Qual a ordem dos herdeiros colaterais?

Perguntado por: Liliana Bruna Alves de Jesus  |  Última atualização: 5. Juli 2024
Pontuação: 4.9/5 (70 avaliações)

Sucessão dos colaterais
  • 1º - chamam-se os irmãos do autor da herança;
  • 2º - não havendo irmãos, chamam-se os sobrinhos do falecido;
  • 3º - não havendo irmãos ou sobrinhos, chamam-se os tios;
  • 4º - sem irmãos, sobrinhos, ou tios, são chamados os colaterais de quarto grau (sobrinhos-netos, tios-avós e primos).

Quem herda na linha colateral?

Os herdeiros colaterais ou transversais são os irmãos, tios, sobrinhos, primos do de cujus, são herdeiros legítimos facultativos, não são herdeiros necessários. Sendo assim, não têm direito à parte da legítima. Sucedem por direito próprio, herdando todos de maneira igual, não havendo qualquer distinção.

Quem são os parentes em linha colateral?

O avô e o neto têm parentesco de segundo grau. Na linha colateral, há que se subir até que se encontre o tronco comum e dele descer até a pessoa cujo parentesco se quer graduar. Assim, os irmãos são colaterais em segundo grau, porque se remontam até o pai e, descendo em seguida, duas gerações se registram.

Qual a sequência de herdeiros?

São herdeiros na sucessão legítima na seguinte ordem os descendentes, ascendentes, cônjuge e os colaterais. A sucessão legítima está estabelecida no artigo 1.829 do Código Civil de 2002. Legitimate succession occurs as a result of the law, that is, those who are called to succeed that the law indicates as the heirs.

Quem herda primeiro tios ou sobrinhos?

Na ausência de irmãos e sobrinhos, são convocados os tios do falecido, que também recebem quinhões idênticos. Inexistindo irmãos, sobrinhos e tios, são finalmente convocados os tios-avós, sobrinhos-netos e primos. Aqui cabe ressaltar que não há ordem de preferência entre eles.

A SUCESSÃO DOS HERDEIROS COLATERAIS: ENTENDA

22 questões relacionadas encontradas

Quem é herdeiro de tia sem filhos?

Desse modo, caso seu primeiro tio falecido não tenha deixado descendentes, nem ascendentes vivos, independentemente do regime de bens por ele adotado na união estável, toda a sua herança será integralmente da sua companheira.

Quando um tio morre quem tem direito a herança?

Já na linha transversal ou colateral têm direito à herança os parentes até o quarto grau, que são os tios e os sobrinhos-netos, Os tios e os sobrinhos-netos somente têm direito à herança se não houver nenhum outro parente em grau mais próximo.

Quais o 4 tipos de herdeiros previsto na lei?

Assim, o direito de sucessão prevê alguns tipos de herdeiros previstos na lei: ascendentes, descendentes, colaterais e repartidos.

Quando o colateral herda?

Não havendo cônjuge, descendentes ou ascendentes, são herdeiros os parentes colaterais, (os de até 4º grau: pela ordem, irmãos, sobrinhos, tios e primos). Os mais próximos excluem os remotos, exceto os sobrinhos, que têm o direito de representar os irmãos do falecido.

Quando a herança vai para os sobrinhos?

Os sobrinhos têm direito à herança quando não existem parentes mais próximos para receber a herança.

Como funciona a herança de colaterais?

São pessoas que possuem vínculos de parentesco indireto entre si, devido a um ancestral comum. Por exemplo, seus tios e primos. Ambos apresentam vínculo de parentesco com você, porém como nenhum deles é seu descendente ou ascendente, eles são considerados seus herdeiros colaterais.

Como funciona a sucessão dos colaterais?

COLATERAIS. Os colaterais que sucedem o falecido são os irmãos, sobrinhos, tios, primos, tios-avós e sobrinhos-netos, que são os herdeiros até o quarto grau.

