da radiação?

Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

O que é sievert é REM?

O rem, a unidade solar ou unidade de estrôncio, o volt por metro. Um sievert é igual a 100 rem. O rem é uma unidade de medida antiga, não reconhecida no SI de medidas. Röntgen (R) é uma unidade frequentemente usada para expressar a exposição a raios-x e raios gama.

Quanto tempo a radiação fica no corpo?

As pessoas que estarão em contato com o paciente em tratamento não estarão expostas a nenhum tipo de radiação. A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).

O que fazer para tirar a radiação do corpo?

A descontaminação de pessoas que entram em contato com material radioativo é feita de acordo com o nível da contaminação. Se a contaminação não for alta, é realizado um processo de lavagem do corpo da pessoa com a utilização de água, sabão e vinagre.

O que são radiações não ionizantes?

A radiação não ionizante é uma modalidade de radiação de baixa frequência e baixa energia, também denominada de campo eletromagnético, que se propaga através de uma onda eletromagnética, constituída por um campo elétrico e um campo magnético, podendo ser provenientes de fontes naturais e não naturais (UNITED STATES, ...

Qual a diferença entre radiações ionizantes e não ionizantes?

Diferença entre radiação ionizante e não ionizante

A diferença entre os dois tipos de radiação está no próprio nome, a radiação ionizante é a radiação com energia suficiente para produzir a ionização.

Qual a diferença entre efeito Somatico é genético?

Efeitos somáticos são aqueles sofridos pela pessoa exposta. Efeitos hereditários são aqueles sofridos pelos filhos do indivíduo exposto. O risco de câncer é geralmente mencionado como o principal efeito estocástico da radiação ionizante, mas também os distúrbios hereditários são efeitos estocásticos.

Qual é o perigo da radioatividade para os seres vivos?

A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas, se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea, etc., ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer).

Qual radiação é usada no tratamento do câncer?

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação.

É verdade que a radiação é sempre um cancerígeno?

Efeitos da radiação no organismo

Quando uma pessoa é exposta à radiação em pequena quantidade e por poucos minutos, ela não oferece riscos à saúde, pois o corpo tem tempo suficiente para substituir as células que possam ter sido alteradas ou destruídas.

Artigo anterior
O que é um frisante Lambrusco?
Artigo seguinte
Quais são os grupos informais?