Como herdam os colaterais?

Também há uma ordem de preferência entre os colaterais, destacando-se que apenas são chamados os colaterais até o quarto grau (sobrinhos-netos, tios-avós e primos) – na ausência também destes, a herança se devolve ao Município ou ao Distrito Federal, conforme o local de situação dos bens, com à União, se os bens ...

Quem são os colaterais de 3 grau?

Linha descendente: filhos (1º grau); netos (2º grau); bisnetos (3º grau). a linha horizontal do parentesco: irmãos (2º grau); tios (3º grau) e sobrinhos (3º grau).

Que tipo de herdeiros são os irmãos?

Irmãos, são considerados herdeiros colaterais, não herdeiros necessário. Eles só herdam quando não há descendentes, ascendentes ou cônjuge sobrevivente.

Quem são os herdeiros de quem não tem filhos nem pais?

No Brasil, o Código Civil estabelece que, nesses casos, a herança será dividida entre os ascendentes (pais e avós) e colaterais (irmãos, sobrinhos e tios) do falecido. A ordem de preferência na sucessão é a seguinte: primeiro os ascendentes, e, na ausência destes, os colaterais até o quarto grau (primos).

O que é parente ascendente ou colateral?

TIPOS DE PARENTESCO

PARENTES EM LINHA RETA: PARENTES EM LINHA COLATERAL: PARENTES POR AFINIDADE: Ascendente: 1º grau: pai e mãe 2º grau: avô e avó 3º grau: bisavô e bisavó Descendente: 1º grau: filho e filha 2º grau: neto e neta 3º grau: bisneto e bisneta 2º grau: irmão e irmã 3º grau: tio e tia, sobrinho e sobrinha.

Qual o percentual de cada herdeiro?

Quanto cada filho recebe de herança? Os herdeiros necessários têm direito, juntos, a 50% da herança, divididos igualmente entre eles.

Quem são os herdeiros legítimos?

HERDEIROS NECESSÁRIOS. São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge. Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legítima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge.

Quem é o herdeiro principal?

Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legítima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge. Veja tópico Sucessão Legítima. A parte legítima equivale a 50% dos bens do testador, do qual os herdeiros necessários não podem ser privados.

Quando a viúva tem direito a 75% da herança?

1.832, I, do Código Civil, a sobrevivente, na condição de herdeira, terá direito a quinhão não inferior a 25% e o restante será dividido entre os quatro filhos, isto é, ¾ ou 75% para ser dividida entre estes.

Qual a prioridade de herança?

1° – Descendentes: filhos, netos e bisnetos, concorrendo com o cônjuge. 2° – Ascendentes: pais, avós e bisavós, concorrendo com o cônjuge. 3° – Se o falecido não tiver descendentes nem ascendentes, toda a herança é transmitida ao cônjuge.

Quem representa o falecido quando não há inventário?

Não tendo sido aberto o inventário, o espólio é representado pelo administrador provisório ou pelos herdeiros em conjunto, e, já tendo sido iniciado o inventário, o extinto será sucedido pelo espólio, representando pelo seu inventariante.

O que acontece quando um herdeiro morre antes de receber a herança?

Esta é a regra geral. No entanto, na hipótese de um desses descendentes/filhos falecerem muito antes do autor da herança (leia-se como "aquele que deixou bens para inventariar"), a herança irá para os filhos daquele, ou seja, para os netos do autor da herança.

Como dividir herança entre irmãos e sobrinhos?

A herança será dividida: 1/2 para seu irmão vivo e 1/2 para os filhos do irmão pré-morto, ou seja, 1/4 da herança irá para cada sobrinho. Assim, no exemplo acima, os sobrinhos, filhos de irmão pré-morto, têm o direito de concorrer nesta estirpe com o irmão do falecido.

Artigo anterior
O que é bom para controlar a pressão alta?
Artigo seguinte
Para que serve o cabo PCIe?